Facebook permite gerenciar perfis de pessoas falecidas

Lidar com a perda de um ente querido nunca é fácil, ainda mais quando ele tem perfil em rede social. Pensando nisso a rede irá permitir editar a conhecida função “Memorial”, onde as homenagens enviadas por outros usuários ganhará uma aba exclusiva.

Porem para que o “herdeiro” tenha acesso a essas alterações é preciso que os atuais proprietários da conta liberem ou melhor indiquem quem será possível editar e as pessoas que possuem ou não permissões para ver as postagens feitas.

Outra medida que será tomada pelo Facebook é que além destes duas travas, ele irá bloquear a conta da pessoa de receber convites para eventos.

Segundo o Facebook “As contas transformadas em memorial são um local onde amigos e familiares podem se reunir para compartilhar lembranças, após o falecimento de uma pessoa. A transformação de uma conta em memorial também ajuda a protegê-la, impedindo que as pessoas se conectem a ela.”

Se mesmo em vida a pessoa não informou quem poderia tomar ação de tornar a conta em um memorial, o Facebook preparou uma página de Solicitação de memorial, para que seja possível essa ação, onde se indica o nome do falecido, a data de falecimento e se faz o envio da documentação de óbito.

Contato herdeiro

O contato herdeiro é uma pessoa que recebeu a permissão para atualizar o perfil. Antes de morrer, a pessoa precisa acessar as configurações e liberar o usuário em específico. Este herdeiro pode publicar um post fixo ao ente querido, responder as solicitações de amizade, trocar a imagem de perfil e a foto de capa. No entanto, ele não terá acesso às mensagens privadas.

Como liberar um herdeiro

1. Na seta do canto direito superior, clique em “Configurações”;

2. Vá em “Segurança”;

3. Na área “Contato herdeiro”, escreva o nome de perfil e/ou e-mail da pessoa que será autorizada. O Facebook dá a opção de avisar naquele momento sobre a solicitação ou somente depois da morte.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish