Resolução das Telas: estamos chegando ao limite ?

Por -

A resolução da tela é muitas vezes um ponto negligenciado por muitos usuários na hora de comprar um celular ou tablet, mas é um dos pontos de maior tecnologia na fabricação de um dispositivo. Normalmente somente os dispositivos mais avançados carregam as maiores resoluções.

pixels

Comparação de tela vista de perto. Do lado esquerdo uma tela FullHD 1920×1080. Do lado direto uma tela HD 1280×720.

Mas o que vem a ser resolução da tela ? Em uma definição rápida, resolução da tela é a quantidade de pontos de cores diferentes que a tela é capaz de mostrar. E ela é medida em 2 dimensões, na largura e na altura. Assim, quando se fala em tela FullHD, temos a resolução padrão de 1920 de largura por 1080 pontos de altura na posição paisagem onde a largura é maior que a altura.

Agora parece que o FullHD tornou-se um padrão para os smartphones tops de linha. Os tablets já superam o FullHD, como o IPad 3 e o Nexus 10. Mas o valor característico que devemos observar quando se fala em resolução chama-se Pontos por Polegada, ou para utilizar o termo em inglês, dots per inch, ou simplesmente DPI. Isto significa que quanto menor o tamanho da tela e maior a resolução, maior o DPI. E quanto maior o DPI, mais bonita fica a imagem na tela. Segundo a ciência, acima de 300DPI, o olho humano não é capaz de distinguir dois pontos contínuos. Daí veio o nome comercial das telas dos iPhones 4, Retina Display.

Enquanto os aparelhos atuais passam dos 400 DPIs, cientistas japoneses pesquisam dispositivos com densidades acima de 500 DPI.

Então fica a pergunta: se o olho humano não é capaz de distinguir, por quê aumentar a densidade de pixels ainda mais ? Será que estamos chegando no limite da tecnologia para a densidade de pixels das telas ? Será que o consumidor realmente precisa de mais resolução ? Quem já jogou alguns jogos 3D em um destes smartphones de alta resolução e não consegue distinguir, e muito menos tocar, nos elementos na tela ?

O que você acha? Deixe seu comentário!

Inspiração: AndroidPit

http://www.androidpit.com/screen-resolutions-when-is-enough-enough

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

Deixe uma resposta