Review Galaxy Note 4

Muitos diziam que a moda dos Phablets nunca iria pegar, porem aqui estamos mais de quatro anos do Galaxy Note original com a quarta geração dispositivo, o Samsung Galaxy Note 4.

SamsungGalaxyNote

Se você é consumidor de smartphones top de linha porem tem medo de quebrar a tela do dispositivo quando usado no bolso ou na bolsa, então provavelmente você está no lugar errado, você poderia considerar o Galaxy S6 ou Galaxy S6 Edge, uma vez que eles oferecem tecnologias de ponta como o Note 4 porem em tamanho menor.

SamsungGalaxyNote 2

Ao contrário dos lançamentos dos Galaxy’s Notes anteriores, a Samsung não considerou necessário aumentar o tamanho da tela da Note 4, com isto as mesmas dimensões do Note 3 foram mantidas, com display de 5,7 polegadas. Apesar de ser do mesmo tamanho, a tela não é a mesma, o display Super AMOLED da Samsung exibe cores vibrantes e vivas que realmente fazem uma experiência de visualização impressionante. Juntamente com a resolução QHD a exibição ‘adaptável’ faz que a mudança da tela de acordo com a iluminação do ambiente seja fantástica. Texto e imagens são cristalinas, o que contribui para que a leitura seja uma experiência agradável.

Galxy Note 4 3

Design:

Quando se trata de design, a Samsung definitivamente se dedicou no novo Galaxy Note, uma vez que deu ao dispositivo um acabamento premium. Há um aro de metal em torno do aparelho, protegendo o resto do corpo, possui um estilo e cantos arredondados como o Galaxy Alpha, na tampa traseira ainda podemos notar a textura de couro, muito parecida que a usada no Note 3, apesar deste ser um ponto positivo, é a parte traseira ainda é de plástico e não fornece boa aderência, esta característica é vital quando você tem um aparelho tão grande em sua mão.

Note 4 comparado ao S6 e S6 Edge
Note 4 comparado ao S6 e S6 Edge

Tamanho:

Falando tem tamanho, o Samsung Galaxy Note 4 possui as seguintes medidas: 153,5 x 78,6 x 8,5 milímetros, quase o mesmo que o seu antecessor, porem menor em largura e profundidade do que o Galaxy Note 2, o que é impressionante considerando que este é o primeiro aparelho da série Note a ostentar uma armação de metal.

Se você já está acostumado a smartphones grandes, vai se sentir em casa com o Note 4. Eu realmente gostei da maneira como o aparelho se acomoda na mão, a disposição dos botões físicos na lateral do aparelho são de fácil acesso, e com todo este tamanho, pesando apenas 176g.

scanner digital galaxy note 4

O botão físico home, característico dos smartphones da Samsung reside na parte inferior da tela, este que agora possui um scanner de impressão digital, e que está ladeado por duas teclas sensíveis ao toque, na esquerda botão de função multi-tasking e na direita o botão voltar. Ambos Voltar e multi-tasking são completamente escondidos quando não iluminados pelas luzes de fundo, proporcionando um acabamento limpo na parte frontal do Galaxy Note 4.

 

Conectores:

GalaxY note 4 Bateria

Voltando a falar da parte traseira, temos uma câmera de 16MP, flash LED e o monitor de frequência cardíaca, como visto no Galaxy S5, S5 Mini e Galaxy Alpha, apesar de que este sensor pouco foi usado por mim devido a necessidade de estar parado para que funcione perfeitamente. Os acessos para microSIM, slot microSD e da bateria (de 3220mAh) ficam atrás da tampa traseira. 

S Pen:

No canto inferior você tem a ponta da caneta S Pen escondida dentro do corpo do aparelho. A sensibilidade desta nova caneta é impressionante, proporcionando uma experiência de escrita mais precisa, e é certamente a melhor experiência de escrita que eu tive em um smartphone.

galoaxy Note 4 S pen

A S Pen não serve apenas para escrever, você pode usá-la como um substituto para o seu dedo, permitindo-lhe mover aplicativos e arquivos em torno do telefone com facilidade. O botão no corpo da S Pen permite acesso ao menu de comandos aéreos na tela, fornecendo atalhos para o Lembrete de Ação, Seleção Inteligente, Clipe de imagem e Escrita na tela.

 

Interface:

Samsung-Galaxy-Note-4-Interface

No quesito interface, o Galaxy Note 4 não foge muito dos aparelhos anteriores, porem com uma transição muito suave e agradável, para quem está saindo de qualquer outro aparelho Android e chegando no Galaxy Note 4, pode sentir uma grande diferença no menu de configurações, pois a Samsung agrupa em tópicos próprios os itens desta área.

Performance:

Quanto a performance do aparelho, equipado com um processador Snapdragon 805 quad-core a 2,7 GHz com 3 GB de RAM o Galaxy Note 4 é o aparelho a ser batido no mercado, No uso não é possível perceber engasgos comuns no uso do touchwiz, como acontecia outras linhas de dispositivos da Samsung. Jogos de alta resolução e tarefas pesadas são executadas sem dificuldades no Note 4.

Câmera:

A câmera do Galaxy Note 4 traz a estabilização ótica de imagens e fotografa bem à luz do dia com reprodução de cores muito vividas. Em ambientes com pouco iluminação as imagens obtidas são apenas boas, por vezes com muito ruído. O aplicativo da câmera tem quatro modos pré-configurados: o automático, para selfies, o foco seletivo e o Panorama, porém é possível baixar outros modos dentro da interface da câmera,

Conclusão:

A Samsung traz com o Galaxy Note 4 um excelente aparelho, muito acima da média dos dispositivos top do mercado, mais potente, com um ótimo display, excelente câmera e bateria de vida longa, tornando-o assim o aparelho a ser batido.

Para quem está migrando do Note 3, pode não sentir muitas diferenças, para quem vem de qualquer outro dispositivo android, sim vai notar que o desempenho de todos os principais aspectos esperados de um grande aparelho, são encontrados no Galaxy Note 4.