SP terá primeira cidade 100% digital do país

Por -
A estância de Águas de São Pedro será a primeira cidade do país 100% digital. Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, a Telefônica Vivo inicia projeto-piloto em Águas de São Pedro para modernização da rede fixa. O objetivo, segundo representantes da  empresa que estiveram no começo da semana na cidade, é validar o uso de novas tecnologias e, futuramente, estender o projeto a todo o Estado de São Paulo.
fibra-interna
A partir de janeiro, terá início a substituição da antiga central telefônica da cidade, que utiliza rede de cabos de cobre, por armários menores e modernos com fibra óptica na rede principal. Com isso, os clientes terão, inicialmente, o aumento da velocidade para até 25MB e uma melhor experiência no acesso à internet. A cobertura da banda larga, que atualmente está limitada à proximidade da central telefônica, se estenderá para todo o município.
“Águas tem um território de pouco mais de 3,5 quilômetros quadrados, e isso facilita muito o desenvolvimento do projeto. Graças a números como este, a capacidade de cobertura do sinal será de 100%”, disse o consultor institucional da empresa, Luiz Eduardo Corrêa.
fibra_otica
Essas mudanças irão viabilizar a ofertas de novos produtos para todos os clientes, inclusive as pequenas e médias empresas e os serviços públicos, que contarão com soluções de última geração como Voz Avançada, Internet Fixa com IP Fixo, VPN IP e IP Internet.
A escolha da cidade seguiu uma série de critérios como demanda relativamente grande de serviços de telecom, tamanho e proximidade da Capital. As obras devem durar aproximadamente um mês, sem grande impacto para os moradores e a finalização da transferência de tecnologias está prevista para maio.
“Teremos a primeira cidade 100% digital do país e com uma das maiores velocidades de banda larga do Estado de São Paulo. As pessoas estarão ainda mais conectadas e as empresas da região terão um grande incremento nos seus negócios”, afirmou o presidente da empresa Antônio Carlos Valente.

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder’s Scrolls.

Deixe uma resposta