Dispositivos

Acer Group une-se à RE100

Acer Group anuncia que aderiu à iniciativa RE100 e compartilha o compromisso de atingir 100% de uso de energia renovável até 2035. Além disso, a Acer declarou sua missão de ajudar a enfrentar os desafios ambientais com sua plataforma “Earthion”, que une as forças de seus funcionários e parceiros da cadeia de suprimentos e expande o alcance do impacto de seus esforços de sustentabilidade. Esses pontos fortes e trabalho constante são exemplificados pelo notebook Aspire Vero, seu primeiro produto com foco na sustentabilidade feito com a plataforma Earthion.

“Estou muito emocionada de ver os funcionários e parceiros da Acer se unirem, sabendo que eles têm a capacidade de tomar decisões para proteger nosso meio ambiente para as gerações futuras”, conta Tiffany Huang, Co-Diretora Operacional da Acer Inc. “Já temos o compromisso de AUO, Compal, Innolux e Quanta e esperamos receber mais parceiros para se juntarem à missão Acer Earthion para acelerar o desenvolvimento de designs e processos verdes e apoiar o nosso objetivo de energia 100% renovável para um planeta sustentável”.

Um compromisso de longo prazo com o uso de energia verde

Já não é de hoje que a Acer está comprometida em aumentar a eficiência energética. Desde 2008, ela adotou o sistema de divulgação global do CDP para gerenciar os impactos ambientais de sua cadeia de suprimentos e até expandiu o sistema para duas camadas de engajamento do fornecedor. Em 2012, a empresa começou a definir metas de redução de carbono por meio da gestão de energia e uso de energia verde, tomando 2009 como ano de referência. Por meio de esforços e empenho constantes, o Acer Group, incluindo suas operações globais e subsidiárias, atingiu, com sucesso, o seu objetivo para 2020 de reduzir as suas emissões de carbono em 60% em todo o mundo.

Definindo um novo compromisso com o fornecimento de energia renovável para todo o seu uso de energia até 2035, a Acer também anunciou que se juntou à RE100, uma iniciativa corporativa global de energia renovável que reúne centenas de grandes e ambiciosas empresas comprometidas com a eletricidade 100% renovável. A energia verde já é utilizada por várias operações da Acer desde o início de 2013, com alguns locais até mesmo instalando painéis solares para gerar sua própria energia solar. Em 2020, o Acer Group atingiu 44% de uso de energia renovável.

“Estou muito satisfeito por receber a Acer na RE100. Ao se comprometer com a eletricidade 100% renovável até 2035, a Acer junta-se a mais de 300 empresas líderes mundiais comprometidas com a mudança do mercado”, conta Sam Kimmins, Chefe da RE100, The Climate Group. “Isso envia uma mensagem poderosa de que a eletricidade renovável faz sentido para os negócios, e encorajamos outros a segui-la”.

Earthion – Combinando forças em toda a cadeia de suprimentos

A Acer decidiu levar seus compromissos ambientais mais longe com a Earthion, uma plataforma que combina as forças da empresa, seus parceiros da cadeia de suprimentos, consumidores (canais) e seus funcionários. “Earthion” é uma combinação das palavras “Earth + Mission” (respectivamente, “Terra” e “Missão”) e é o nome que a Acer criou para representar a sua responsabilidade de ajudar a enfrentar os desafios ambientais através de soluções inovadoras e integradas. A força motriz por trás da Earthion é a crença de cada membro de que sua colaboração mútua pode, efetivamente, criar um impacto positivo no meio ambiente.

Entre os principais focos da Earthion, estão:

  • Energia – meta de usar 100% energia renovável;
  • Design de produto – inovações verdes;
  • Design de embalagem – utilizar menos embalagens e mais materiais reciclados;
  • Produção – minimizar o impacto no meio ambiente;
  • Logística – deixar uma pegada de carbono menor;
  • Reciclagem – reciclar, reutilizar e reaproveitar recursos.

A Acer Earthion é o resultado de vários anos de esforços e continuará a evoluir. A ideia inicial era fazer mais como empresa responsável e cidadã corporativa e lutar contra os impactos cada vez mais urgentes das mudanças climáticas e da exclusão digital. Esta ideia levou ao nascimento do Project Humanity, uma iniciativa de toda a empresa para aumentar a conscientização sobre a intensificação das questões globais e para encorajar cada funcionário da Acer a contribuir para mudanças positivas. O Project Humanity começou no nível individual, buscando inspirar os funcionários a proporem novas ideias em sua capacidade profissional e também a contribuírem coletivamente para os objetivos de redução, reutilização, reciclagem e reaproveitamento.

Em 2020, todos os notebooks da Acer tiveram suas embalagens feitas de papel reciclado, e esses designs ecologicamente corretos economizaram 8.750 kg de polpa de papel e reduziram o uso de 20 milhões de sacolas plásticas. Das atividades de reciclagem internas da Acer, mais de 50 toneladas métricas de baterias foram recicladas e remanufaturadas. Mais de 75% dos funcionários da Acer em 50 países participaram da ação.

Com a Earthion, essa iniciativa se expandiu novamente: A Acer busca compartilhar essa cultura com seus parceiros e fornecedores, criando uma plataforma única e abrangente e criando um impacto ainda maior.

Hoje, a empresa tem um objetivo claro de utilizar energia limpa e materiais sustentáveis, culminando em um esforço conjunto com seus fornecedores e parceiros para construir sua plataforma Earthion, começando com o Aspire Vero, um notebook com foco na sustentabilidade.

Acer Aspire Vero – um notebook focado na sustentabilidade

O primeiro produto dentro da plataforma Earthion, o Acer Aspire Vero é um passo para reimaginar como deve ser o processo de fabricação de computadores. Plástico reciclado pós-consumo (PCR) é usado em todo o chassi e nas teclas do dispositivo[[1]]. A embalagem ecológica leva isso um passo adiante: o Aspire Vero é enviado em uma caixa feita com 80-85% de polpa de papel reciclada, e a embalagem de plástico para proteção do adaptador é reduzida, usando-se envelopes de papel. Além disso, a bolsa do laptop e a folha entre o teclado e a tela são 100% feitas de plástico reciclado industrial.

Essa ênfase na sustentabilidade também é transferida para a linguagem do design. Todos os gráficos da caixa do dispositivo são impressos com tinta de soja, e o notebook em si não contém tinta no chassi, reduzindo o impacto no meio ambiente. Ele é mantido unido por parafusos padronizados de fácil acesso para um processo de desmontagem mais simples. O notebook se destaca com detalhes únicos em amarelo e cinza vulcão em seus protetores, e o texto nas teclas R e E foi invertido, remetendo aos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

Por trás de tudo isso, está um computador atraente e impressionante. O mais recente processador Intel® Core de 11ª geração com gráficos Intel® Iris® Xe oferece potência para lidar com as tarefas de produtividade diárias e muito mais, enquanto até 1 TB de armazenamento M.2 SSD dá aos usuários bastante espaço para armazenar música, filmes e outros arquivos. Sua tela possui um design de dobradiça de levantamento que eleva ligeiramente o notebook quando aberto, permitindo uma experiência de digitação mais ergonômica, enquanto a supressão de ruído por IA oferece clareza durante chamadas de vídeo. O notebook também vem com Intel® Wi-Fi 6 (Gig+), uma porta USB Type-C, duas portas USB 3.2 e uma porta HDMI 2.0 para saída de vídeo.

Reconhecimentos globais em sustentabilidade

Os relatórios transparentes sobre os esforços da Acer foram reconhecidos pelos índices globais de sustentabilidade, e a empresa ganhou elogios da indústria pelo seu desempenho ESG. Em 2020, a Acer foi listada em três índices globais de sustentabilidade: o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), o Emerging Markets Index (pelo sétimo ano consecutivo), o MSCI ESG Leaders Indexes (com uma classificação “AA”) e o FTSE4Good Emerging Index (pelo quinto ano). Além disso, a Acer foi classificada entre as 100 empresas com gestão mais sustentável do mundo pelo The Wall Street Journal.

__________

[1] As teclas têm 50% de plástico PCR; outras superfícies (tampa superior e inferior, molduras da tela e superfície operacional) têm 30% de plástico PCR

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br