Android Q poderá dar mais poder as operadoras

Nem todos os fabricantes atualizaram para o Android Pie (Android 9) e já estamos falando de Android Q, afinal neste momento a Google encontra-se já desenvolvendo uma nova versão para o seu popular sistema operacional para apresentar em sua conferência anual a Google I/O 2019.

Ao que tudo indica, o novo Android Q dará a possibilidade das operadoras de bloquear o seu dispositivo por intermédio do teu cartão SIM. De acordo com o que se podem ver no site de desenvolvimento do Android, ou seja, elas terão um controle mais refinado sobre o que funcionará e o que não funcionará num determinado equipamento como por exemplo uma lista de redes permitidas e não permitidas para um determinado smartphone. Vou tentar deixar mais claro, se você estiver perto da torre da operadora X você poderá ter rede 5G, a medida que for ficando mais distante terá 4G e muito longe 3G.

Outra possível novidade está na habilidade de bloqueio da bandeja dual-SIM. Indo mais fundo nesse quesito pode-se por exemplo exigir que um SIM Card esteja no primeiro slot, se não estiver será impossível utilizar qualquer outro cartão SIM no equipamento. Trata-se de uma restrição que persistirá mesmo após um reiniciar ou a uma formatação de fábrica.

Calma, ainda não é hora de ficar preocupado com isso, pois vale notar que ainda nenhuma destas funcionalidades está garantida no Android Q. Todos estes dados fazem parte dos compromissos para o desenvolvimento deste software, mas nem todos poderão vir a ser efetivamente aplicados. Mas indica por exemplo que uma operadora poderá fechar parceria com a fabricante podendo assim garantir ou não um desconto maior na compra e voltando a época da fidelização dos clientes.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish