Zenfone 4 [Análise / Review]

Por -

Zenfone 4 o “bichão” da ASUS

Kit que acompanha a caixa, no meu caso o carregador é importado pois é um modelo para review

Kit que acompanha a caixa, no meu caso o carregador é importado pois é um modelo para review

Vou explicar o meu subtitulo, em 2016 a ASUS apresentou o Zenfone 3 que foi o monstro, agora para mim o Zenfone 4 foi a real evolução do Zenfone 3. Pode parecer um pouco estranho pois já tivemos um Zenfone 4.

Esse Zenfone 4 (2017) é completamente diferente daquele apresentado no passado, na verdade esse modelo é o premium da linha. Claro que a ASUS não trouxe apenas um aparelho, mas para esse review eles deixaram o melhor aparelho da linha Zenfone 4, mas não podemos esquecer que há um modelo de Zenfone 4 para cada bolso e tipo de consumidor.

Fino e com bom brilho não importando o ângulo de visão

Fino e com bom brilho não importando o ângulo de visão

Os primeiros aparelhos da linha Zenfone eram bem comuns, até porque não era uma marca tão conhecida para o brasileiro, com  Zenfone 3 a ASUS mudou bastante isso, trazendo um visual bem inovador e bonito, círculos concêntricos, que virou sua marca registrada na traseira dos produtos com o Zenfone 4, trouxe vidro na traseira para ampliar a beleza.

Traseira que virou característica dos produtos ASUS

Traseira que virou característica dos produtos ASUS

Já que eles trouxeram vidro, trouxeram também a segurança para o consumidor brasileiro que compra capinha para seu smartphone, ela já vem na caixa, é uma capa transparente que mantem a beleza do aparelho.

 

A frente também ficou mais bonita no Zenfone 4, frente essa que recebeu o leitor de impressão digital que antes era na parte de traz do aparelho, ficando no lugar botão Home, botão esse que não é bem um botão e sim um leve desnível no Desing, ao tocar no Home ou mover para direta ou para esquerda, temos os tão falados botões retro iluminados para usar o seu Android, de voltar e janelas. Ainda falando no leitor de impressão um super acerto da ASUS, essa mudança para frente, facilitou, ficou melhor ? Isso não tem como dizer pois você se adapta, mas tenho a dizer que ele é muito rápido e isso para mim basta.

Leitor de digital

Leitor de digital

 

Vamos a sopa de letrinhas, o modelo testado conta com um processador Qualcomm Snapdragon 660, com 6 gigabytes de memória RAM, pode chamar de exagero, mas vou dizer faz uma diferença tão boa no uso! Pode ser impressão, mas parece que passa a abrir um aplicativo ou fechar uma janela para voltar para a tela inicial do Android é que tudo acontece de forma instantânea. Mesmo em jogos deu para usar bem e não sentir lentidão, mesmo o processador não sendo o Qualcomm Snapdragon 835 que estão nos aparelhos topo de linha de outras marcas.

A ASUS manteve o P2 para você pode usar seu fone com qualidade

A ASUS manteve o P2 para você pode usar seu fone com qualidade

O aparelho também não faz feio em relação a consumo de bateria. Ele vem com uma bateria de 3300 mAH. No uso diário eu tenho conseguido chegar em casa as 22h com 40 a 50% de bateria, porem notei que depois ele se adaptou a minha rotina de uso e ficou muiiioooo melhor, mas usando o modo desempenho pode sentir falta de bateria, antes do meio dia. Isso é um programa da própria ASUS colocou no seu Zenfone 4 que vai além dos ajustes do Google, tem hora que vou dizer que atrapalha, mas de maneira geral é muito bom ter esse monitoramento de energia mais fácil e pode ajudar a usuários menos experientes.

Câmera dupla na traseira sendo uma de 12 MP e outra de 8MP trazendo qualidade e grande angular.

Câmera dupla na traseira sendo uma de 12 MP e outra de 8MP trazendo qualidade e grande angular.

O display do Zenfone 4 é uma tela iPS LCD 5,5 com bom brilho e cores no full HD e com cores boas mesmo com a luz do sol direto nela ou em qualquer ângulo de visão. Alguns vão dizer que a escolha do LCD ao invés do AMOLED é uma falha da ASUS, sim o LCD não faz frente ao AMOLED no quesito qualidade e economia de energia. Mas por outro lado ao invés de deixar o aparelho mais caro com AMOLED o LCD tem a vantagem de ser mais equilibrado, alcançando também níveis de brilho mais fortes, o que proporciona boa leitura sob o sol.

Ótimo brilho de tela e com bandeja híbrida

Ótimo brilho de tela e com bandeja híbrida

A ASUS incorporou a áudio muito bom no Zenfone 4, som estéreo, com um alto-falante na parte frontal e outro na parte de baixo do celular e capacidade de reproduzir conteúdo Hi-Res. Não espere super alto, mas sim bom áudio. Se você quer qualidade de áudio dá para usar a saída p2 e colocar um super fone de ouvido que vai te ajudar muito a perceber detalhes. Além disso, o Zenfone 4 vem com fones de ouvido intra-auriculares e tem suporte à tecnologia DTS, que melhora a qualidade sonora nos headphones.

Câmera frontal poderia ter vindo com um flash físico ao invés de um virtual, mas atende aos amantes de selfie

Câmera frontal poderia ter vindo com um flash físico ao invés de um virtual, mas atende aos amantes de selfie

Já que comentei sobre o Android o Zenfone 4 roda o Android 7.1.1 Nougat e contava com a customização da ZenUI sobre o sistema. Esse Android deve sofrer atualização em breve. A ZenUI apesar de mais CLEAN nessa versão 4.0, ainda traz muita coisa que você pode não suar, mas aqui é possível trocar, então não vejo motivos para reclamar, para o usuário menos experiente ele vai usar a ZenUI normalmente e o mais experiente pode trocar a qualquer momento. Isso não vai tirar os aplicativos que vem com o aparelho, mas você também pode remover isso.

Cada ano a Asus mais destaca o ponto mais interessante de seus aparelhos e com o Zenfone 4 não poderia ser diferente e aqui foram as câmeras; por isso a campanha “We Love Photo”.  Já que nós amamos fotos,  a ASUS levou isso ao extremo. A câmera frontal é de 8 MP, com modo retrato que desfoca o fundo da imagem, consegue fazer selfies realmente boas em ambientes bem iluminados. No caso das fotos noturnas, elas infelizmente a qualidade cai um pouco e vou dizer que senti falta do flash para essa câmera frontal.

Na traseira, o Zenfone 4 vem com um sistema duplo, o mais legal é que a ASUS tirou o calombo das câmeras traseiras. As câmeras traseiras estão divididas assim a principal de 12 MP com abertura de f/1.8 e angulação normal, já a câmera secundária é de 8 MP  com abertura de f/2.2 e ângulo de visão de 120º. Em resumo, a 12 MP é clara mesmo em ambientes escuros e entrega uma foto muito bonita, já a de 8 MP é para grande angular, mas não espere super fotos em ambientes escuros, fica um pouco comprometida. Há também modos de fotos mais profissionais, como o modo Pro da câmera, que dá controles bem mais finos para você fazer fotos melhores ainda.

Para quem está pesando em usar essas câmeras para vídeo vai gostar de saber que o Zenfone 4 faz gravação de vídeos em 4K com bastante qualidade, e a estabilização eletrônica ajuda bastante a eliminar tremedeiras mais leves. O modo de câmera lenta permite fazer gravações em até 240 fps, e também tem o modo timelapse pode ser feito até em 4K. Como meu uso se resume mais a fotos não explorei esse lado.

Confira algumas fotos feitas com ele, outras estão no meu Instagram

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veredito Final

Com tudo isso que eu falei, o Zenfone 4 é um smartphone a ser considerado para compra. O preço é um fator que importa muito nessas horas, e ai não tem milagre que a ASUS consiga fazer. A versão mais básica do Zenfone 4, com o chip 630 da Qualcomm e 4 GB de RAM, está no site da ASUS Brasil por  R$ 2.099. A versão com o mesmo chip, mas com 6 GB de memória, sai por R$ 2,5 mil isso atrapalha e muito na escolha do consumidor que as vezes não consegue ver alguns itens citados aqui na site.

A Asus entregou um aparelho muito bom,  que simplesmente resultado de muito trabalho e estudo da empresa, acho que ela acertou muito. Se eu for criticar um ponto é a falta de resistência a água, se comparado as concorrentes no mercado e a falta do flash frontal. Mas conhecendo a ASUS eu já espero a nova linha 2018 venha com essa resistência adicionada em breve.

Deixei de falar no texto também sobre o NFC, sim ele tem NFC então, para quem deseja fazer compras com Android Pay, elas estão garantidas, porem para os que pretendem carregar o bilhete de ônibus nessa versão que eu testei não consegui utilizar.

🔛Tech/creator do #in 👨‍💻 Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏).Apaixonado pela esposa @agathaodossantos,tecnologias,fotos,games, rock,animais e pela vida. 📨 r.mota@inteligenciamovel.com.br ▶️ YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod 📸 INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA 🕊 TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 💻 FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL 👻 SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF 👍 ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c