Testando o Sony Xperia ZQ

Detalhes da borracha e a combinação com o metal

Sony está vindo cada vez mais forte aqui no Brasil, eu agradeço pois assim a briga deixa de ter o mimi do sistema operacional e ir para o hardware. Esse review foi um pedido de nosso leitor Lucas Barbosa que queria saber o que achavamos sobre aparelho da Sony o Xperia ZQ, e a Sony tem sido fantastica em nos atender e muito parceira e por isso nos emprestou o modelo para mais esse review.

Sony Xperia ZQ com os acessórios que acompanham o produto.
Sony Xperia ZQ com os acessórios que acompanham o produto.

O aparelho é topo de linha e está vindo para concorrer com vários 4G de mercado, sim ele vem com 4G brasileiro, traz hardware poderoso Qualcomm APQ8064 Snapdragon S4 Pro, olha o dragão na área ai, tela de 5 polegadas TFT LCD de altíssima definição e câmera de 13 megapixels na traseira e 2 megapixels na frontal, porem essa me deixou um pouco triste, pois está na parte de baixado do aparelho e quando acionada, muitas vezes você acaba por ficar com a mão na frente dela. A tela 5 polegadas e resolução de 1920×1080 pixels, porem achei um pouco menos sensivel e menos brilhante que o Xperia Z1, o deslisar do dedo, achei muito gostoso, porem um pouco agarrado se novamente comparado ao Z1, mas a representação de cores é mais fiel, a foto é muito show de bola, ou como diria um blogueiro conhecido “Coisa linda de Deus”

Sony Xperia ZQ e Samsung Galaxy Note 2 lado a lado
Sony Xperia ZQ e Samsung Galaxy Note 2 lado a lado

A Sony está fazendo cada aparelho mais lindo que o outro, Xperia ZQ é um smartphone muito bonito, muito caprichado mesmo esse modelo a primeira coisa que chamou a nossa atenção foi textura na traseira, bastante agradável ao toque pois sua estrutura é toda de borracha com a lateral em metal, o que já me faria não ter que comprar uma capa para usar o aparelho, ia usar ao natural mesmo pois é muito estiloso. A Sony informou também que terá em 3 cores preto, branca e vermelha.

Detalhes da borracha e a combinação com o metal
Detalhes da da textura da borracha e a combinação com o metal das laterais

No aparelho você não pode dizer que não está sendo notificado, pois ele ganhou um LED de notificação que o faz parecer uma nave, azul, verde e vermelho foram as cores que notei, (azul para recados ou mensaens, verde totalmente carregado e vermelho para pouca carga).

Detalhe do LED no recarregamento do aparelho.
Detalhe do LED no recarregamento do aparelho.

Em questões de tela ele é um pouco menor que o Samsung Galaxy S4 ou mesmo o Samsung Galaxy Note 2 e 3, a bateria de 2.370 mAh não é removível e dura muito, usei um dia inteiro na rede social e jogando e só fui recarregar após as 20h, mas ele esquentou muito em jogos como Real reacing 3 e Deer Hunter 2014. e ele aceita cartão microSD de até 32 GB, a entrada desta microSD ou mesmo do chip da operadora ficaram um pouco feios se comparados com o estilo do aparelho, mas por outro lado muito acessivel uma vez que dispensa a necessidade de acessório para remover o chip. Outra coisa que chamou a atenção foi um botão OFF no mesmo local dos cartões, ele serve para forçar a reinicialização do aparelho em caso de travamento grave, olha a sacada.

 

Acesso ao chip, cartão microSD e botão de pânico
Acesso ao chip, cartão microSD e botão de pânico

Se comparado com o Xperia Z1 esse modelo não é aprova de água, isso eu realmente senti falta pois estava vindo de testes do Xperia Z Ultra e do Xperia Z1 e isso me deixou um pouco triste, mas nada que me impessa de comprar o aparelhos. O custo do aparelho pode variar de R$ 1.100,00 a R$ 1,900,00.

macro_sony_xperia_zq

Foto feita com o zoom.
Foto feita com o zoom.