WannaCry força Microsoft lançar atualizações até para Windows XP

Por -

Graças ao ransomware WannaCry, todos os usuários terão atualização

Alcance global do ransomware WannaCry (crédito: Forbes)

Alcance global do ransomware WannaCry (crédito: Forbes)

Para quem ainda não sabe temos uma nova praga se infestando pelo mundo e fazendo um grande estrado, batizada WannaCry, esse ransomware (tipo de ataque que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate) criptografa os dados da vítima e só os libera quando a empresa afetada paga o resgate. Esse programa explora uma falha do presente em todas as versões do Windows, essa falha permite a execução de um código remoto iniciado por meio de uma vulnerabilidade. Para corrigir o problema já existia uma correção somente par Windows 10.

A Microsoft disponibilizou o patch KB4012598, que previne a vulnerabilidade do Windows que permitiria a entrada do WannaCry nos sistemas Windows Vista e superiores. Os computadores que não receberam tal atualização de segurança são passíveis de se tornarem novas vítimas do ransomware.

Como eu disse os usuários de Windows 10 estavam um pouco mais seguros, porem sabemos que muitas e muitas máquinas no mercado corporativo ainda usam o bom e velho Windows XP, e claro que isso virou uma grande epidemia. Claro que isso fará a Microsoft, voltar a traz em uma decisão de atualizações para Windows XP e desenvolver a correção para um sistema já obsoleto. Além do Windows XP, Windows 8 e o Windows Server 2003 também ganharão o update já disponível para os Windows mais atuais.

Vamos aguardar para ver o que vem por ai, pois ainda temos umas empresas afetadas dentre elas a Telefônica/Vivo.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta