TouchWiz Nature UX 2.0 versus Android Puro, quem é melhor ?

Por -

Todos nós sabemos que o Android é uma plataforma aberta e adaptável, que possui uma tonelada de “skins”, as chamadas personalizações feitas pelos fabricantes. Ícones e padrões de cores são regularmente alterados pelas empresas como a Sony, a HTC, a LG, o que às vezes deixa o sistema difícil de reconhecer que roda em cima de um Android. Neste artigo iremos analisar as diferenças do TouchWiz Nature UX 2.0 da Samsung, presente no Galaxy S4, e a Versão Pura do Android, tirada do Nexus 4.

Lockscreen (Tela de Bloqueio)

Tela de bloqueio

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio da Samsung não difere muito do Android puro. A principal diferença é o processo de desbloqueio. No Touchwiz você pode simplesmente deslizar o dedo na tela para destravar, enquanto no Android puro, você pode precisa deslizar o ícone do cadeado para os lados. Ambas fornecem a possibilidade de se iniciar aplicativos direto da tela de bloqueio.

Homescreen (Tela Inicial)

touchwiz-android-homescreen

Homescreen – Tela Inicial

Quanto a tela inicial, as semelhanças são mais claras. Na parte de baixo, existe uma linha fixa de aplicativos, também conhecida como “doca” (dock). Nela por padrão, se colocam os aplicativos mais utilizados, como o discador, o mensageiro, a câmera, e o navegador de internet. O usuário é livre para escolher quais aplicativos coloca na doca. A principal diferença é que no Android puro, a barra de pesquisa do Google é fixa e não pode ser removida. No TouchWiz, você pode removê-la. O TouchWiz também apresenta uma pequeno indicador de pontos logo acima da doca, para indicar em qual das telas iniciais você está. Em ambos os sistemas é possível adicionar ou remover a quantidade de telas iniciais. Para acessar às opções de adição ou remoção das telas iniciais, basta usar o movimento conhecido como pinça (pinch-to-zoom) na tela inicial.

Barra de Notificações
touchwiz-android-benachrichtigungen

Barra de Notificações

No TouchWiz, a barra de notificação é também chamada de Quick Settings, e permite que se façam uma série de modificações rápidas no seu aparelho, como ligar e desligar a rede sem fio, o bluetooth, o modo de vibração, a rotação, o brilho da tela, etc. Além disso, oferece atalhos diretos à tela de configurações do sistema. Você pode configurar os botões de liga/desliga que aparecem no topo, conforme a sua necessidade. (veja mais detalhes aqui).

No caso do Android puro, você precisa de adicionar um clique a mais para chegar as opções de liga/desliga, com menos opções que o sistema da Samsung.
touchwiz-android-quick-settings

Botões de Liga/Desliga

Gaveta de Aplicativos (App Drawer)

touchwiz-android-app-drawer

Deixando de lado as cores e os ícones e olhando só para as funcionalidades, os dois sistemas apresentam funcionalidades muito parecidas, a primeira vista. No topo você pode escolher se quer exibir todos os Apps ou Widgets e aplicativos baixados. Mas quando se aperta o botão de menu, que as diferenças aparecem. No TouchWiz você pode fazer várias coisas legais como criar pastas para organizar seus aplicativos, ordenar por data de instalação, ou ordem alfabética, esconder aplicativos da gaveta, pesquisar um aplicativo por nome, etc. Realmente neste quesito, o Android puro tem muito a melhorar.

Aplicativos Abertos Recentemente
touchwiz-android-offene-apps

Novamente, funções muito parecidas em ambos os casos, onde você obtém uma lista com os thumbnails, imagens pequenas da tela dos aplicativos, que você pode clicar para trazer aquele aplicativo de volta para o foco, ou pode desligar o aplicativo para o lado para o fechar e tirá-lo da memória. Porém no TouchWiz, você tem a opção de fechar todos os aplicativos e ainda tem o link para o Google Now, o app de pesquisa do Google, e um link para o Gerenciador de Processos abertos, onde você poderá matar um processo ativo, para liberar recursos do dispositivo.

Configurações
touchwiz-android-einstellungen
Aqui nas configurações, à primeira vista, a diferença fica por conta do design mais colorido da Samsung. Mas também podemos notar que no TouchWiz, as diversas opções de configuração são melhor organizadas e divididas de maneira a permitir o usuário uma localização mais rápida da opção que deseja mudar, através de abas no topo da tela.
Recursos Adicionais
Os recursos adicionais não entraram na comparação, pois como o nome já diz, são adições feitas pela Samsung que não possuem paralelo no Android Puro, exceto em alguns casos com a instalação de Apps de terceiros.
Entre eles, podemos citar, o reconhecimento de movimentos para desempenhar funções no aparelho. O reconhecimento dos olhos abertos olhando para a tela, para evitar o bloqueio da tela, e agora no Galaxy S4, com novas funcionalidades, como aquela que pausa o filme automaticamente se você desviar os olhos da tela.
Tem também a função de tocar videos em uma janelinha Popup, enquanto você desempenha alguma função em outro aplicativo.
Podemos falar também sobre o recurso de multi-janela que existe nos celulares Top da linha Galaxy, como o S3, o Galaxy Note 1 e 2, e também no Galaxy S4.
São muitos os recursos a mais do TouchWiz, e citá-los todos deixaria este artigo muito grande!
Conclusão

samsung-features-cool

O TocuhWiz da Samsung tem muitos recursos úteis o Google nem poderia imaginar. O botão que permite fechar todos os apps abertos de uma vez, a possibilidade de reorganizar sua gaveta de aplicativos ou se livrar da barra de pesquisa do google na sua tela inicial, já valem a pena.

Mesmo assim, o design da Samsung já está um pouco desgastado, precisando de idéias novas. Os ícones ainda seguem o padrão do Android 2.x, de 2 anos atrás. Mas isso cai na esfera das preferências de cada um.

O que você prefere ? Os recursos extras da Samsung ou o design mais arrojado e moderno do Android puro ?

Fonte inspiradora: AndroidPit

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

14 Comentários para TouchWiz Nature UX 2.0 versus Android Puro, quem é melhor ?

  1. Essa pergunta final é uma que até hoje não consegui me responder.

    Não há como negar que a Samsung conseguiu implantar MUITAS funções nos top’s de linha. Eu mesmo quando migrei do (Motorolo) Atrix para o (Samsung) S3 foi um baque grande.

    Assim que chegou (com i ICS) eu já comecei a apanhar. Atualizei para o 4.1.1 em questão de dias e depois de algumas semanas já dominava o gadget.

    Confesso que nas cores e em alguns ícones a Sul-Coreana deixa um pouco a desejar de vez em quando. Vendo as ROM’s dos Nexus da vida sinto uma ponta de inveja por serem mais limpas. Mas a Samsung ganha muitos fãs com os recursos. Eu mesmo adoro a barra de notificação do S3 (que ficou melhor no S4). Os recursos, por exemplo, da tela não desligar quando o usuário está lendo (mesmo sem tocar na tela), o vídeo que pode ser visto como Pop-up entre outros.

    Pra mim, a ROM “perfeita” seria com o design do Nexus com as funções que a Samsung tem.

  2. Comcordo com vc Jefferson.Mas isto e possivel com o uso de um laucher que mude os icones e aparencia do sistema ex:Nova laucher;
    EU mesmo ja usei no meu GS3 e posso dizer que ficol muito legal.

  3. Grayson, valeu pela dica! Dessa eu não sabia. Mas gostaria que esse “design” fosse de fábrica. A Tia Sam precisa dar uma recauchutada no layout do Verdinho. Mesmo assim valeu a dica.

    Agora uma dúvida. É preciso root no aparelho pra instalar o App?

  4. Jefferson,primeiramente desculpe a demora para te responder; Nao e preciso o root basta ir na loja do Google e baixar o app e um pacote de temas jelly bean para alterar a aparencia de seu smartfone.

  5. A samsung poderia implantar os recursos em cima do android puro, preservando sua cara mais limpa além de ser possível excluir apps que já vem padrão da Touch wizz, a interface da samsung é bonitinha mas é pesada demais ocasionando pequenos tratamentos. Se a samsung fissese isso com certeza iria ser bem melhor a experiência do android pois não adianta lançar aparelhos dual, quad, octa core se a cada versão a Touch wizz fica mais pesada.

  6. Concordo com vc Lucas. Seria bem legal mesmo. Talvez isso até aconteça no futuro. Mas creio que todos os “extras” do TouchWiz foram projetados integrados, e desenvolver esses extras como componentes independentes é um processo trabalhoso, e não creio que a Sammy irá fazer isso no futuro próximo… Só se a venda do S4 Google Edition for muito alta, o que duvido, pois está restrito aos EUA… e nos EUA, a imensa maioria compra aparelho da operadora.

  7. Não gosto tanto do TouchWiz, porém considero ele um pacode de aplicativos, e sem ele perdemos vários recursos… não sei quanto ao NFC e S Beam, mas sensores de movimento, badges, rádio e outros recursos ficam perdidos, embora em alguns casos dê pra usar uma dúzia de aplicativos de terceiros (que nem sempre rodam bem juntos ou até mesmo separados) para resolver isso. Gostaria de ter a possibilidade de usar o Android puro, sem perder esses recursos, mas enquanto não é possível e, pra mim, pesa mais a falta deles do que o melhor desempenho do Android sem o TouchWiz, eu fico com o TouchWiz. Vou tentar desabilitar alguns serviços dele pra deixar o aparelho mais rápido… e ir vivendo!

  8. Minha grande questão é: qual aparelho possui android puro tirando a linha Nexus (Nx3 da Sansung e Nx4 da LG)????
    Quero o android puro do Nexus 4, mas quero a potência do Optimus G…. dúvida mega cruel!!!!!

  9. O Galaxy S4 e o HTC One já estão sendo vendidos (nos EUA) com Android puro (opcionalmente). Você pode instalar as ROMs “puras” manualmente se quiser nestes aparelhos. Parece que a Sony iria fazer o mesmo!

  10. pramim, na realida o android puro é feio, falta muita coisa nele, coisas que a samsung tem e ele nao tem.
    o design, realmente ta meio antigo, mas ainda sim esta melhor que usar o android kitkat puro. instalei o kitkat google edition no meu s4, e não consegui ficar 2 dias coma rom e ja fiz um downgrade pro touchwiz da samsung 4.3.

Deixe uma resposta