Review: Xperia Z2, chegou a hora do choro

Xperia Z1 e Z2 lado a lado, mostrando que a Sony está certa do que está fazendo, o que é lindo tem que se manter

Bom primeiramente vou explicar o motivo do título “Chegou a hora do choro”,  nós do Inteligência Móvel testamos um Sony Xperia Z2, e hora do choro pois teremos que devolver, o que é uma pena pois é uma excelente equipamento.

Mas vamos ao que interessa que é saber como foi utilizar o todo poderoso Xperia Z2. Vou tentar não ser repetitivo com relação a especificações e focar mais em uso diário mesmo, se você quer saber esse dado mais técnico recomento uma lida no artigo falando sobre esse lado do Xperia Z2

Caixa do Sony Xperia Z2
Caixa do Sony Xperia Z2

Design


 

O Sony Xperia Z2 se parece muito com seu irmão mais velho o Xperia Z1. Traseira e frente são feitas de vidro, o que pode ser um problema para pessoas muito desastrada, não fiz teste de queda, mas só de ficar no bolso ele pegou alguns riscos que já me fizeram chorar, alem disso unindo frente e verso, agora temos uma friso

O que mantém o Xperia Z2 de volta é que seu corpo é carregado com costuras, abas e um conector dock óbvio que retira um estilo de outra forma simples.

Xperia Z1 e Z2 lado a lado, mostrando que a Sony está certa do que está fazendo, o que é lindo tem que se manter
Xperia Z2 e Z1 lado a lado, mostrando que a Sony está certa do que está fazendo, o que é lindo tem que se manter

 

Câmeras


Bom uma função que é obrigatória para mim desde 2003 em telefones e smartphones são as câmeras, antes dos smartphones eu usava somente para tirar realmente fotos, mas hoje uso para praticamente tudo, desde função principal até como ferramenta de armazenamento de informação.

As câmeras do Xperia Z2, são as melhores que testei até o momento, afinal 20,7 MP câmera na traseira e 2.0 na dianteira fazem uma difença e tanto, principalmente que o meu smartphone é um iPhone5. A ótima qualidade para fotos com muitas luz unido com a tela me deixaram babando. Imagens tiradas com a Sony Xperia Z2 se aproximam em 99% da realidade das cores. Infelizmente, áreas claras iluminadas pelo sol quente e brilhante sair superexposta ou mesmo muito escuras sem usar o flash ficam extremamente escuras, mas você sabe o que eles dizem – nada é perfeito.

A interface de usuário da câmera do Sony Xperia do Z2 é mais fácil de usar, ainda mais que ela conta com ajuste automáticos e também ajuste manual, ou seja, se você manja de tirar fotos pode usar efeitos em manual e fazer lindas fotos (ela tende a ser muito precisa na maioria das vezes). Além disso a câmera conta com um botão exclusivo que aciona a câmera rapidamente, cerca de 2 segundos ela já está armada para tirar foto. Isso é muito bom uma vez que você tem um acionador para isso. Outro detalhe que todos os pais com crianças pequenas vão amar, assim como o irmão mais velho o Sony Xperia do Z1 o Z2 conta com a possibilidade de tirar fotos dentro da água, sim ele é totalmente a prova de água e o acionador funciona sobre até 1,5m de profundidade (esse é o valor recomendado pela Sony, não tentei ir mais fundo). Alem disso temos, modo panorâmico, Fundo Desfocado, Vídeo com Timeshift (câmera lenta), Efeitos criativos, Timeshift burst (que tira várias fotos em sequencia e te deixa escolher a melhor) e o inusitado AR Effect que ativa efeitos de realidade aumentada com a câmera e com isso é possível inserir um cenário de mar, floresta ou até mesmo dinossauros.

Gravação de vídeo é outra coisa linda com o Xperia Z2 afinal a criança pode fazer vídeos em 4k (para quem não sabe o que é o 4K ela é quatro vezes maior (3840 × 2160 pixels) do que a Full HD, resolvi documentar isso de tanto me perguntarem) A parte chata deste tipo de gravação que eu achei que era algo com o Xperia Z2 mas vi que todos os aparelhos que estão usando 4k estão com esse problema é o superaquecimento, sim gravar em 4k por mais de 1 hora aquece muito o equipamento e ele mesmo desliga a função para evitar danos, é um ponto negativo mas positivo, pois ao mesmo tempo que você perde de gravar você ganha em não queimar o equipamento.. Temos o prazer de dizer que as imagens de vídeo 4K parece muito bom, com um monte de detalhes e potencial, embora pareça que ele requer um pouco de poder de processamento para se decodificada, o que significa que você pode ter alguns problemas se você tentar executá-lo em um dispositivo diferente. Enquanto isso, o vídeo gravado noite com o Z2 é muito fluida e tem uma certa vivacidade a ele, mas é irritantemente granulado, arruinando o prazer de vê-lo a uma extensão.

Foto da minha esposa com muitas cores para mostar a qualidade de imagem
Foto da minha esposa com muitas cores para mostar a qualidade de imagem


Multimedia


 

O Sony Xperia Z2 é o dispositivo móvel ideal para desfrutar de vídeos ou jogos. Com a sua grande tela é de fazer qualquer um babar, ela é realmente linda. O player de vídeo suporta todos os formatos populares.


IMG_6165

Tela do Xperia Z2 com as freqüências de canais de São Paulo
Tela do Xperia Z2 com as freqüências de canais de São Paulo

 

A galeria de foto e vídeo é fantasticamente linda e bem simples de ser usada, algo que deixa o aparelho ainda mais encantador.

O som Sony Xperia Z2 é muito bom, com alto-falantes estéreo voltados para a frente, a qualidade é bem agradável além de contar com o ClearAudio+, destinado a equalizar as frequências sonoras para garantir sempre a melhor experiência, não importando a natureza do som. Existem também algumas outras ferramentas de aprimoramento de som como xLOUD.

Outra iguaria a parte é a parte de televisão, com essa tela linda e tecnologia de luminosidade, fica um show a parte ver TV, é claro que é até chato pois em alguns momentos a galera fica te olhando querendo saber que aparelho é esse de tão bonito, ao menos fui questionado algumas vezes e  sempre com muitos elogios para a tela.

Chamada


 

Taí uma coisa que eu realmente usei muito pouco, com tantos recursos, vale lembrar que ele tem que é função de ser um telefone, o volume da ligação é bem alto e a qualidade das chamadas bastante satisfatória.

Um recurso que uso até que bastante quando estou em um celular que é a função de viva voz, achei muito satisfatória, o som limpo e bem claro.

Conclusão


 

Minha conclusão sobre tudo isso, se eu tivesse, e eu pretendo, comprar um Android hoje, sem dúvidas seria um Xperia Z2, pois eu curti muito tanto que ele é o queridinho da Sony, tudo bem que andei vendo as fotos de um tal Z3 e gostei muito também mas como Z3 é algo do futuro ainda eu fico com o que está na minha mão agradou e muito e sem dúvida eu dou 5 estrelas.

Preço do Xperia Z2 + SmartBand = R$ 2.499,00 só SmartBand = R$ 399,00

 

Extra – Sony SmartBand SWR10

 


Sony SmartBand SWR10
Sony SmartBand SWR10

A Sony SmartBand SWR10 é uma pulseira ou se preferir um wearable,  que funciona com qualquer telefones Android. Assim como a linha Z a SmartBand é à prova de água, pode suportar submersão em até 5 pés (1,5 metros) de águas profundas e por até 30 minutos, é protegido de poeira,  e tem uma bateria de longa duração. O principal objetivo é acompanhar seus passos durante as duas corridas e caminhadas, mas também pode acompanhar o seu sono e acordá-lo com um alarme silencioso, claro que usei o meu para algo mais do que me acordar, mas como um lembrete de alguns horários chave para mim, e realmente é bem interessante e bem prática. Uma curiosidade muito interessante é a função que avisa quando você deixa o telefone na mesa ou a bateria acaba e a SmartBand vibra para alertar que você está esquecendo o seu Android.

A parta chata do SmartBand SWR10, é a falta de um display, nem que fosse para mostrar as horas ou passos acho que poderia ser um upgrade para uma versão futura que seria algo maravilhoso.

Na caixa da SmartBand SWR10 vem duas pulseiras na caixa, o coração, um  cabo MicroUSB e um manual do usuário.

SmartBand e seu "coração" onde receberá e passará todas as informaçõesSmartBand e seu "coração" onde receberá e passará todas as informações
SmartBand e seu “coração” onde receberá e passará todas as informações

Claro que o casamento é mais do que necessário o Sony Xperia Z2 + SmartBand SWR10 é o melhor casamento, pois usei a SmartBand SWR10 com um concorrente com  Android  e a experiência não foi igual, mesmo tendo a mesma funcionalidade no Xperia Z2 me passava a sensação de ser bem melhor a experiência. Fora que se você realmente vai usar como monitor de atividades, por hora esse é o melhor que encontrei até agora, muito mais independente do que os concorrentes, vale ao meu ver o investimento.