Huawei P30 Pro e sua super câmera! [Análise / Review]

A Huawei veio para o mercado brasileiro trazendo um smartphone para brigar em um mercado dos topos de linha com a linha P30. Recebi o Huawei P30 Pro para review, e veja se ele pode ser ideal para você com base na minha opinião sobre o aparelho. Realmente a Huawei colocou o P30 Pro na categoria e também no preço dos principais concorrentes pois o smartphone chega com preço sugerido de R$ 5.499. Claro que há alguns descontos ao levar seu smartphone usado e promoções no próprio ponto de venda da Huawei.  

Tela curva gigante OLED

O visual do Huawei P30 Pro é bem parecido com o que temos no mercado com uma tela infinita, laterais em curva, notch em forma de gota para a câmera selfie mas tudo isso o deixa muito atraente sem parecer um sabonete na mão! Pois é mesmo tento tela curva gigante OLED de 6,47 polegadas com resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels), capaz de reproduzir imagens impecáveis com cores fiéis, brilho forte e que reproduz qualidade mesmo sobre a luz do sol e em ambientes com forte claridade.

Corpo feito inteiramente de vidro e metal

O Huawei P30 Pro tem corpo feito inteiramente de vidro e metal, com um dos microfones e um sensor infravermelho na parte de cima, botões de volume e Liga/Desliga nas laterais e gaveta para cartão de memória e chip, entrada USB-C para transferência de dados e uma saída de som mono na parte inferior. 

Huawei P30 Pro não tem mais o conector p2 para fones de ouvido

Seguindo a tendência do mercado o Huawei P30 Pro não tem mais o conector p2 para fones de ouvido, então será necessário usar fones sem fio, optar pelo fone com entrada USB-C que vem na caixa ou usar o fone p2 com adaptador para USB-C. Na minha opinião, opte por um sem fio, pois você não poderá carregar e ouvir música ao mesmo tempo nesse caso de usar um fone de ouvido.

Falando em som, a Huawei trouxe a tecnologia de som Acoustic Display, no qual transfere os alto-falantes para dentro da tela, em um sistema eletromagnético vibratório. Olha a tenho a dizer que a coisa ficou boa!.

Leitor biométrico na tela
Leitor biométrico na tela

Lembra que eu falei em carregar e fone de ouvido ? Com se fosse necessário carregar muito o Huawei P30 Pro, ele tem uma bateria de 4.200mAh com carregamento ultrarrápido de 40W, carregamento sem fio de 15W e também carregamento reverso, que consegue recarregar qualquer dispositivo compatível usando a traseira do smartphone. Inclusive esse é um dos poucos que conseguiu ficar longe da tomada comigo, fiquei o dia inteiro até as 23h no meu nível de uso. Mudando para um uso de consumidor mais padrão as coisas duram muito mais dá para chegar a quase dois dias.

O Huawei P30 Pro é especialista em fotos da lua
O Huawei P30 Pro é especialista em fotos da lua

Por baixo do capó o Huawei P30 Pro tem um processador HiSilicon Kirin 980 da própria Huawei, um octa-core de até 2.6MHz, memória de 8 GB RAM e  armazenamento interno de 256 com slot para expansão, porém só aceita o formato nano da própria Huawei – que, até o momento da publicação desse review, não está disponível no Brasil.

A Huawei também deus uma trabalhada na EMUI uma versão editada para funções por gestos. Por baixo é um Android 9 Pie. O Huawei P30 Pro conta também com recursos como Resistência à água e poeira (IP68), Bluetooth 5.0 , Huawei Pay, sistema de pagamentos da empresa, USB 3.1, microfone adicional para cancelamento de ruído, desbloqueio facial e muitos outros recursos de câmera, como o Moon Mode.

Agora a verdadeira estrela do Huawei P30 Pro são as câmeras. A tem câmera traseira com lentes Leica, estabilização ótica de imagem, lente teleobjetiva, zoom de até 50 vezes.

Huawei P30 Pro com pouca luz ainda faz fotos muito bonitas
Huawei P30 Pro com pouca luz ainda faz fotos muito bonitas

O sensor principal tem 40 MP, abertura de f/1.6, distância focal de 27mm com autofoco e estabilização óptica de imagem. O segundo sensor possui 20 MP com lente ultra-grande-angular, abertura de f/2.2, distância focal de 16mm e autofoco. A terceira câmera tem um sensor de 8 MP com lente telefoto, abertura de f/3.4, distância focal de 125mm, zoom óptico de 5x, estabilização óptica de imagem e autofoco. O último sensor é um ToF focado em efeitos de profundidade.

Além das câmeras a Huawei criou um sistema pós-processamento muito  agressivo, que faz qualquer foto ficar linda e bonita.  É possível capturar qualquer idéia seja com luz natural ou noturna. Claro que há defeitos, ruídos e etc, mas o conjunto exige que você não use os recursos automáticos ligados para conseguir os defeitos.

Três câmeras na traseira
Três câmeras na traseira

Agora tem pontos a serem pensados, pois o Huawei P30 Pro é capaz de capturar a fotos da Lua graças a seu zoom de 50 vezes. Aqui vem o primeiro ponto a se ter cuidado, tira foto da luz e de qualquer coisa que o dono queira. Outro ponto porem é um pequeno problema e que envolve a estabilidade quando o zoom é maior que 10x, pois qualquer tremida já tira o objeto de foco e faz as vezes a foto ficar borrada. Nesse caso é obrigatório uso do tripé e Modo IA ativado para obter o melhor resultado. Aproveitando falando sobre o Modo IA, o selfie funciona melhor com ele ativo do que desativado no modo Retrato.

Câmera Selfie em formato gota
Câmera Selfie em formato gota

Já que eu falei dela, então vamos lá! A câmera de selfies faz muito bonito com 32 MP, ela captura níveis de detalhes que eu nuca reparei em uma foto antes.

Confira algumas fotos feitas com o Huawei P30 Pro

Veredito

O Huawei P30 Pro é um smartphone completo, principalmente quando seus focos de uso são fotos e bateria.

Se eu for descartar um defeito, eu diria que é o preço, algo que anda bem difícil de defender mesmo com esse monte de recursos que a Huawei colocou no P30 Pro. A quanto a discursão entre Huawei e mercado americano mesmo assim você indica! Sim pode comprar o P30 Pro sem medo, pois ele dificilmente será afetado.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish