Samsung Gear FIT 2 – Review

Por -

Confira uma analise de uso da Samsung Gear FIT 2 e se ele é ideal para você

gear-fit-2-widgets

Tive o prazer de testar a Samsung Gear FIT 2 é um wearable cai na categoria de equipamento  fitness com smartwatch, na verdade ela é mais um wearable fitness, mesmo tendo relógio prefiro não enquadrar nessa área. Em outras palavras, Samsung Gear FIT 2  é uma grande evolução do Samsung Gear FIT, esse novo modelo é ainda mais independente do seu smartphone, porem é claro se você quer armazenar os dados vai precisar de um smartphone Android com versão 4.4 ou superior.

samsung_gear_fit_2_1240

 

Preço quando revisado é de R$ 1.299,00 direto no site da Samsung e parece ser uma boa opção em wearable focados em fitness, e é possível encontrar até por R$ 1.000,00

Mas será que ele é a melhor opção para você ? Confira o meu uso e veja se vai ser interessante para essa aquisição.

Design e conforto

A Samsung Gear FIT2 certamente parece mais relógio do que um marcador fitness, tem um visual super esportivo com alça texturizada e uma tela muito brilhante. Muito leve e super confortável, tinha horas que eu nem percebia que estava no braço.

samsung_gear_fit_2_1187

A nova versão do Gear FIT chega com um visor de 1,5 polegadas curvo com uma resolução de pixel 216 x 432. Em mais de uma ocasião, eu bati o meu braço na parede e até agora, ele sobreviveu tudo sem arranhões, vibrei com isso.

samsung_gear_fit_2_1164

A pulseira é feita de elastômero que é resistente à água, o coração da Gear FIT 2 também tem certificação IP68, o que significa que você pode levá-lo até as profundezas das águas de 1,5 metros para um máximo de 30 minutos, mas pelo amor de Deus não vá nadar com ela mesmo o produto funcionando, esse não é o foco dela principalmente porque nem modo natação ela tem em suas funções.

samsung_gear_fit_2_1246

Sou suspeito pois gostei muito do primeiro modelo quando testei, mas a Gear FIT 2 é de apaixonar,  realmente a Samsung fez essa segunda versão para encantar, pois lembrou dos braços finos e grossos de seus possíveis consumidores, tanto que a Gear FIT 2  tem para dois tamanhos diferentes pulsos: pequeno (tamanho de pulso: 125-170mm) e grandes (tamanho de pulso: 155-210mm), e olha meu modelo era pequeno e mesmo assim quase usava no último, aqui eu recomendo passar em uma loja antes de comprar para fazer a escolha certa. Por mais que a pulseira possa ser trocada, porem somente em assistências da Samsung, acho que não é bom comprar sem a certeza, ainda mais que essa nova versão você encontra em 2 tamanhos e 3 cores para escolher entre preto, azul e rosa.

gear-fit-2-dimensoes-720x368

Mas vamos ao que realmente interessa, quando se busca por um wearable destes normalmente o consumidor que quer ter controle de atividade e freqüência cardíaca. Meu primeiro ponto de felicidade e que me irrita em 50% dos dispositivos e vi vantagem logo de cara a Samung Gear Fit 2 é o auto-tracking, que permite auto-detectar e rastrear os passos, calorias e sono, além de ser capaz de reconhecer quando você está fazendo agachamentos, andando de bicicleta, usando uma máquina de remo etc. Ela é capaz de detectar quando você está dormindo e cochilando, isso é sacanagem pois quando eu dizia que não estava dormindo a esposa olhava na Gear FIT 2 ela me entregava. Outro monitoramento que gostei muito foi o fato de ela ficar me lembrando de andar ou fazer algum exercício para me tirar do sedentarismo.

img_7435

Uma coisa muito maneira é que todos os seus dados vão para o S Health o aplicativo da Samsung que você pode instalar em qualquer dispositivo Android, sim eu disse Android, meu momento mi mi mi, nada de iOS por hora. Mas se o proprietário não quiser usar conectado a nenhum smartphone ele também pode, a Samsung Gear FIT 2 é independente, mas desta forma perde funcionalidades como personalização de tela e também adição de aplicativos de terceiros.

samsung_s_healthsamsung_s_helf

Outro ponto que não tem como medir automaticamente, e para mim não ví muita utilidade é consumo de água e ingestão de cafeína, a Samsung Gear FIT 2 tem a aplicação, mas a marcação depende do proprietário, basta você ir clicando em mais ou menos de acordo com sua ingestão, isso pode ser tanto no aplicativo quanto na Gear FIT 2 – ai meu amigo é ponto fora pois não sou tão certinho assim e não consigo fazer esse tipo de marcação. Não que não seja legal, mas eu não consigo me policiar nesse nível.

samsung_s_health_dados2

No quesito  freqüência cardíaca  a Samsung Gear FIT 2 deu um show, a cada 10 minutos ela faz o monitoramento de forma continua. Aqui eu achei outro ponto que gostei muito, ficar sabendo disso sem ter que parar o que estou fazendo e interagir com a pulseira. Li muitos dados falando que esses sensores de batimentos são imprecisos, tenho a dizer que não achei tão ruim não, mesmo porque estava com uma Xiaomi Mi Band 2 os valores eram bem próximos a todo o momento que eu fazia a comparação, a diferença era no máximo de 5 batimentos a mais na Samsung Gear FIT 2, mas por exemplo a Mi Band 2 não faz a marcação sozinha, você é obrigado a parar o que está fazendo, acessar o menu e iniciar a medição, já na Gear FIT 2 isso é automático mas também há a opção de se fazer sozinho.

samsung_gear_fit_2_1217 samsung_gear_fit_2_1205

Outros sensores estão embarcados nesse novo modelo da Gear FIT entre eles GPS,  giroscópio, barômetro e acelerômetro. Mas para que tanto sensores ?

Vamos então tentar explicar cada um deles, o primeiro e mais presente para os meus testes foi o o de subida de escada, sim a Gear FIT 2, passa a contar a quantidade de degraus que você sobe, aqui eu realmente senti um pouco de imprecisão pois tinha horas que parecia que ele não contava esse dado, mas de forma geral foi muito satisfatório, pois até então não tinha testado nada capaz de medir esse dado.

samsung_gear_fit_2_1207

O GPS completamente integrado, esse para mim é a estrela da vez pois graças a ele você não tem que carregar seu telefone ao redor durante os treinos ao ar livre. Você também pode ver um mapa da sua execução ou rota de ciclismo (junto com o ritmo da corrida) todos exibidos na tela. E para quem curte abdominais acredite o Samsung Gear FIT 2 pode contar isso para tí, sim ele marca de verdade cada vez que você atinge a posição de repouso, isso porque ela é capaz de mensurar 15 atividades diferentes, aqui é meu adendo eu realmente esquecia de iniciar as atividades por isso não tenho tantos dados assim armazenados tenho somente os de caminhada e do dia a dia de operações. Cada treino que você inicia manualmente o Samsung Gear FIT 2  te dá a 3 segundos de contagem regressiva antes de iniciar as marcações.

samsung_gear_fit_2_1220

Bateria infelizmente é um ponto crítico em todo wearable e na Gear FIT 2 não é diferente ela conta com 200 mAh, a tela é desligada para economizar bateria quando você não está olhando para ela e o display liga novamente quando você gira o punho para cima, porem tinha horas que ela ligava mais do que deveria, mas nada que faça um consumo exagerado de energia, o meu grande erro foi ligar todas as notificações nela, ai para vocês que costumam ler meus reviews sabem que trabalho no nível insano de mensagens e claro a Gear FIT 2 tinha que ser carregada diariamente, mas ela durava bens umas 16h para mais e eu sempre colocava para carregar as 23h com 40% de bateria ainda. Poucos dias foram os dias que usei para monitorar o sono, nesses dias ela acabou a bateria durante o dia e nem senti se ela avisava que a bateria havia chegado ao fim. O carregamento requer cerca de uma hora ou mais, ela vem com uma base USB proprietária é bem bonita e funcional, mas por ser proprietária vc tem que escolher onde irá carregar seu Gear Fit 2 se em casa ou no trabalho.

samsung_gear_fit_2_1268

O touchscreen da Gear FIT 2 para mim foi ótima, uma experiência bastante agradável, tinha horas que incomodava principalmente quando você cruza os braços e a tela toca sua pele, isso era muito chato o display ligava e tentava tomar ações que não eram esperadas.

samsung_gear_fit_2_1201

Vamos aos dados mais técnicos que alguns leitores gostam de saber, o Gear FIT 2 tem 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, vem equipado com sistema operacional proprietário da Samsung o Tizen que roda em um processador de 1GHz dual-core.

Deslizando o dedo para baixo você tem acesso a um menu de atalho, onde é possível  ajustar o brilho , ligar o ‘não perturbe ‘ e usar o leitor de música.

samsung_gear_fit_2_1210

Ele também irá lhe dizer se você está com o Bluetooth ligado e o nível da bateria atual, um outro recurso que também ele tem é de se conectar a redes Wi-Fi sim meus amigos ele pode ser independente do seu smartphone. Passando à direita fica a área que vou chamar de mensageira, uma tela de notificação onde você pode escolher para ler cada um, ver detalhes das atividades ou abrir aplicações no smartphone. Já deslizando o dedo para a esquerda ai sim começam a aparelhos os atalhos para vários aplicativos que podem exibir mais informações. O Gear Fit 2 não está livre de botões o botão maior chamado de home  abre uma lista dos aplicativos que você pode percorrer deslizando para cima e para baixo.

samsung_gear_fit_2_1177

As notificações, aqui é o meu nível de gasto de bateria, elas incluem texto, chamadas, e-mail, aplicativos e calendário. Semelhante à maioria dos smartwatches o Gear FIT 2 , tem itens prontos de respostas como emoticons e respostas rápidas pré-escritas para quem liga ou para os mensageiros, mas a maior parte fica “Abrir no smartphone”.

samsung_gear_fit_2_1246

Conclusão

Ao meu ver vale sim comprar um Gear Fit 2 é um ótimo wearable, me encantou e me cativou, mas mostrou que a Samsung ainda tem muito a apresentar nessa área mas cada vez está lançando dispositivos mais independentes e funcionais que realmente fazem ações sem precisar de interação humana direta, isso para mim é o maior fator positivo. O GPS e as medições automáticas são um charme a parte, o que peca um pouco e me deixou triste foram bateria durar pouco e a opção de compatibilidade com iOS.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

1 Comentário para Samsung Gear FIT 2 – Review

  1. Boa noite Rafael, comprei um gear fit 2 e não consigo configurar com o meu smartphone, tentei no moto G e no samsung gran prime. vc sabe quais smartphones são compatíveis com o gear fit 2 e quais app deve ser instalados?

Deixe uma resposta