Sony Xperia XA – Review

Por -

Sony Xperia XA o intermediário que encanta ao usar

A Sony emprestou um Xperia XA para review a versão vendida no Brasil chega a R$ 1.799,00 porem encontrei em algumas operadoras por R$ 1.500,00 ou até menos. Ele está disponível nas cores branco, grafite, rose e verde limão com Dual-SIM e 16 GB de armazenamento.

Conteúdo da caixa do Xperia XA, aparelho, carregador e cabo de dados

Conteúdo da caixa do Xperia XA, aparelho, carregador e cabo de dados

O grande diferencial na linha X é são as câmeras de autofoco muito rápido, o design lindo e a bateria da que a Sony dá uma refinada com o software e dá poder de fogo.

Acabamento premium em um intermediário

Acabamento premium em um intermediário com cantos arredondados de vidro

O Xperia XA traz um design premium para ajuste natural às mãos,  muito leve mesmo é a primeira coisa que notei quando tirei na caixa, estou acostumado com outros smartphones mas ao pegar o XA isso já me impressionou muito. Segundo a Joe Takata – gerente de produtos da Sony Mobile Brasil e Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile no Brasil o design foi pensado para integração ainda mais natural à vida dos usuários. Os aparelhos são totalmente arredondados – a curvatura, inclusive no visor, deixa o Xperia XA mega confortável na sua mão. 

A constituição do Xperia XA mudou dando lugar ao plástico, tanto as bordas como o corpo do dispositivo estão feitos em plástico. Em uma das laterais se encontram entradas para cartão Dual-SIM e cartão de memória Micro-SD cobertas por uma tampa, permitindo a ampliação da memória para até 200GB. Na parte superior encontramos a entrada mini jack para fones de ouvido, e na parte inferior encontramos um alto-falante.

Entrada para o Dual-SIM e o Micro-SD ainda mantém a tampa, porem não mais resistente a água

Na lateral oposta temos os tradicionais botão redondo de ligar/desligar, o botão de volume e botão da câmera, parecido com os que vinham na linha Xperia Z.

Botões padrão da Sony

Botões padrão da Sony

Botão de acionamento rápido da câmera, facilita e muito na hora da foto

Botão de acionamento rápido da câmera, facilita e muito na hora da foto

Saída de som da Sony Xperia XA

Saída de som da Sony Xperia XA e entrada do carregador.

A tela do Sony Xperia XA é de 5” com resolução HD 720 com a Engine 2 da Bravia, dá uma qualidade de cores bem bacanas na tela, a tela tem um design sem bordas laterais isso deu a sensação de uma tela maior do que 5″, o que dá uma maximizada nas imagens quando se está vendo um filme ou até mesmo fazendo uma foto.

Graças ao botão de inicialização rápida, a câmera do Xperia XA está sempre pronta para entrar em ação, isso é muito bom, pois não tem aquele tempo de tirar o smartphone de bolso desbloquear para usar. 

A tela da uma sensação de ser maior por conta das bordas, bem confortável de usar.

A tela da uma sensação de ser maior por conta das bordas, bem confortável de usar.

Falando em câmera ela tem 13 MP com auto-foco híbrido aliado ao botão na lateral permite que você faça uma fotos muito rapidamente, porem aqui eu tenho um mi mi mi que ela deveria ter uma qualidade de cor muito boa a noite, mas infelizmente eu senti que deu uma pixelada isso me incomodou um pouco. Já a câmera frontal é de 8 MP me agradou bastante pois não sou tão fanático por selfies, mas a grande angular da câmera da frente permite que você junte os amigos para fazer uma foto. Como não faço selfies, não testei se a frontal teria uma atuação melhor se utilizada com pouca ou nenhuma luz. Já o flash é muito bom.

Deixo alguns registros fotográficos feitos com o Xperia XA da Sony:

Este slideshow necessita de JavaScript.

A bateria como a Sony sempre promete durar até dois dias, mas é claro se você não for um usuário mega extravagante, pois ela tem capacidade de 2300 mAh, e conta com o carregador que dá uma carga de 5 horas em 10 minutos, como eu sempre falo não sou um usuário padrão e com o meu nível de notificação é elevado, consegui acabar com a bateria em menos de 1 dia, mas é claro que fazendo as coisas direito e me tornando o mais próximo possível do usuário padrão eu consegui quase três dias de bateria, faltou pouco.

Grande angular com flash, faz bonito

Grande angular com flash, faz bonito

O Xperia XA vem com um processado MediaTek helio P10 que é um octar-core de 64 bits e 2 GB de memória RAM, que se comportaram muito bem com joguinhos, não tenho nada a reclamar nesse quesito, ao menos nos jogos testados. O Android que acompanha o XA é o Android M 6.0 que ajuda e muito nessas performances. Durante os testes recebi updates de Android, porem não os apliquei para deixar o equipamento mais nativo possível.

Veredito Final

O Xperia XA cumpre e entrega mais do que promete, ele é bem rápido, tirar (sacar) fotos com ele é algo muito gostoso principalmente pela agilidade, tenho a dizer que por 15 dias pela agilidade tornei ele minha câmera principal. Muito rápido, muito leve e muito confortável de uso. O conforto das mãos é muito grande também algo que me encantou como mencionei.

Mesmo sem ter a resistência a água, é um modelo a ser considerado de compra pelo conforto e agilidade.

As cores também me agradaram muito, pois sai um pouco das tradicionais preto e branco. Sei que não é comum gostarem mas recomendo a quem for comprar que busque experimentar cores diferentes até para sair do tradicional.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta