Review – Sony Xperia C4 selfie

Por -

Xperia C4 Selfie é o smartphone com tela grande e câmera para selfies da Sony. São 5,5 polegadas de tela e câmera frontal de 5 megapixels com flash e lente grande angular que permite que sejam feitas selfies e filmagens mesmo em condições extremas de luminosidade. O Xperia C4 baseia-se no conceito aprovado e comprovado do C3, porem ele vem para acrescentar algumas melhorias fundamentais que posicionam o smartphone firmemente no segmento superior do midrange. A resolução de vídeo de 1080p, a câmera traseira que agora salta para 13MP. No Brail a Sony promove o aparelho como o melhor smartphone para selfies do mundo.

Kit que comprou a compra do Xperia C4 Selfie, fone de ouvidos, manuais, caixa, carregador usb e aparelho

Kit que comprou a compra do Xperia C4 Selfie, fone de ouvidos, manuais, caixa, carregador usb e aparelho

Design e tela

Considerado um phablet o Xperia C4 Selfie Dual não difere muito do que encontramos em outros smartphones da família Xperia, o C4 vem com chipset MT6752 Mediatek para substituir o Snapdragon 410, o MediaTek escolhido é um octa-core de 1,7 GHz, o Xperia C4 conta ainda com 2 GB de memória RAM e 16 GB de espaço interno, com entrada para microSD de até 128 GB. A tela tem 1920 x 1080 pixels, a bateria é de 2600 mAh e ele sai de fábrica com Android 5.0 (Lollipop). Outra característica, que é exclusiva para o país, é a TV digital.

Xperia C4 visto de lado

Xperia C4 visto de lado

Com traseira lisa de plástico, laterais curvadas também de plástico, botão Power redondo, controles de volume e o botão de acionamento de câmera, esse botão de acionamento da câmera eu particularmente gosto muito, na lateral o C4 mantem as caracteristica da linha Xperia da Sony, porem o acabamento é mais simples. Ainda falado do desenho do aparelho as quinas deste modelo infelizmente não receberam o tratamento resistentes a queda presentes na linha Z, da mesma forma ele também não é a prova d’água. Falando de laterais, temos uma tampa com entrada para cartão micro SD e também para dois SIM cards (Nano-SIM), porem remover o SIM foi uma tarefa um pouco difícil, sei que não é algo que se faça toda hora mas gostaria de registrar essa dificuldade.

Xperia C4 tampa de acesso aos SIM cards e Micro SD

Xperia C4 tampa de acesso aos SIM cards e Micro SD

A tela conta com resolução de 1920×1080 pixels (401 ppi) full HD, IPS e a tecnologia Bravia Engine 2 que, segundo a Sony, garante exibição de cores vivas, realmente senti essa qualidade de cor e também um grande conforto ao usar o aparelho mesmo em ângulos diferentes. No sol ele se mostrou satisfatório, é possível ler na tela.

Tela bem grande do Xperia C4

Tela bem grande do Xperia C4

O Xperia C4 oferece TV digital a resolução é 1seg (320×240 pixels), a parte chata é que você precisa de um acessório que vem junto, ainda bem, que permite a sintonia dos canais, sem ele a TV nem funciona, achei a imagem um pouco pequena, poderia ser maior e aproveitar melhor a tela. Fiz uso da TV em movimento, que é algo que sei que muitos vão fazer e notei que dependendo do local havia muita perda de sinal, já testei outro modelo da marca que usava antena física que não me apresentou esse problema.

Recepção de canais do Xperia C4 precisa de uma antena extra

Recepção de canais do Xperia C4 precisa de uma antena extra

O alto-falante tem bom volume, mas distorce um pouco perto do limite máximo, o som fica meio metalizado e o som fica muito baixo quando você deixa o aparelho sobre uma superfície plana, isso é achei um problema pois o meu aparelho ficava sobre a mesa e as vezes não escutava.

Alto falante na parte de trás pode causar desconforto em alguns

Alto falante na parte de trás pode causar desconforto em alguns

Câmera

O Xperia C4 Dual ganhou bastante atenção por parte da Sony quando se fala em câmera. Não sou um amante das selfies, mas estando com um smartphone focado em selfie, tinha que fazer algumas para testar as caracteristicas primordiais do aparalho, como sempre falo sou um ponto fora da curva de mercado consumidor, mas em uma pequena analise de campo muitos se mostravam animadas em pensar na câmera frontal com flash para um próximo aparelho.

A câmera traseira vem com 13 megapixels e pode produzir imagens de até 4128 x 3096 pixels, conta com um sensor Exmor RS, que garante um bom desempenho com autofoco, flash ou até mesmo manual. Assim como em outros modelos da marca faz fotos muito bonitas.

Foto com luz natural em ambiente aberto.

Foto com luz natural em ambiente aberto.

A câmera frontal é grande destaque do Xperia C4 tem sensor Exmor R e conta com de 5 megapixels, a lente é uma grande angular de 25 mm, isso significa que dá para enquadrar mais pessoas ou até mesmo um fundo bonito na sua foto, ainda possui um recurso chamado SteadyShot que serve para compensar possíveis trepidações na foto, realmente funcionou pois não tive fotos tremidas. Mesmo com flash em led o Xperia C4 apresenta um pouco de ruído.

Câmera frontal, luz natural

Câmera frontal, luz natural

Câmera frontal, feita a noite sem uso de flash

Câmera frontal, feita a noite sem uso de flash

Câmera frontal, feita a noite com uso de flash

Câmera frontal, feita a noite com uso de flash

Câmera frontal, com efeitos especiais da Sony

Câmera frontal, com efeitos especiais da Sony

Detalha do NFC e da câmera traseira, detalhe que o flash não fica ao lado mas abaixo da lente da câmera

Detalha do NFC e da câmera traseira, detalhe que o flash não fica ao lado mas abaixo da lente da câmera

Ambas as câmeras gravam vídeos em full HD.

Bateria

O Xperia C4 Dual tem uma bateria de 2.600 mAh não removível, a mesma usada no Xperia Z3 Compactacontece, mesmo com o eficiente modo stamina, dá para usá-lo o dia todo sem precisar de uma tomada, sendo o uso moderado, nada de jogos pesados durante horas ou ficar assistindo vídeos em full HD, aqui entra o momento mimimi, quando requerido ao extremo no meu nível de uso ele não chegou nem perto da hora do almoço, ou seja das 5h as 11h eu tive bateria após isso tive que por para carregar mesmo com modo stamina ativo, como eu disse é um mimimi pois a parcela que usaria qualquer smartphone desta forma é tão pequena que não é um defeito.

Conclusão

Para quem gosta de telas grandes, gosta de fazer muitas selfies e precisa de flash frontal, o Xperia C4 Selfie é uma boa opção. Não duvido muito o apelo das selfies deixará de ser diferencial para se tornar requisito básico, uma vez que Asus também tem uma modelo, a LG e a Motorola estão chegando nesse mercado

O modelo já está disponível no mercado por valores que variam de R$ 900 a R$ 1400, dentro desta faixa de preço existe aparelhos da própria Sony que podem oferecer recursos parecidos com um custo mais baixo.

PRÓS

  • Câmera frontal boa e com flash;
  • Tela de 5,5 polegadas full HD;
  • Dual SIM.

CONTRAS

  • A bateria poderia ter um pouco mais de autonomia
  • Não é à prova d´água

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta