Review Asus ZenFone 2

ZenFone 2

No ano passado a Asus surpreendeu a indústria de celulares com seu primeiro smartphone, o ZenFone 5. O smartphone tido como um rival para o (então recém-lançado) Moto G (primeira geração), para isto, veio equipado com mais memória RAM e uma câmera melhor. No entanto, a vida útil da bateria foi seu ponto fraco, hoje, os holofotes se voltam novamente para a ASUS com a chegada do Zenfone 2.

asus-zenfone-2-2

 

O ZenFone 2 vem para quebrar a hegemonia tanto de aparelhos top como o Galaxy S6 ou top de com preço competitivo como o Moto X de segunda geração. O aparelho vem disponível em 3 versões diferentes, alem de 2 variantes do modelo top, as especificações destes aparelhos clique aqui, vamos a analise do ZenFone 2:

 

Design:

Asus pregou por um desenho simples usando simulação de metal e plastico, algo próximo do Zenfone 5 com uma curvatura na tampa traseira. Existe plástico em volta do aro do aparelho.

7-asus-zenfone-2-210415

O botão de volume e power são de cor metálica e de fácil acesso, usar o botão de volume na parte de trás do aparelho pode causar algum incomodo para quem vem de aparelhos como Motorola ou Samsung. A tampa traseira é de plastico com um acabamento que simula aço escovado.

O acabamento lateral do aparelho em plastico escuro é um tanto frágil, nós notamos isto principalmente no ponto lateral do aparelho onde abrirmos a tampa traseira, deixando marcas tanto na tampa quanto no aro lateral usando apenas a unha.

As bordas do smartphones são mais finas, apesar da tampa traseira ser removível, você não pode substituir a bateria. Sob a tampa você tem acesso aos slots micro-SIM (dual chip) e um slot para cartão microSD.

8-asus-zenfone-2-210415

O botão de power está localizado na parte superior, ladeado pelo jack de 3,5 mm e microfone. A caixa de som fica localizada na base da parte de trás do aparelho.

6-asus-zenfone-2-210415

O painel frontal tem a câmera para selfie, tela de 5,5 polegadas coberta por Gorilla Glass 3, os botões home, voltar e multitarefa são sensíveis ao toque porem não possuem retroiluminação dificultando um pouco o uso em ambientes de pouca ou nenhuma luz. O base frontal é metálica com acabamento de semi-círculos concêntricos.

 

Display:

O aparelho vem equipado com uma tela de 5,5 polegadas FullHD. A tela tem uma definição respeitável, porem sofre um pouco quando exposta a luz solar direta.

Asus-Zenfone-2-71

O painel de exibição mostra cores quentes e um pouco saturado por padrão, mas você pode ajustar a temperatura de cor para se adequar seus olhos nas configurações. Os ângulos de visão do Zenfone 2 são muito bons, mesmo em ângulos agudos, assim, duas é possível duas pessoas assistir vídeos no smartphone sem perda de cores.

 

Hardware:

O Asus Zenfone 2 é alimentado por um processador Atom Z3580 quad-core 2.3GHz da Intel, com chip gráfico PowerVR G6430 , alem disto os módicos 4GB de RAM é uma das principais aposta da Asus neste aparelho. A unidade de avaliação que recebemos veio com 32GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via microSD com capacidade de até 64GB.

Intel_Atom

Este smartphone dual-sim suporta 2G, 3G e 4G no primeiro slot para chip, enquanto apenas redes 2G são suportadas no segundo chip. Alem disto vem com o pacote padrão, de conectividade, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, microUSB 2.0 e NFC. A capacidade da bateria recebeu uma grande salto da edição anterior para a atual, saindo de 2,110mAh para 3,000mAh e isto é outro grande diferencial e aposta da Asus no ZenFone 2.

 

Software:

Fomos agradavelmente surpreendidos pela Zen UI, a primeira tentativa da Asus para a criação de uma interface personalizado baseada em Android . Esta interface roda fluidamente no aparelho, talvez empurra da pela memória de sobra do aparelho, não engasta na execução de aplicativos nativos ou instalados.

zenfone-6-zen-ui

É possível ativar o display e exibir as horas e notificações dando um simples duplo toque na tela, algo que se mostrou muito útil uma vez que as teclas de volume não ativam o display como em outros dispositivos Android. No menu de multitarefa, você vai notar um botão Pin, este botão permite que você fixe um aplicativo específico na tela.

A interface do usuário Zen oferece opções como Modo Crianças (através de um aplicativo independente) e o modo básico que mostra apenas aplicativos básicos, como chamadas e mensagens de texto.

O ZenFone 2 vem pré-carregado com até 27 aplicativos Asus e de terceiros, juntamente com o conjunto usual de aplicativos do Google. Os aplicativos pré-instalados não podem ser excluídos a partir do smartphone, mas você pode desativá-los na configuração de aplicativos. Asus também permite que você selecione quais aplicativos serão bloqueados ou executado automaticamente quando você reiniciar o smartphone, alem disto existe um dedo duto de aplicativos que estão consumindo muita bateria.

 

Performance:

O processador Intel Atom oferece bom desempenho, livre de qualquer lag ou gagueira. Para se ter uma ideia, nós nunca encontramos quaisquer casos em que o telefone apresentou lentidão durante a execução de tarefas, cortesia dos 4 GB de RAM.

Zenfone-2-with-real-racing-3-1024x554

O jogo é onde a ampla RAM realmente brilha. Nós jogamos Real Racing 3 por quase uma hora no ZenFone 2 e não notei qualquer queda no desempenho do aparelho.

A bateria de 3000mAh parece ter sido uma grande escolha para o aparelho, é possivel confortavelmente passar um dia com uma carga, porem com uso moderado, no uso pesado a bateria dura entre 4 e 8 horas dependendo do que é exigido, porem nada fora do normal em aparelhos top de linha.

zenfone-power

A Asus oferece um modo de economia de energia para ajudar a conservar a bateria ZenFone 2, esta função ajuda no uso moderado mas não muito se você é um usuário avançado. Há um outro modo de ultra economia que você pode usar para ganhar algumas horas extras de bateria quando a carga for inferior a 15%. Alem disto, o aparelho vem com um carregador de modo turbo, possibilitando uma carga muito mais rápida do que em um carregador normal.

Como um dispositivo multimédia, o ZenFone 2 é bom, embora nós gostaríamos de ter o alto-falante voltado para frente.

Câmera

O aplicativo da câmera é um dos melhores que temos visto até agora, fácil de usar e cheia de modos de disparo pré programados. Abaixo está uma imagem de quase todos os modos de disparo que você pode usar neste smartphone.

camera zenfone 2 modos

A câmera selfie vem com uma lente grande angular para que você possa capturar uma grande área em seus auto-retratos. Como outros smartphones, Zenfone 2 tem um modo de beleza que irá reduzir as marcas e manchas em seu rosto por melhores selfies.

Veredito:

O Asus Zenfone 2 é um smartphone fantástico, principalmente pelo preço inicial do aparelho, R$1.299 (16GB) entra no top das melhores opções para qualquer comprador que busca um bom custo beneficio em aparelhos de alto desempenho.  Os 4GB de RAM sobram no aparelho, isto que dizer que ele tem hardware preparado para um bom tempo de atualizações.

Sendo assim, o ZenFone 2 é o aparelho a ser batido em 2015, principalmente pelo seu preço e hardware de dar inveja. Motorola e Samsung que se cuidem.