Android

Android Go uma versão Android para smartphones mais básicos

Android Go é a plataforma móvel para dispositivos básicos

O Google anunciou durante a Google I/O 2017 uma nova versão do Android que foi criada para dispositivos Android com baixo recurso, com ou seja aparelho iniciando a partir de 512 MB de RAM,  focado em mercados emergentes. O Google não deu detalhes sobre os aparelhos, mas o anúncio foi voltado especialmente para os mercados indiano e brasileiro.

A economia de dados do Chrome é ativada por padrão, e o YouTube possui um recurso para baixar vídeos e assistí-los offline posteriormente, sem gastar sua franquia de internet móvel. Ele também irá contar com aplicativos que ocupam menos espaço na memória e gastam menos dados móveis, além de ser equipado com uma versão da Play Store que destaca softwares mais econômicos além de ter um gerenciador de dados móveis, que permitirá acompanhar mais facilmente o consumo de 3G e o tempo restante até o próximo ciclo.

“O Android Go foi projetado com recursos relevantes para pessoas que têm conectividade limitada de dados e falam vários idiomas”, afirmou o Google.

A iniciativa terá três objetivos:

  • Otimizar a versão mais recente do Android para ser executado sem problemas em dispositivos de nível de entrada, começando com o Android O.
  • Otimização de aplicativos do Google – como o YouTube Go, o Chrome e o Gboard – para que usem menos memória, espaço de armazenamento e dados móveis.
  • Google Play Store com todo o catálogo de aplicativos, com destaque para os aplicativos criados para o Android Go.

O Android Go está agendado para chegar aos primeiros aparelhos em 2018.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br