Cosmo Ac 1200 Roteador de rede Mesh [Análise / Review]

Cada vez mais dispositivos conectados a nossa rede, extensores nem sempre atendem a demanda, então que tal ao invés disso mudar sua rede para uma rede Mesh.

Roteador Mesh Cosmo AC 1200
Roteador Mesh Cosmo AC 1200

A rede mesh ou “malha” é uma rede adicionada a sua rede principal e que gerencia automaticamente todos os seus dispositivos melhorando a velocidade, ampliando a cobertura e a distribuição do sinal. Sendo mais específico a rede mesh pode ser entendida como Wi-Fi distribuído de forma inteligente permitindo maior cobertura. O problema é os produtos com mesh são caros. Mas ai a Multilaser lançou o Cosmo, roteador com preço bem acessível de R$ 489, o kit vem com dois pontos de acesso que promete cobrir uma área de até 200 metros quadrados.

kit dentro da caixa do Multilase Cosmo AC 1200
kit dentro da caixa do Multilase Cosmo AC 1200

A Multilaser vende o kit do Cosmo AC 1200 com duas unidades, com aparência discreta, capaz de se esconder na sua casa junto com sua mobilia. A frente da caixinha há um único LED e a marca da Multilaser, enquanto a parte traseira a entrada da fonte de alimentação, o botão de reset e duas portas de rede, uma LAN e uma híbrida de WAN e LAN.

Traseira de uma das unidade Multilaser Cosmo AC 1200
Traseira de uma das unidade Multilaser Cosmo AC 1200, com o botão reset, as portas de rede e fonte de alimentação

Configurar o Multilaser Cosmo AC-1200 é uma tarefa muito simples. Primeiro é ligar uma das unidades na tomada e o cabo de rede do modem da sua operadora na via porta WAN.

Contar o Multilaser Mesh Cosmo AC 1200
Contar o Multilaser Mesh Cosmo AC 1200 a rede Elétrica e ao seu roteador

Ai o próximo passo é basta baixar o aplicativo da Multilaser no Google Play o Cosmo Wi-Fi, ele funciona melhor com Android. Porem se você só tem dispositivos iOS, ai vai precisar pegar o aplicativo da Tenda Wifi, sim o Cosmo é uma versão whitelabel de um produto da Tenda para a Multilaser.

Tela do Aplicativo Cosmo da Multilaser
Tela do Aplicativo Cosmo da Multilaser

O aplicativo faz tudo, você só precisa se conectar a rede com a senha é só olhar na parte de baixo do seu Cosmo, inclusive via QR-Code para ajudar.

Dados para conectar o cosmo AC 1200
Dados para conectar o cosmo AC 1200

O próximo passo é escolher o nome e a senha desta nova rede Wi-Fi, aqui uma recomendação que ela não seja igual a sua principal para evitar conflitos.

Configurações da Rede Mesh no app
Configurações da Rede Mesh no app

O próximo passo é ligar sua próxima caixa do Cosmo AC 1200, a recomendação é que esteja no máximo a 10 metros de distância do ponto principal, a vantagem é que essa caixa encontra a principal sozinha, sem precisar fazer nada, inclusive na tela do app, já um Adicionar Cosmo, para adicionar outro kit caso seja necessário, mas vou dizer, eu moro no terceiro andar de um prédio e consigo pegar o sinal na quadra do prédio, então cobertura de 100 m² é bem mais que isso.

Cosmo AC 1200 com possibilidade de adicionar uma rede de convidados
Cosmo AC 1200 com possibilidade de adicionar uma rede de convidados

O aplicativo conta com muitos recursos, como por exemplo criar uma rede de convidados que fica isolada da rede principal, podendo ser configurar para ficar visível por 4, 8 ou sempre válida. Assim você não precisa ficar passando a senha do seu Wi-Fi para todos que te visitam, podendo inclusive mudar sem afetar os seus dispositivos conectados.

A outras funcionalidades aplicadas ao Cosmo ACE 1200, como por exemplo um controle parental que limita o tempo de uso por um dispositivo a sua rede, o QoS que dá prioridade para jogos e navegação web, o roaming rápido que permita que você troque os usuários de rede de forma rápida, orientação por capacidade, limitando a 30 usuários em cada caixinha do Cosmo, o assistente inteligente que deixa a rede 2,4 GHz por 30 minutos para que possa ajudar com alguns dispositivos, configuração de porta para usuários que precisem de recursos como FTP ou proxies.

Dados da rede no meu uso normal
Dados da rede no meu uso normal

Quanto a velocidade, bem aqui é um ponto um pouco complicado do cosmo, na minha casa bateu 50 Mb/s mais que suficientes para o meu uso, a outra parte ruim é que ele não tem suporte a rede gigas, ficando limitado na velocidade máxima de 100 Mb/s, para os padrões atuais não é ruim.

Veredito final 

Para o meu uso a Multilaser acerto a mão com o Cosmo AC 1200, pois ele cumpre o que promete, mas no fim das contas, o Cosmo AC 1200 é um produto que atende muito bem a maioria dos usuários. O kit vir com duas unidades não é ruim, mesmo que tenha que adquirir outro kit ainda fica acessível.

Senti falta de uma ferramenta de controle parental um pouco mais avançada principalmente para visitantes, senti falta também de um aplicativo para iOS, mas nada que um pouco de pesquisa não tenha me ajudado, mas isso pode ser um ponto negativo ao consumidor final.

Mas de uma modo geral, o Costo AC 1200 hoje o meu roteador principal tanto para jogos, quanto streaming e outras ações em casa.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Um comentário em “Cosmo Ac 1200 Roteador de rede Mesh [Análise / Review]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.