Traduzir
Rafael Mota 7 de fevereiro de 2018

Samsung lança novos membros da família Galaxy A

A Samsung definiu que tela com bordas finas, display infinito, desbloqueio via reconhecimento digital, Samsung Pay são para todos os dispositivos de suas linha Galaxy, tanto que os novos membros Galaxy A8 e do seu irmão maior, o Galaxy A8+ lançados agora em 2018 já saem de linha com essas funções, alem é claro da certificação IP68, resistência a água e poeira.

Samsung Galaxy A8 e Samsunga Galaxy A8+
Samsung Galaxy A8 e Samsunga Galaxy A8+

Os novos modelos da Samsung, são os primeiros da linha 2018 da série Galaxy que chegam na categoria de smartphones intermediários premium. O preço é um pouquinho “salgado” para o consumidor brasileiro que normalmente investe na linha A.

Três cores da linha preto, dourado e ametista
Três cores da linha preto, dourado e ametista

A linha 2018 do Galaxy A8 chegam em ambos modelos (Galaxy A8 e Galaxy A8+) com processador Samsung Exynos 7885, um octa-core com quatro núcleos Cortex-A-73 de 2,2 GHz, quatro Cortex-A53 de 1,6 GHz e GPU Mali-G71, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno (expansível via Micro-SD de até 400 GB), câmera principal de 16 megapixels com abertura f/1,7, autofoco com detecção de fase, Flash LED, HDR e capacidade de filmar em 1080p a 30 fps, conjunto selfie duplo com sensores de 16 e 8 MP e abertura f/1,9, certificação IP68 que confere proteção contra água e poeira, Bluetooth  5.0, BLE, NFC, A-GPS, GLONASS, BDS, conector USB Type-C e Android 7.1.1 Nougat, com atualização para o 8.0 Oreo garantida.

Câmera dupla na frontal, para fotos selfie com qualidade
Câmera dupla na frontal, para fotos selfie com qualidade

As diferenças entre os modelos são: o Galaxy A8 (2018) é equipado com um display Super AMOLED de 5,6 polegadas, resolução de 2.220 x 1.080 pixels e proporção 18,5:9  e bateria de 3.000 mAh. Já o Galaxy A8+ (2018) conta com um display Super AMOLED de 6 polegadas com a mesma resolução e proporções do modelo menor e bateria de 3.500 mAh.

Fotos com pouca luz e movimento não serão problemas para a linha Galaxy A8
Fotos com pouca luz e movimento não serão problemas para a linha Galaxy A8

Ambos os modelos chegam com a ausência de botões físicos na parte frontal e o uso exclusivamente dos displays infinitos presentes na linha S e Note, mas com uma mudança em relação as linhas, o leitor de impressões digitais, foi movido da lateral da câmera para a abaixo dela, evitando o famoso dedo na câmera que ocorre com a linha S e Note.

Fotos de comida e reconhecimento via Bixby não foram esquecidas na linha Galaxy A8
Fotos de comida e reconhecimento via Bixby não foram esquecidas na linha Galaxy A8

Agora uma novidade na linha Galaxy é a câmera dupla, também são tendência, só que, no caso do Galaxy A8, há dois sensores na frente, com 8 e 16 megapixels. A abertura é de f/1,9 em ambas as lentes. Tente adivinhar porque desta câmera dupla na frente ? Porque as pessoas querem selfies cada vez mais caprichadas! E a Samsung abusou dos efeitos com fundo desfocado, objeto desfocado e fundo realçado, animações/Sticks entre outros efeitos, tudo para garantir sua melhor selfie. A câmera traseira por sua vez não é dupla, mas faz ótimas fotos mesmo com pouca condição de luz.  As câmeras chegam também com estabilização digital de vídeo, opção de timelapse, e a tecnologia Tetracell, que melhora a qualidade e o desempenho do sensor em lugares com pouca luz através do aumento da sensibilidade da luz dos pixels.

Ainda copiando tendências da linha S e Note a linha Galaxy A8 e Galaxy A8+ chega com Samsung Pay para pagamentos com apenas um toque, e a Samsung trouxe novidades no Samsung Pay, pois agora passa a integrar no sistema os cartões de alimentação, ticket alimentação, ticket restaurante e ticket cultura.

A linha A também ganhou a assistente pessoal da Samsung, a Bixby. A Bixby Home traz a facilidade de acesso a aplicativos mais utilizados, e a Bixby Vision é capaz de realizar traduções de textos em fotos ou reconhecer locais, agora também com realidade aumentada. Além da Bixy a linha Galaxy A8 também ganhou o Dual Mensseger que permite que você duplique um aplicativo de comunicação tendo um número para cada aplicativo, uma vez que os modelos são dual chip.


Samsung Galaxy A8: Official Digital Film – Lets You Be You

De modo geral, o A8 é um aparelho bom e muito bonito, porem algo que pode não encantar o consumidor brasileiro é o preço, o Galaxy A8 (2018) chega custando R$ 2.399,00 e o Galaxy A8+ (2018) R$ 2.699,00, valores um tanto salgados para a categoria. Lembrando que são smartphones intermediários premium.