WhatsApp videochamadas, um novo golpe

Por -

Golpe no WhatsApp usa videochamadas para se espalhar

Malandragem tem em todo lugar, o lógico que um dia ia chegar ao comunicador mais usado no Brasil, o WhatsApp.

tela do mensageiro Whatsapp

A idéia do esquema que foi descoberto é simples, ela consiste no usuário receber uma mensagem de convite para liberar um recurso no de vídeo chamada, para usar uma falsa ferramenta o proprietário precisa clicar no link que vem na mensagem. Ao acessar o link uma página é aberta e começa pedir dados pessoais dos usuários, como número do telefone e outros, depois de preencher esse formulário, o site informa que é necessário convidar dez amigos para que a vídeo chamada possa ser liberada no seu dispositivo.

Foto: Divulgação/Kaspersky Lab de como é a mensagem que é recebida

Foto: Divulgação/Kaspersky Lab de como é a mensagem que é recebida

E é assim que o golpe se espalha e vem dominando os smartphones, após convidar o número de contatos que o site pede que é de 10 contatos no mínimo, o usuário é direcionado para outra página com uma série de ofertas de apps de origem duvidosa. De acordo com a Kaspersky Lab que foi a empresa que descobriu o golpe, os tipos de aplicativos e conteúdo das mensagens que disparam o esquema são diferentes entre Android, Windows Phone e iPhone (iOS).

Segundo a própria Kaspersky Lab, só fornecer o número do celular já pode ser arriscado, pois com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta