Traduzir
Rafael Mota 10 de julho de 2014
Restaurando o aparelho de fábrica

Lendo uma matéria sobre esse item resolvi postar aqui a todos os nossos seguidores donos de Android esse dilema. Na teoria restaurar as configurações de fábrica deveriam impedir que o próximo dono tenha acesso a algum dado. O problema é que fazer apenas isso não é suficiente.

Restaurando o aparelho de fábrica
Restaurando o aparelho de fábrica

Como evitar que o novo dono recupere seus dados, então? Como explica o CNET, o melhor procedimento é o seguinte:

1. Antes de restaurar os dados de fábrica, ative a criptografia no seu dispositivo no menu Segurança, nas configurações do aparelho. Isso fará com que seus dados só sejam acessíveis com uma senha definida por você. Assim, mesmo se os arquivos forem recuperados, será difícil lê-los.

2. Restaure as configurações de fábrica.Normalmente esse caminho é  Configurações > Privacidade > Restaurar padrões de fábrica — no Android puro, essa opção está em um menu chamado “Fazer backup e redefinir”. Seu smartphone irá reiniciar e os dados, já criptografados, serão apagados.

Só os dois passos acima já são suficientes.

Restaurar padrões de fábrica via código

Códigos secretos existem em aparelhos desde antes do  Android, dentre esses esses códigos sempre existe um que restaura completamente as configurações originais do celular e é interessante utilizá-lo pois ele chega a ser mais efetivo que somente ir via configurações padrão.

Para executar o código, basta abrir o discador de chamadas e digitá-lo como se fosse efetuar uma ligação comum. O código é  *2767*3855#, porem não posso afimar que esse seja o código para todos os Androids, no Galaxy S4 brasil eu testei .

Restaurar padrões via Recovery

Para fazer esse último modo é preciso entrar em modo de recuperação. Em aparelhos Samsung (desligados) isso pode ser feito pressionando as teclas: volume para cima + tecla central (início) + botão ligar, simultaneamente. Ele vai ser ligado no Recovery Mode. Nessa tela a sensibilidade ao toque não funciona então deve utilizar as teclas de  “Volume” para subir e descer e a tecla “Início” para selecionar. Sabendo disso use a opção “Wipe Data/Factory Reset” e depois “Reboot System Now”, pronto, seu celular vai ser restaurado.

Parecer final

Como eu sou adepto do nível Hard eu uso os 3 quando vou entregar aparelhos emprestados pela empresas para nossos reviews, desta forma garanto que nada que é meu será levado. Além disso também tenho por padrão a troca de todas as senhas de todos os sistemas que foram usados (google, samsung, motorla,sony,hp, facebook,instagram), pode dar trabalho mas garanto que mesmo que alguém depois de todos os processo acima descritos conseguir chegar a uma informação minha não conseguirá ir muito além do que conseguiu chegar.