Samsung Gear 360 – Analise Completa

Por -

Filme e fotografe em 360º a todo momento

samsung-gear-360-degree-camera-3

A Samsung emprestou a sua super câmera que foi lançada junto com a sétima geração da linha Galaxy S a câmera Samsung Gear 360, ela é considerada pela empresa como um dispositivo Wearable (vestível) e chega custando a partir de  R$ 2.599. Ele poderá ser encontrado na loja online da marca e nos principais varejistas do país (offline e online).

A parte chata é que para você poder aproveitar 100% da real capacidade da Gear Samsung Gear 360, você precisa de um dispositivo com ela, e os modelos são os Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 edge +, Note 5, Galaxy S6 edge e Galaxy S6, isso porque para usar você precisa do aplicativo oficial Samsung Gear 360 Mananger que só roda nesses modelos. Clama mas não fique triste, mesmo sem um dispositivo Samsung é possível usar a Samsung Gear 360, porem é preciso ter um pouco de conhecimento e dar um garimpada pelo XDA Fórum que é uma área mais focada em desenvolvimento do que no consumidor final, então se for usar o aplicativo Samsung Gear 360 Mananger por aqui é por sua conta e risco, saiba que você pode estar expondo seu dispositivo a invasões, pois é um aplicativo modificado e não oficial. Passada as recomendações vamos voltar ao review, para editar ou vídeos ou as fotos você vai precisar baixar o aplicativo Gear 360 Action Director, é um aplicativo oficial da câmera para o computador, primeiro mimimi esse aplicativo só existe para ambiente Windows, para quem usa Final Cut, Adobe Premier existem plugins pagos que permitem essa importação para edição de vídeo em programas mais conhecidos pelos Youtubers.

A Samsung Gear 360 traz a certificação IP53, que a torna resistente à poeira e pequenas gotinhas, pelo amor de Deus não vai molhar a câmera ou levar a praia pois não é resistente a areia. Afinal é preciso tomar cuidado com as suas lentes, pois ficam constantemente expostos à riscos e arranhões. Tanto que a Samsung entrega no kit da câmera uma sacola para proteção da câmera, inclusive é bem legal quando você vai guardar pois dá uma limpezinha na lente.

samsung-gear-360-degree-camera-dados-tech

A Samsung Gear 360 tem um visual bastante chamativo, com um formato esférico  duas lentes olho de peixe em cada lado, a inspiração veio do capacete dos astronautas, e para seguir a inspiração ela é branca também.

samsung_gear_360_1800

A pesar de funcionar com o smartphone, ele não é um item obrigatório para o uso da Samsung Gear 360, pois ela possui comandos básicos e simples na própria câmera, pois possui apenas um botão no topo como tradicional círculo vermelho para dizer que é o botão de gravação, e dois botões de um dos lados da câmera um com a função de ligar e o outro controles de menu. No topo há um display, para mostrar  informações como o modo câmera, tempo restante de bateria, tempo em gravação, formato da gravação, tamanho entre outras funções.

samsung_gear_360_1797

Aqui uma galeria de comandos que podem ser feitos na própria câmera.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na lateral oposta a esses botões ficam o slot de bateria removível, o slot de cartão microSD e a conexão micro USB. O carregamento da Samsung Gear 360 e feito por conexão micro USB.

samsung_gear_360_1823samsung_gear_360_9164

A Samsung entrega junto com Samsung Gear 360 um mini tripé que permite que a câmera seja apoiada em qualquer superfície plana. Porem a Samsung foi muito inteligente em não criar um novo padrão de tripé, mas sim transformar o encaixe para os tripés e acessórios de fotografia do mercado, isso faz com que a Samsung Gear 360 possa receber qualquer acessório como tripé ou suporte de câmera, não fiz o teste em drone por não ter um mas acredito que seja possível adaptar também.

samsung_gear_360_9130

Assim como uma câmera de ação a Samsung Gear 360 não possui display, então a única forma de ver o que está sendo capturado e por meio do smartphone, quanto ao alcance de gravação fiz a uma distância de 5 metros tranquilamente, por isso que um drone ia ser show voando com ela.  Voltando ao aplicativo nele é possível configurar o modo em uso, qualidade da captura, quantas câmeras serão usadas, sim dá para usar como 180 apenas, acionar ou não o HDR, ISO entre outras configurações.

SAMSUNG

Vamos a uma parte ruim do processo, pois nem tudo são flores, o que é capturado pela câmera fica no cartão de memória, nesse ponto você possui três forma de tirar o que foi produzido na Samsung Gear 360. O primeiro modo é remover o cartão microSD, porem ai você vai precisar de um adaptador, o modelo que a Samsung emprestou para o review veio com esse adaptador mas ao que pareceu isso não é regra. O segundo modo é por meio do cabo de dados, mais lento mas não ruim, ao menos não não fica na dependência do adaptador. O terceiro e último método é para quem quer compartilhar o conteúdo rapidamente, mas nem tanto, que é transmitir para o smartphone o conteúdo, aqui é sofrido levei um pouco mais de duas hora para transferir um vídeo. Vamos a outra parte chata, lembra que eu mencionei que para editar você precisar do software  Gear 360 Action Director, pois é sem ele transferir esse conteúdo direto para o YouTube ou até mesmo para o Facebook não é uma tarefa das mais fácil, isso porque esses dois canais ainda não reconhecem 100% a gravação em 360 como oficial, eles adotam câmeras concorrentes como opções, porem tem um pulo do “gato” se você está em um Mac ou até mesmo no Windows e não vai editar esse vídeo, você pode usar um software chamado Spatial Media Metadata Injector, esse software serve para dizer a essas duas plataformas que o esse vídeo é feito em 360. Outra parte chata mas que precisa ser comentada aqui é referente as gravações noturnas, infelizmente por não ter flash, luz acoplada ou visão infravermelha a Samsung Gear 360 não faz fotos ou vídeo em ambientes sem luz ou com muito pouca luz, ela é totalmente desentende de luminosidade, triste mas é preciso dizer que senti falta da câmera fazer pequenas transições de claro e escuro em alguns momentos dirigindo.

screenshot_20160621_203533

spatial-media

Telas do aplicativo no Gear 360 Mananger no smartphone

Antes que pergunte as câmeras da Samsung Gear 360 possuem 15 MP cada e  ângulo de visão de 180º, mas como toda câmera 360 há um ponto cego, ao meu ver essa perda é mínima, se comparada com um equipamentos profissionais e todos tratadas como por exemplo da Gyro, é uma empresa de uma conhecida que faz fotos em 360º com câmera profissional e trata as fotos antes de publica-las, além disso a Gyro te entrega tudo para você inserir a foto no seu site.


Veredito Final

Vale a pena ter uma Gear 360? Tenho a dizer que fiquei dividido, ao mesmo tempo que eu queria gravar tudo em 360, me sentia amarrado em saber se estava gravando certo ou errado pois como eu disse a parte do visor fica por conta do smartphone compatível. Há a dificuldade de compartilhar o conteúdo gerado pela Gear 360 com o Facebook e com o YouTube.

Por outro lado é muito bacana ver o que você criou com a Samsung Gear 360 aliado ao Samsung Gear VR.

Eu particularmente ainda preciso me adaptar a criar conteúdo focado para 360, pois se não fica igual a essa foto minha, onde eu mostrei um lado arrumado e outro muito, mas muito feio da imagem.

 

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta