WhatsApp agora pode ser protegido por Face/Touch ID

Atualização do WhatsApp, permite acesso por biometria

Tela informa que o se não for o proprietário não abrirá mais o WhatsApp alheio

Para os amantes de segurança de dados o WhatsApp acaba de incluir uma novidade nesse setor, porem por horas somente para usuários de iOS. Já o WhatsApp para Android, também está nos rumores de trazer uma forma semelhante de camada de autenticação no futuro próximo, mas ainda sem data definida. Infelizmente não consegui testar com a versão WhatsApp Business para saber se ela já está em funcionamento para iOS.

A partir da versão 2.19.20 o WhatsApp ganhou o recurso de proteção por Face ID ou Touch ID. Para ativar o recurso, basta abrir o WhatsApp e ir em Ajustes » Conta » Privacidade para habilitar o novo bloqueio e de quanto em quanto tempo será requisitado a segurança para acessar os dados.

Tela do WhatsApp solicitando login para ler as mensagens.

A parte boa é que agora é que se você entregar seu iPhone para uma pessoa, mesmo que ela saiba a senha do seu dispositivo, ela só conseguirá ler as mensagens do seu WhatsApp se ela tiver acesso a sua digital ou a sua face.

Mesmo com o recurso ativo, o WhatsApp ainda permite que os usuários respondam a mensagens de notificações e atendam chamadas, sem exigir autenticação biométrica. Além disso, uma vez desbloqueado após detectar com sucesso a biometria correta o aplicativo abre o acesso a todas as suas mensagens. Isso significa que o desenvolvimento mais recente não bloqueia seus bate-papos do WhatsApp individualmente. Ainda não se sabe ao certo, mas o fato de já estar usando a biometria para desbloquear pode ser um indicio que o WhatsApp possa vir a lançar oficialmente um sistema de pagamentos, algo que está em fase de testes desde fevereiro de 2018.

No quesito segurança é muito legal, porem ao ativar eu senti uma certa irritação ter que desbloquear toda vez que pegava o iPhone. O recurso é bem interessante, mas talvez não seja para todos.