WWDC 2014: Apple apresenta iOS 8

Logo da WWDC 14

A apresentação do iOS 8 começou com alfinetadas ao Android. O novo iOS  traz pequenos refinamentos no design, maior integração com Macs e novas funcionalidades, como as notificações interativas, que permitirão responder a uma mensagem diretamente do alerta.

Logo da WWDC 14
Logo da WWDC 14

O Spotlight foi a estrela da Apple nesta WWDC. Agora, você pode buscar por apps, notícias, restaurantes, músicas no iTunes, filmes e mais e agora conta com completar suas frases enquanto digita.

O gerenciador de tarefas, que exibe os aplicativos abertos recentemente, agora também mostra as pessoas com quem você conversou nos últimos tempos. Com um toque, é possível fazer uma ligação, enviar um SMS ou conversar por FaceTime.

Outro destaque foi o teclado, agora a Apple passou a permitir a instalação de teclados terceiros, mais uma chupada no Android. Mas o nativo do iOS melhorou também ganhou melhorias como o QuickType que sugere palavras no contexto da digitação, ao menos agora vai fazer swype, que era o que me faltava.

Agora o Mensagem vai bater forte no WhatsApp e também no SnapChat pois agora é possível mandar mensagens de áudio a partir de um botão à direita, do mesmo jeito que estamos acostumados a fazer no WhatsApp. O usuário pode ainda enviar vídeos e escolher se quer mantê-los na memória do celular ou não, o que evita o problema dos arquivos salvos automaticamente no aparelho.

Novo app na área: o Health Kit. “Com o Health você pode monitorar suas atividades, e gerenciar aplicativos de terceiros”, garantiu Craig. A vantagem é que, com o Health Kit, você pode centralizar todas as informações e apps de saúde. Falando em app, há o novo Family Sharing, que foi comparado a notas coladas na geladeira. É um programa que permite compartilhar fotos, vídeos, músicas e tudo o mais que tenha sido comprado com o mesmo cartão de crédito com outros membros da família.

A edição de imagens no iOS 8 ficou mais amigável no Photos. Com apenas dois cliques, é possível corrigir o brilho e as cores de uma foto. Bem simples de usar, como é de praxe nos produtos Apple. Não é nenhum Photoshop, mas quebra um galho. Ah, e o recurso chega também para o Mac.

A monotemática aplicativos levou a Apple a falar da Apple Store. O que há de novo? Uma aba de “explore”, que permite procurar por novidades, pacotes de aplicativos que podem ser comprados de uma vez só e um serviço chamado TestFlight desenhado para que usuários testem programas em Beta e enviem o resultado diretamente para os desenvolvedores.

O iOS 8 chega aos usuários nesta primavera, mas os desenvolvedores poderão colocar as mãos na versão Beta do sistema hoje mesmo. O sistema será compatível com o iPhone 4S em diante. E para quem é dono de iPhone 4, sinto mas não será beneficiado.Mas donos de iPad 2 ainda terão uma sobrevida. Claro que tudo que foi dito aqui ainda pode mudar ou sofrer alterações, vamos aguardar.

ios-8-compatibilidade