Um poderoso Virus para Android muito difícil de eliminar foi descoberto

Por -

Um novo vírus para Android foi descoberto e parece que é muito perigoso e sofisticado foi descoberto por pesquisadores no sistema Android. O vírus tem muito mais características semelhantes com o tipo de infecções que já foram comuns nos ambientes Windows, e nada parecido havia visto no Android antes.

android-virusO malware que está causando grande preocupação na comunidade Android é conhecido como Obad. Um dos  motivos é que este trojan usa códigos e arquivos encriptografados e por isso é difícil de ser detectado. Além disso, tem o fato de que uma vez que o vírus obtém direito administrativo ao telefone, ele não pode ser eliminado.

Um lado bom da notícia é que o vírus ainda não se espalhou até o momento. Aparentemente, ele representa 0,15% de todas as infecções até o momento, mas isto não deve ser motivo para alívio, já que ele pode se disseminar rapidamente.

Uma vez infectado, e com acesso administrativo (root), o vírus pode fazer download de outros vírus por conta própria e ainda causar prejuízo enviando SMS para serviços pagos sem o consentimento do usuário. Ele também é capaz de se esconder da lista de aplicativos é isso que o torna praticamente impossível de ser excluído por um usuário leigo.

Este vírus recebeu o nome forma de Backdoor.AndroidOS.Obad.a. Pode ser distribuído através de mensagens de texto (aquelas que contem links e o usuário desavisado clica por curiosidade), transferências via Wifi e Bluetooth.

De acordo com a Kaspersky, empresa que descobriu o vírus, este trojan parece muito mais com os vírus de Windows, do que qualquer outra ameaça que já apareceu para Android. Isto é um dos sinais da alta popularidade do Android, que como o Windows no passado, atraí cada vez mais os hackers criminosos, que procuram brechas para causar danos a terceiros.

A Kaspersky já contactou o Google sobre a ameaça, e ainda aguarda resposta.

Fica a pergunta no ar… O que você acha da segurança do seu aparelho Android?

Fonte: AndroidPit

 

 

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

Deixe uma resposta