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Pagamento de passagem por aproximação

São Paulo começa a testar uma nova forma de pagar passagens de ônibus. A partir de agora qualquer proprietário de cartão Visa de débito, crédito, pré-pago, celular ou qualquer outro dispositivo que possua a tecnologia de pagamento por aproximação, tecnologia NFC, poderá efetuar o pagamento da passagem.

A novidade foi anunciada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e pela São Paulo Transportes, em parceria com a Visa. Nessa primeira fase aproximadamente 200 ônibus de 12 linhas da cidade, farão parte do projeto piloto de três meses de duração.

Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais ter que sacar dinheiro, é só aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel com a tecnologia de pagamento por aproximação em um dos validadores sinalizados para o uso da nova tecnologia. A cobrança da tarifa será debitada diretamente, sem custo adicional ou taxas. Os passageiros também podem usar seu cartão Visa em carteiras digitais, também conhecidas como as Samsung Pay, Google Pay ou Apple Pay entre outras, para conseguirem realizar o pagamento por aproximação.

As linhas que participarão do teste inicial:

  • 2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
  • 4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
  • 6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA – Campus 1
  • 917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
  • 2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
  • 715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
  • 908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
  • 9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
  • 9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
  • 5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
  • 807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
  • 675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

Em abril deste ano, o Rio de janeiro habilitou o pagamento por aproximação em catracas do metrô. Mas apenas para cartões da bandeira VISA, diferente de São Paulo que também aceita Elo e MasterCard.

Vale lembrar que a SPTrans já tinha lançado o sistema de pagamento Watch2pay no Brasil em 2014, mas ele não decolou como o esperado, pois era o bilhete único dentro de um relógio e o custo do mesmo não era tão acessível, agora com a nova modalidade a empresa espera reduzir o uso de dinheiro dentro dos ônibus e facilitar o embarque dos passageiros.

Mas como nem tudo são flores, ainda é vantajoso ter um Bilhete Único, pois o novo modo de pagamento não contempla pagamento de meia passagem, não contempla integrações, ou seja, você paga somente por aquela passagem, enquanto um Bilhete Único permite ao trabalhador fazer até 10 integrações, mas vale lembrar também que é uma fase de testes.

Com informações: SPTrans.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br