Netflix lança serviço para medir sua Internet

Internet lenta? Netflix lança ferramenta para medir velocidade da internet

Tela promocional da Netflix
Tela promocional da Netflix

Algo que irrita muito os usuários é a velocidade de Internet baixa, estamos acostumados e resolver e acessar sites em 1 a 2 segundos e passou disso já estamos reclamando, isso quando não sofremos com o traffic shaping, é algo que as operadoras fazem para impondo limites a alguns serviços como streaming de vídeo por exemplo, inclusive aproveito aqui para reclamar da minha usada em casa que é a NET (né dona NET em casa tá um lixo).

Para ajudar o usuário a descobrir se a velocidade da internet é a adequada para assistir filmes e séries online, a Netflix lançou sua própria ferramenta de medição. Batizado de Fast.com  (bem fácil de lembrar né!), o recurso fornece uma estimativa da velocidade de download da conexão e é vista como um incentivo para os usuários a brigarem com provedores de internet pela velocidade contratada. Tudo que você tem que fazer é acessar o site e sua velocidade de conexão será testada.

Minha velocidade aqui é via FAPESP e ai é sacanagem mostrar
Minha velocidade aqui é via FAPESP e ai é sacanagem mostrar

O objetivo da ferramenta é ser uma alternativa simples e sem anúncios (sem brincadeira a página é limpa igual ao do Google) para determinar a velocidade oferecida pelo provedor de internet. Para chegar à estimativa, a ferramenta efetua uma série de downloads de arquivos localizados nos servidores da plataforma de streaming (Netflix), isso porque a Netflix recomenda conexões com velocidade entre 1,5 Mbps (megabits por segundo) e 25 Mbps. 

A Fast.com é uma ferramenta simples, pois não calcula dados como velocidade de upload, latência e ping, afinal ela não é uma ferramenta de análise para engenheiros de sistemas e sim uma opção para os usuários que consomem conteúdo online. Inclusive abaixo resultado a Fast.com oferece um link para que o usuário faça a comparação no site do Speedtest, para os tarados por dados eu recomendo ainda dois aplicativos que estou usando além dos citados que são Monitor Banda Larga da FIESP, que é muito show pois em seus dados informa se determinado serviço está ruim ou não na sua rede e o SIMET da nic.br (inclusive esse a NET recomenda em seus testes) que também informa esses dados e vão lhe dizendo o nível de stress que você está passando.

Será que agora as operadoras vão tomar vergonha na cara ?

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]