Sony Xperia XA Ultra – Review

Por -

Sony Xperia XA Ultra o gigante da linha

sony_xperia_xa_ultra_1348

A Sony apresentou o Xperia XA Ultra e consegui por a mão em um equipamento para testar. O Xperia XA Ultra chegou ao Brasil equipado com processador octa-core MediaTek Helio P10, 3 GB de RAM, armazenamento interno de 16 GB que pode ser expandido até 200 GB via miscroSD card, a Sony traz esse gigante a um preço sugerido de R$ 2.399 reais com um design praticamente sem bordas e nas cores branco e a preto grafite, aqui nada da ouro verde.

Traseira em plastico do Sony Xperia XA Ultra

Traseira em plastico do Sony Xperia XA Ultra

O XA Ultra segue as linhas da família Xperia o famoso desing Omni-Balance, com traseira de plástico fosco, moldura cromada e quase nada de bordas em volta, cantos arredondados e emborrachados seguindo as linhas já conhecidas da Sony, da mesma forma que os demais integrantes da família o Sony Xperia XA Ultra também vem com três botões físicos o liga/desliga, o já característico da empresa dedicado a câmera e o volume. Mas como o nome sugere ele é grande pois traz um display de 6 polegadas capaz de reproduzir imagens de 1080 x 1920 pixels de resolução para filmes é show. A parte triste é que infelizmente a Sony abandonou aquela proteção de água da linhas anteriores, mas ao menos respingos ainda há proteção.

Botões característicos da marca estão presentes no Sony Xperia XA Ultra

Botões característicos da marca estão presentes no Sony Xperia XA Ultra

Ainda olhando o smartphone de frente, você pode até se assustar pois ele tem uma câmera frontal enorme, com um flash que também não decepciona, isso tudo para você fazer fotos em condições precárias ou nenhuma luz, essa câmera frontal chega com 16 megapixel e faz bonito. Lembra que eu comentei que ele é focado para selfie ? Entra essa lente frontal é uma grande-angular (88 graus), já a câmera traseira de 21,5 megapixel, achei que perdeu um pouco de qualidade em fotos com ou sem nenhuma iluminação, mas e maneira geral também faz ótimas fotos.

Dual sim e entrada para microSD

Dual sim e entrada para microSD

Uma das função mais legais do Xperia XA Ultra é o foco no objeto, você pode marcar seu filho em um festa e o foco irá seguir a imagem dele durante todo o momento que a câmera estiver apontada para ele, isso é muito bom para fotos de movimento que depende de disparos rápidos para conseguir aquela foto perfeita, e isso é algo que a Sony domina. Infelizmente não consigo registrar por fotos essa função, mas vou tentar postar um vídeo que demostra o funcionando, isso graças ao recurso de estabilização ótica nas duas câmeras, sim na traseira e na dianteira.

Câmera frontal gitante com flash do Sony Xperia XA Ultra

Câmera frontal gitante com flash do Sony Xperia XA Ultra

O som segue as linhas da Sony também pois é alto e tem excelente qualidade e com uma telona destas assistir filmes é um prazer. Ainda falando sobre o som eu tive problemas com o volume, o bicho é tão alto que chegava a incomodar aos colegas de departamento com os meus avisos de mensagem me obrigando a colocar em silencioso ou som bem baixo para não atrapalhar os demais.

Saída de som do Sony Xperia XA Ultra e entrada do carregador identico aos modelos Xperia

Saída de som do Sony Xperia XA Ultra e entrada do carregador identico aos modelos Xperia

A Sony trouxe o XA Ultra com o Android 6.0 Marshmallow e sim vai receber o Android 7.0 Nougat, mas com interface do Xperia. O Xperia XA Ultra virá com dual SIM, porem como sempre a marca irá lançar para algumas operadoras a versão single SIM, porem não é o modelo que será mais comercializado.

Recursos de energia foram trazidos para o Xperia XA Ultra assim ele reduz o consumo de bateria e limitar conexões para ganhar mais produtividade e impedindo que você fique sem bateria até o final do dia. A Sony também adicionou a esse modelo a tecnologia Qnovo Adaptive Charging para melhorar a bateria dando a ela mais anos de vida. Na bateria senti falta de um poder de fogo maior pois ela chega com 2.700 mAh, a Sony poderia ter explorado o tamanho para colocar uma bateria maior, mas ela pode chegar até 2 dias de uso, usando o modo Stamina. No meu modo padrão com mensagens, e-mails, jogos, podcasts ou seja usando o smartphone como um computador cheguei a 7h de uso sem ativar o Stamina.

Outro grande diferença do modelo é que a Sony integrou o teclado Swiftkey ao Xperia XA Ultra, o mais bacana deste teclado é que ele ocupa a largura da tela deixado bem grande, claro que pode ser ajustado, mas para quem tem dedos grandes fica ótimo. É importante ressaltar que o telefone também oferece um modo one-handed (uma mão), que você  ativar facilmente, desta forma ele redimensiona a interface para que você consiga trabalhar com apenas uma das mãos.

sony-xperia-xa-ultra-keyboard

Confira algumas fotos feitas com o Xperia XA Ultra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conclusão

O Xperia XA Ultra impressiona com tela grande e câmera frontal de boa qualidade, peca um pouco nesse armazenamento que entrega somente 16 GB, poderia ter vindo com o leitor de digitais e uma bateria melhor. No geral é uma boa opção de compra se você gosta de fotos, afinal esse é o mercado que a Sony conhece muito bem e sabe explorar.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Bateria: 2.700 mAh;
  • Câmera: 21,5 megapixels (traseira) e 16 megapixels (frontal);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11n, GPS, Bluetooth 4.1, USB 2.0, NFC, rádio FM;
  • Dimensões: 164 x 79 x 8,4 mm;
  • GPU: Mali-T860MP2;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 200 GB;
  • Memória interna: 16 GB;
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Peso: 202 gramas;
  • Plataforma: Android 6.0 (Marshmallow);
  • Processador: octa-core MediaTek Helio P10 de 2,0 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola;
  • Tela: LCD de 6 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta