Midea Cooktop de indução CYAD11 [Análise / Review]

O eletrodoméstico que vem ganhando cada vez mais destaque nas cozinhas, seja pela praticidade, seja pelo toque todo moderno que só ele consegue dar é sem dúvida o Cooktop.

A Midea acertou na tomada para esse Cooktop
A Midea acertou na tomada para esse Cooktop

Explicando rapidamente, um cooktop ele é basicamente as bocas do fogão, só que separadas da parte do forno. O principal atrativo do cooktop é que ele não precisa daquele trambolho chamado fogão, no caso desse modelo emprestado pela Midea o CYAD11, é uma peça para quem quer uma cozinha mais clean sem ter que se preocupar com botijão de gás ou até mesmo com gás de rua. Além de ser o moderno é mais seguro, pois somente a panela esquenta enquanto a superfície se mantém fria, o cooktop fica apitando se não reconhecer a panela (por ser de um tipo inadequado, ou por estar mal posicionada), depois de um minuto ele desliga automaticamente.

Cooktop de Indução Midea 1 boca
Cooktop de Indução Midea 1 boca 127 vol

Os cooktop da Midea tem modelos que vão de 1 até 4 bocas, e são muito úteis para quem mora sozinho ou gosta de cozinhar porções menores de comida, evitando aquela pilha de louças. A Midea também tem soluções que usam gás de 4 e 5 bocas, mas o nosso foco é algo mais Tech, então vamos para os modelos mais “inteligentes”.

Como funciona as panelas no fogão de indução
Como funciona as panelas no fogão de indução

O que eu chamo de “inteligentes” são os modelos de indução não possuem uma chama, mas sim uma tecnologia que transfere o calor diretamente para a sua panela. E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o cooktop por indução, não desperdiça energia e também evita acidentes e fica muito fácil de limpar.

Painel touchCooktop de Indução Midea 1 boca
Painel touchCooktop de Indução Midea 1 boca

No caso do Cooktop testado foi o de 1 boca e portátil o CYAD11 o primeiro ponto a notar ele é muito liso, feito de vidro, então por isso a limpeza é rápida e simples. Por ser de vidro ele também é um modelo mas acessível financeiramente. Por ser portátil, ele também não precisa ficar em sua casa, é super legal você levar para uma área onde de para fazer um algo, ou até mesmo um fondue mais romântico, ou ainda quem sabe cozinhar na casa de amigos levando seu próprio fogão.

Cooler para disciples o calor
Cooler para disciples o calor

Como ele é elétrico ele só precisa de energia elétrica, a desvantagem é que após desligar, o cooktop elétrico demorará um pouco para esfriar e claro se houver falta de energia, ele não funcionará. Um ponto que você precisa ter em mente, quando pensar nesse Cooktop de Indução Midea de 1 boca, são os modelos de panelas que podem ser usadas. É necessário usar panelas ferromagnéticas, uma dica para quem for comprar panelas para cooktops a indução é testar o fundo da de cada uma delas com um ímã, se ele aderir, é por que a panela vai funcionar perfeitamente. O manual do aparelho te ajuda com isso também explicando a panela mais adequada.

retirou a panela o Cooktop de Indução Midea 1 boca desliga
retirou a panela o Cooktop de Indução Midea 1 boca desliga

Por ele ser prático o design que é extremamente elegante em cada detalhe. O painel touch digital me chamou muito a atenção, pois é bem fácil de usar, através dele você controla os acendimentos com temperatura exata e ainda programar o timer por meio do painel. O tempo de cozimento leva algo perto de 1 minuto para ferver água. Ele ainda conta com potência no manual, onde você pode arrastar o dedo e elevar a temperatura, e também uma trava para impedir que você desconfigure quando está usando. Vou recomendar o uso dela, pois tenho a dizer que é muito útil, eu mesmo esbarrava nos botões quando estava explicando para esposa.

Potencia de calor mostrador do Cooktop de Indução Midea 1 boca
Potência de aquecimento no mostrador do Cooktop de Indução Midea 1 boca

Uma coisa bem legal do Cooktop de Indução Midea 1 boca é que ele desliga, quando você retira a panela de cima da superfície, isso dá mais segurança aos esquecidos, que mesmo o seu Cooktop ficando ligado ele não vai por fogo na casa. Inclusive vale lembrar que ele tem uma potência bem grande e de forma uniforme, olha eu acho que é difícil queimar a comida com ele, e olha que eu tentei!

A letra H indica que a placa está quente e que você precisa ter cuidado
A letra H indica que a placa está quente e que você precisa ter cuidado

Uma coisa bem legal, como eu estava fazendo esse review perto das festas de final de ano, é bem bacana usar o botão manter aquecido, e usar seu Cooktop de Indução Midea 1 boca na mesa, além de bonito, manteve a comida quentinha. Inclusive ele indica quando você está desligando ou removendo a panela uma letra H no visor, é para que você tenha cuidado pois a superfície ainda está quente.

Veredito

Vejo que cada vez o cooktop irá ganhar mercado, o modelo testado custa em média R$ 450 reais para uma boca e por ser portátil. A tecnologia presente nele é o grande diferencial para quem não tem prática com o fogão, pois é basicamente ler alguma coisa que ele ajuda muito a fazer.A recomendação desse produto nem é só minha, eu gostei pela praticidade e pelo painel touch, a esposa amou porque ele é bem mais prático do que o fogão que temos, e vou dizer ter os dois o tradicional e o Cooktop de Indução Midea 1 boca foi bem prático, principalmente durante as festas de final de ano.

Ponto a ser levado em consideração na escolha do produto é que o tempo de preparo nele muda um pouco em relação a um fogão convencional, mas a portabilidade do modelo emprestado permite que você cozinhe onde você estiver, mesmo com pouco espaço. Outro ponto que fiquei sabendo quando estava escrevendo o review é que por ser vidro, ele risca fácil, então é legal ter um acessório extra quando não estiver usando para não riscar seu Cooktop de Indução Midea 1 boca.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]