Traduzir
Rafael Mota 7 de dezembro de 2017

Samsung Gear S3 Classic smartwatchs que faz bonito

Depois que Samsung adotou o Tizen como seu sistema operacional para smartwatchs, parece que o dispositivo fincou mais maduro, mas clássico. Fora a quantidade de sensores responsáveis pelo registro de atividades físicas, saúde, condições climáticas e até altitude que eles foram ganhando, até detectar a quantidade de degrau ele faz!

O mercado de smartwatchs ainda não é algo tão buscado pelo consumidor, mas ao menos o fabricante trouxe uma beleza e tecnologia que podem cair no gosto do consumidor.

A grande vantagem do Samsung Gear S3 Classic é que ele diminui em muito a dependência do smartphone, fora que como eu disse a Samsung acertou na beleza do aparelho, deixou ele muito “clássico” e bonito. Porem sei do fundo do meu coração que ainda é algo novo e diferente dos smartphones ainda não caiu nas graças do povo, mas volto a dizer que graças ao se parecer com um relógio mais clássico e pulseiras de couro e ser mais independente.

Menu simples e de acesso rápido via coroa
Menu simples e de acesso rápido via coroa

Bom vamos aos detalhes, o Samsung Gear S3  veio em duas versões essa Classic que é mais próxima do tradicional e outra mais esportiva chamada de Frontier, esse não fiz o review mas basicamente são iguais não havendo diferença em hardware só em acabamento mesmo. O modelo classic traz em sua caixa uma pulseira em couro legítimo e metal, já a versão Frontier é mais emborrachado. Ambos vem com uma pulseira extra em um tamanho maior para alguns tamanhos de pulso. Usei a que vem com aparelho no último furo e atendeu bem, até testei a outra pulseira, basta puxar uma travinha que ela permite a troca. Agora algo que achei lindo e muito funcional foi a coroa central que rodeia a tela. É a primeira vez em um relógio que que vejo algo a mais para essa coroa, ela  funciona para navegar pelos menus do aparelho, evitando que você tenha que passar os dedos pela tela, isso entrega mais precisão em selecionar o aplicativo na tela e também evita aquelas marcas de dedo.

Comandos simples a um deslizar de tela.
Comandos simples a um deslizar de tela.

Falando em tela, ela é Super AMOLED de 1,3 polegadas com 360 x 360 de resolução e 278 ppi que fornece ainda uma luminosidade adequada à utilização no exterior. Mesmo em condições de luz natural forte, não houve qualquer problema em ver o que estava exibido no display. O Gear S3 traz ainda o modo Always On, que exibe o horário e a data, além de um resumo das notificações quando o usuário consulta o relógio, isso garante baixo consumo de energia.

Tela consome pouca energia.
Tela consome pouca energia.

O Samsung Gear S3 Classic também conta com botões físicos do lado direito da carcaça. São botões mais tradicionais, que estão bem alinhados com o design do modelo. No botão superior, você avança pelas funções do dispositivo; já na inferior leva o usuário de volta à página inicial.

Notificações com boa leitura e melhor em responder.
Notificações de saúde

O smartwatch ainda possui certificação IP 68, ou seja, é resistente à água e à poeira. No entanto, não é recomendável nadar ou mergulhar com o relógio, já que a proteção contra água não funciona muito bem com o movimento. E fora que o couro vai estragar e ficar com cheiro ruim se molhar, vamos respeitar. Se sua idéia for essa então aqui fica a dica, escolha o modelo Frontier ao invés do Classic.

Vem dois tamanhos de pulseira e super fácil a troca
Vem dois tamanhos de pulseira e super fácil a troca

Achei o relógio um pouco pesado, mas depois de alguns minutos usando essa sensação vai embora e nem se nota que ele está ali. Como eu disse a coroa é o charme da interação com os recursos além da touchscreen, entrega interação aliada a delicadeza e precisão.

Sempre moderno, basta trocar o mostrador
Sempre moderno, basta trocar o mostrador

A sensibilidade da tela é boa, proporcionando uma experiência fácil de navegação. Você pode ajustar esse quesito de forma a permitir o manuseio do relógio com luvas ou para fazer com que o display seja iluminado quando movimentos são dedicados — caso uma mudança feita não surta os resultados esperados, sempre é possível revertê-la através de um menu de configurações bem organizado, um pouco confuso no início mas muito bom depois que você consegue entender a lógica.

O Gear S3 oferece uma variedade bem grande de estilos para a tela inicial. Você pode ficar com um relógio mais tradicional, com ponteiros, ou um relógio digital com informações extras, visual mais cartoon ou até mesmo buscar novidades constantemente na loja que acompanha o aplicativo.

Placar entre os usuários do Samsung Health para saber seu nível de atividade em relação aos amigos
Placar entre os usuários do Samsung Health para saber seu nível de atividade em relação aos amigos

Uma coisa muito bacana pelo Samsung Gear S3 Classic, ser mais independente você pode usa-lo tanto com Android não Samsung como iOS da Apple, nesse último sofrerá limitações, pois notificações de WhatsApp por exemplo terão poucas respostas prontas e não permite mudar isso e a parte de mapas não funciona igual. Já no Android tem alguns outros widgets e apps disponíveis para baixar,  que permitem uma interação ainda maior entre o Gear S3  e seu smartphone. Diferente dos smartwatchs do mercado o Gear S3 usa o Tizen, um sistema operacional da Samsung, que casou muito bem, mesmo nessa vida de dupla de smartphones (iOS e Android), fato você precisa escolher se vai usar Android ou iOS não dá para usar os dois juntos antes que perguntem.

Dá para usar com iOS também, fica limitado, mas donos de iPhone podem usar o Gear S3 Classic
Dá para usar com iOS também, fica limitado, mas donos de iPhone podem usar o Gear S3 Classic

Já que eu falei de mensagens e responder o Gear S3, tem um teclado para responder mensagens, funciona é o máximo que posso dizer, perde-se hora para escrever uma linha, mas graças a Deus há digitação por voz.

Como eu disse mesmo sendo um clássico, o Gear S3 conta com funções esportivas como a contagem de passos, acompanhamento da frequência cardíaca, calorias gastas e até a reprodução de músicas para ouvir durante uma caminhada ou corrida na rua. Além de um acompanhamento do sono, aqui nesse ponto eu particularmente me identifiquei com a Gear Fit 2, achei mais precisa nesses itens, sei lá pode ser mi mi mi meu.

Com relação a bateria, aqui minha primeira grande surpresa e praticamente amor, normalmente smartwatchs são ligados para recarregar a cada dia ou dois no máximo, mas 380mAh de capacidade no Gear S3 deu para chegar quase a quatro, depende muito da sua atividade de uso, aqui realmente meus olhos brilharam. O carregamento é muito simples, quase sem fio e o dock pode ficar ligado na tomada direto, pois só puxa eletricidade quando detecta o relógio em repouso. Ao conectar o smartwatch com o dock, você vai ver o tempo estimado de recarga e a porcentagem de bateria atual, fora que a caixa também vira um suporte super estiloso, aqui eu só tenho elogios para a Samsung.

Para quem gosta de sopa de letrinha o Samsung Gear S3 Classic conta com  768MB de RAM, 4GB de armazenamento interno e um processador Exynos 7270 de dois cores. Nessa memória é possível instalar apps e armazenar arquivos, como áudio. Temos também GPS, Wi-Fi, Bluetooth, NFC, acelerômetro, giroscópio e barômetro. O Wi-Fi dá ao Gear S3  mais independente do smartphone, visto que os dados são sincronizados com o Gear S3 mesmo quando não há conexão estabelecida com o dispositivo. Falando em NFC, o Gear S3 vem com Samsung Pay para pagamentos, ainda foi um pouco complexo de usar, pois ele não herdou do Samsung o cartão e deu um pouco de trabalho para levar o cartão até ele precisando repetir o passa umas 3 vezes até funcionar, porem depois foi só alegria em usar e ver o povo estranhando quando você fala que vai pagar com o relógio.

Você pode usar Samsung Pay no Gear S3 Classic também
Você pode usar Samsung Pay no Gear S3 Classic também

Veredito

O Samsung Gear S3 é, na minha opinião, o melhor smartwatch do momento, e olha que eu uso um Apple Watch. O Samsung Gear S3 ao meu ver é muito completo em sensores, mais independente do smartphone, fácil de usar,  bateria  uma paixão a parte. A Samsung fez algo realmente bom!  A compatibilidade do relógio com outros smartphones e sistemas também chama atenção aqui, outro ponto para Samsung, e eu desacreditava do Tizen como sistema no lugar do Android Wear.

Pode parecer besteira mas depois que você vai para esse mundo dos smartwatches parece que tudo muda, o fato de não precisar tirar mais o smartphone do bolso para ver quem está mandando mensagens no WhatsApp, ver quem está ligando e com um toque recusar tudo isso bastando erguer o braço, tem horas que são maravilhosas.

Agora vem a parte que eu não gostei, o Samsung Gear S3 Classic custa R$ 2.199, o preço de smartphone, ai vem a pergunta, quem vai comprar, vou trocar de smartphone ou investir em um smartwatch ? Esse é para mim o único tiro na água que o Samsung Gear S3 Classic comente.