Xiaomi Mi Band 2 – Review/Analise

Por -

Um wearables acessível

Kit que vem na caixa da Mi Band 2

Kit que vem na caixa da Mi Band 2

Quando a Xiaomi veio para o Brasil, eles trouxeram uma pulseira fitness bem simples que durava 30 dias ou até mais de bateria e era compatível com iOS ou Android. Eu até gostava muito dela, pois para marcar passos e monitorar o sono ela era muito legal leve e me atendia em bem, inclusive era um warable resistente a água (certificação IP67, garante seu funcionamento até mesmo debaixo d’água, com uma imersão máxima de 1m de profundidade por até 30 minutos) então ficava 24h no meu pulso, mas eu sentia falta de um relógio e a Mi Band primeira versão era totalmente dependente do smartphone.

Claro que a primeira versão foi sucesso, tanto que a empresa chegou a lançar um upgrade chamado de Mi Band 1s, na verdade era o mesmo modelo com um pequeno upgrade, mas aqui no Brasil, foram poucos que vi investindo nessa novidade. A diferença da Mi Band para Mi Band 1s é que ela tinha a bateria um pouco melhor, um novo carregador diferente da primeira versão e incluiu a opção de batimentos cardíacos, porem novamente tudo dependendo do smartphone novamente. Claro que as duas versões tinham problemas, a primeira era que as vezes não pegava carga (precisando dormir uma noite no congelador) e o problema mais crítico a capsula que é o coração da Mi Band, as vezes pulava da pulseira e você perdia a parte mais importante e nem sentia.

Como evolução a Xiaomi lançou a Mi Band 2, toda reformulada, com uma nova pulseira, um novo carregador, uma nova capsula. Tudo após analise e reclamações juntos a comunidade Xiaomi. Bom de cara o novo modelo incorporou tudo que existia nas versões anteriores mas agora com uma tela OLED de 0,42″, que segundo a empresa era para ser anti-riscos, balela eu tive a minha riscada em 2 meses de uso.

A pulseira de silicone segue a mesma linha das primeiras versões com as devidas melhorias, inclusive aqui fica meu primeiro mimimi, como nos modelos anteriores compre pulseiras extras pois após 1 ano de uso continuo a pulseira quebra, então invista nisso, mesmo porque não é tão caro e tem modelos bem bonitos.

Com relação a nova bateria da Mi Band 2, por conta de tela de outras funções ela ficou menor em tempo de carga, chega a entregar uma autonomia de até 20 dias em uma única carga, isso depende de tudo que você ligar de notificação. Para uma recarga total leva cerca de 3 horas para atingir os 100% em seu adaptador, não pode ser carregada em powerbanks pois não é reconhecida e também não pode ser carregada em rede elétrica pois a carga é elevada por de mais.

Como eu disse desde de o início as primeiras versões da Mi Band, me deixavam chateados pois eram dependentes do smartphone, porem para esse modelos e graças a tela de OLED, informações como dia, hora, passos, calorias, batimento cardíaco e quantidade de bateria estão disponíveis a um toque.  Toque esse que é feito em um botão na frente da Mi Band 2, que apresenta um relevo e é sensível ao toque e não a pressão. A real é que esse botão é complementar. Você não precisa dele para ver as horas ou acessas as demais categorias basta fazer um gesto virar o pulso que as horas aparecem, porem você vai precisar dele se colocar alarmes na sua Mi Band 2.

Combinado com o software da pulseira é possível, configurar que sua pulseira vibre caso o telefone receba um SMS ou chamada telefônica (se você usar a pulseira e o smartphone na versão inglês aparece o nome do contato na tela OLED), notificações em apps de sua escolha, nesse caso somente 5 apps distintos para notificações (o alerta para chamadas telefônicas não é contado neste número). A Mi Band 2 conta ainda com alarme inteligente que ao definir um horário, a Mi Band vibrará alguns minutos antes para que você consiga acordar bem disposto. A Mi Band 2 possui ainda um alerta de ociosidade, no qual monitora se você está a muito tempo parado e vibra indicando que você deve se movimentar.

Os dados são armazenados no aplicativo oficial o Mi Fit, que por sua vez depende de uma conta na Mi Cloud, o bacana é que toda vez que você trocar de smartphone seu histórico é carregado, mas nem tudo são flores, o aplicativo oficial da Mi Band o Mi FIT,  usa Bluetooth versão 4.0 BLE (Bluetooth Low Energia, ou Bluetooth de baixo consumo), para que você deixe o Bluetooth ligado e consuma pouca bateria do smartphone mas o contra é que ele exige Android 4.4 ou superior ou iOS a partir da versão 7, e ai você que tem um smartphone mais velho não poderá usar sua nova Mi Band 2 e muito menos configurar horário!!!. Passando esse problema, vamos ao software e o que se pode fazer nele.

Como todas as versões anteriores, a Mi Band 2 utiliza o software proprietário Mi Fit para a análise de suas atividades diárias e sono. Por meio do aplicativo é possível ver informações detalhadas sobre caminhadas, definir metas diárias e configurar recursos extras, como a notificação de chamadas ou alarmes. Existem outras funções, como a possibilidade de acompanhar a evolução de seu peso, mas sem a balança da Xiaomi, a Mi Scale, o processo deve ser feito de forma manual. O Mi Fit conta ainda com uma área onde você adiciona pessoas que também utilizam a Mi Band e acompanham a evolução diária de atividades de cada um, aqui poderia ter um refinamento melhor e a Xiaomi poderia aprender com a Samsung.

 

Conclusão

A Mi band 2 é o maior acerto da Xiaomi, eu recomendo sem sombra de dúvidas,  pois a Xiaomi conseguiu um wearable de qualidade e custo acessível de aquisição, mas ele não é um smartwatch e está muito longe de ser, então não compre achando que será um smartwatch, mas sim um monitor de atividades.

A parte boa é que ela é confortável e da um acompanhamento detalhado de atividades físicas diárias. Claro que quando você começa usar começa a querer sempre algo mais e talvez ela seja um trampolim para ajudar em uma decisão de investir ou não em um equipamento mais caro.

Vou deixar o link do AliExpress onde comprei a minha veio da China e demorou 60 dias para chegar, estou indicando esse vendedor pois na minha conta eu comprei 12 Mi Band 2 e todas chegaram sem dor de cabeça, sem ficar na receita e sem pagar taxa extra. Se você não quiser esperar chegar da China me chama nas minhas redes sociais que eu tenho amigos que importaram e vendem fora e dentro do Mercado Livre. Novamente depois de saber que eu comprei 12 se tiver alguma dúvida se eu gostei ? Acho que não restam dúvidas.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios. ► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c