WhatsApp diminui limite de mensagens encaminhadas

WhatsApp limita encaminhamento de mensagens

Limite de mensagens encaminhadas no WhatsApp está valendo no iOS e Android

Quem nunca recebeu de seus grupos a mesma mensagem encaminhada pela mesma pessoa em 20 grupos que a pessoa poderia estar com você! Tentando combater o fake news de envio de mensagens para vários grupos o WhatsApp irá realizar uma atualização que vai radicalizar um pouco o app.

A mudança já entrou em vigor no mundo inteiro, embora o WhatsApp os usuários poderão encaminhar uma mensagem para no máximo 5 pessoas ou grupos por vez. É uma redução bem drástica: até então, todos podiam espalhar um conteúdo para até 250 chats por vez.

A ideia é que as fortes restrições dificultem que as mensagens se disseminem rapidamente dentro do WhatsApp, especialmente boatos e spam o famoso “fake news”. 

A mudança já tinha sido implementada na Índia, um dos países onde o WhatsApp é popular, e por causa de um “fake news” se deu uma onda de linchamentos que causou a morte de 27 pessoas. Agora, o resto do mundo também está recebendo a mesma limitação porque, nas palavras do próprio WhatsApp, o serviço “é um aplicativo de mensagens privadas”, não de disseminação ativa de informação não-verificada. 

A novidade deve entrar em vigor junto com a atualização mais recente do aplicativo (2.18.111), que alem do limite traz a tela para iniciar uma chamada em grupo — agora, em vez de começar a chamada e só então adicionar os demais contatos, você pode selecionar todos os seus amigos de uma vez só e chamá-los ao mesmo tempo.  A escolha entre áudio e vídeo fica a critério de cada utilizador, que pode escolher entre ligar ou não a câmera ou mutar o microfone, por exemplo. No caso das chamadas em grupo, a tela é dividida em até quatro partes, com os participantes estando sempre em exibição, sem destaque para aquele que está falando em determinado momento.