Samsung Galaxy K Zoom – Review

Quando recebemos o Samsung Galaxy K Zoom, a caixa por fora era preta, mas o aparelho Branco com uma cor muito bonita

O Samsung Galaxy K Zoom, realmente é um smartphone um pouco complicado de explicar ao usuário final, pois ele é um híbrido de telefone com câmera digital compacta literalmente, e o K Zoom não é o primeiro na verdade ele é o segundo smartphone da Samsung a fazer essa mescla, o primeiro foi o Galaxy S4 Zoom.

Quando recebemos o Samsung Galaxy K Zoom, a caixa por fora era preta, mas o aparelho Branco com uma cor muito bonita
Quando recebemos o Samsung Galaxy K Zoom, a caixa por fora era preta, mas o aparelho Branco com uma cor muito bonita

A idéia principal era um telefone com a lente ou com uma câmera acima do normal. Para quem teve contato com a versão anterior é um pouco inevitável deixar de lado algumas comparações

Design

O Samsung Galaxy K Zoom, pensem em juntar os dois mundos, câmera e smartphone esse é o resultado, na parte de trás fica o compartimento da lente, algo que chama muito a atenção pois ela chega a saltar par fora do aparelho. De frente ele lembra visualmente o Samsung Galaxy S5, porem com uma tela um pouco melhor.

A caixa da lente faz com ela fique um pouco saltada do aparelho.
A caixa da lente faz com ela fique um pouco saltada do aparelho.

O peso do Samsung Galaxy K Zoom também é incomum, achei um smartphone um tanto pesado, afinal ele pesa 200g,  55g mais pesado do que o Galaxy S5, isso tudo por causa da lente, não é algo que chegue a incomodar, mas pra quem está acostumado com aparelhos mais leves como o Galaxy A5, com certeza vai estranhar o peso dele um pouco.

Já o visual é bem bonito, como disse recebemos o branco, na parte traseira ele é constituído de um plástico que parece que for perfurado e um brilho que lembrou algo parolado e não branco. O K Zoom está disponível em 3 cores branco, cinza e azul.

Brilho lindo da tela do Galaxy K Zoom
Brilho lindo da tela do Galaxy K Zoom

A tela tem uma resolução 1,280×720, feita em AMOLED têm backlights individuais para cada pixel. Tem um tamanho de tela de 4,8 polegadas, com resolução de 720p em vez de 1080p.

Ao recebermos o Samsung Galaxy K Zoom ele veio com a versão 4.4.2 KitKat do Android, que roda com muita fluido, mas já acusava uma atualização, de versão. A qualidade do áudio do telefone, é muito boa para e durante ligações, com relação a música ou o toque em ambientes externos com muito ruído me pareceu um pouco baixo. Funciona com 4G e Wi-Fi, tem Bluetooth e NFC e possui porta microSD padrão é na parte inferior esquerda que suporta cartões MicroSD de até 64GB.

Câmera

Aqui é que começa toda a curiosidade o Samsung Galaxy K Zoom efetivamente tem uma câmera compacta inserida no corpo do smartphone. É muito flexível em alguns aspectos, mas não é substituto para uma câmera compacta ou DSLR. A uma câmera traseira de fato é muito boa, com 20,7 megapixels e lentes Samsung de 24-240mm com abertura máxima de f / 3,1-6,3. A grande sacada mesmo acredito que fique por conta do seu zoom óptico com ampliação em 10 vezes e seu flash Xênon. A imagem, mesmo muito maior, mantém a qualidade, sem distorcer ou gerar ruídos na fotografia, além de oferecer uma boa saturação e oferece um foco que a maioria dos smartphones nem sonha em conseguir, mas para macros achei que deixou um pouco a desejar. Já que estamos falando em Zoom, aqui ele é feito ou através do aplicativo ou usando os botões de volume para cima / para baixo. No entanto, existem desvantagens para o zoom óptico. A mais óbvia é a velocidade. Demora cerca de 4 a 5 segundos para ir de interface do telefone para o ponto onde você pode tirar uma foto.

Lente para fora do corpo
Lente para fora do corpo

O Galaxy K Zoom também tem uma câmera de 2 megapixels frontal, não há zoom,  mas é bastante decente.

galaxy_k_zoom_elevado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vida da Bateria

O Galaxy K Zoom tem uma bateria de 2430mAh, e como em outros aparelhos da marca você pode tirar a tampa traseira para acessá-la.

Com o uso normal, descobrimos que a bateria dura um dia, mas a bateria descarrega muito rapidamente, mesmo se você apenas usar muito o telefone. Em uma dia normal o K Zoom não chegou ao final dele sem precisar de uma recarga e nem estava jogando por horas, apenas navegando na web, verificando e-mails de vez em quando e fazendo muitas fotos, mesmo assim ele não fechou o dia sem beber um pouco de energia. Quando ativado o meu nível normal de uso que é, tirar fotos o dia inteiro, ver e-mail, navegar na web, Twitter, Facebook, Telegran, WhatsApp e compartilhamento de internet, ai precisei fazer duas recargas dia. O flash consome muito da bateria, o que faz com que fotos noturnas diminuam a autonomia de carga do aparelho

Disponibilidade e preço

O dispositivo está sendo comercializado por R$ 1.200 a R$ 1.900 reais, é um custo bem alto para o modelo.

Veretido Final

Samsung Galaxy K Zoom é um bom aparelho, pode parecer dispositivo sonho do entusiasta da fotografia, mas ainda não é perfeito tem pontos a serem melhorados.

Pontos fortes

  • Bom desempenho de uso
  • O zoom óptico é ótimo para composição da foto
  • Software para trabalhar com as imagens é perfeito

Pontos fracos

  • Volumosos e pesados
  • Pobre de bateria
  • Desajeitado nas mãos