Dispositivos

HD 25 Blue da Sennheiser chega em edição limitada

Conhecida por seus grandes feitos no segmento de áudio profissional, a alemã Sennheiser lança no Brasil uma edição especial do headphone HD 25 Blue. A partir do dia 15 de abril, a marca abre a pré-venda do modelo na landing page (http://www.hd25blue.com.br), que terá ao todo apenas 200 unidades disponibilizadas no país. O HD 25 é uma releitura de um clássico da Sennheiser, que é tido como um dos fones de ouvido mais conhecidos do mundo. 

Favorito entre DJs e engenheiros de som, o HD 25 pode ser usado para as mais diversas aplicações de broadcast e monitoração profissional. Desenvolvido na década de 1980, o fone, na versão que conhecemos hoje, foi uma encomenda da British Airways para passageiros do recém lançado Concorde. O avião, que tinha como principal caraterística ser o mais rápido do mundo, era também o mais barulhento. Para amenizar o incômodo causado pelos ruídos da aeronave, a Sennheiser foi desafiada a adaptar um fone a fim de alcançar maior performance em isolamento acústico e a maior pressão sonora, permitindo assim mais conforto durante os trajetos. 

“Do ponto de vista técnico, a British Airways queria fones de ouvido com cancelamento de ruído. Gravamos os diferentes sons que eram ouvidos a bordo e analisamos nossas possibilidades técnicas para a atenuação de tal volume. Não havia recursos de energia suficientes a bordo do Concorde para permitir o cancelamento de ruído ativo no setor de áudio. Portanto, tivemos que buscar alternativas”, diz Paul Whiting, chefe de parcerias estratégicas da Sennheiser. Mais tarde, os testes levaram ao desenvolvimento de um produto pensado para consumidor final. 

Após superar todas as expectativas em termos de isolamento acústico, o fone também surpreendeu a época por sua excelente sonoridade – o que tornou comum seu furto após os pousos, em que passageiros e tripulantes levavam os fones como “brinde” após cada viagem. 

A fama do fone do Concorde se espalhou e os Djs da cena eletrônica de Londres e Nova Iorque passaram a “encomendar” os produtos aos amigos viajantes. Rapidamente, o HD 25 virou febre nas pick ups do mundo inteiro e essa popularidade se estendeu por mais 40 anos, alcançando os dias de hoje.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br