Relógio que substitui bilhete de transporte chega ao mercado em Outubro

O relógio permite acesso ao transporte público e maneira segura e rápida, basta encostar o dispositivo no leitor do ônibus, metrô ou trem para efetuar o pagamento.

Relógio bilhete único

O conceito Watch2pay é simples, um chip parecido com o que é usado em um celular comum é colocado dentro de um relógio que passa a funcionar como um bilhete de pagamento que funciona por aproximação com o dispositivo de cobrança. Em países como Turquia, Inglaterra, Rússia e Polônia é possível usar o relógio como um cartão pré-pago, basta carregar o chip com valores e quando precisar pagar algo é só aproximá-lo do dispositivo de cobrança, garantindo a segurança de não ter que ficar abrindo sua bolsa ou carteira.

slide_time

No Brasil o Watch2pay será lançado pela rede Ponto Certo em parceria com a Yellowgreen, que tem exclusividade para distribuir o relógio na América Latina. Os relógios serão uma opção para quem usa um bilhete eletrônico para pagamento de transporte público, como Bilhete Único em São Paulo. Além da capital paulista, Recife e Ribeirão Preto também já estão em fase de teste para receber o relógio.

 Testes:

Tivemos a oportunidade de testar o relógio no transporte público de São Paulo, tanto no Metro, Trem e Ônibus o dispositivo se mostrou muito eficiente, além de causar grande curiosidade nos outros passageiros e até mesmo no cobrador.

O desempenho foi além do esperado, pois não foi preciso encostar fisicamente o relógio no dispositivo de cobrança para que a passagem fosse liberada, a grande vantagem de não ter que ficar abrindo a bolsa ou a carteira para pegar o bilhete é a grande vantagem.

slide_mf

Para recarregar encontramos alguma dificuldade, no primeiro momento procuramos os totens para auto atendimento de recarga da rede ponto certo, principalmente por não ter filas, porem nos totens é preciso inserir o bilhete para recarga, assim não era possível a recarga do relógio. Ao procurar as cabines de atendimento, alguns funcionários não sabiam do que se tratava quando solicitamos a recarga, porem após uma rápida explicação conseguimos recarregar e voltar a usar o relógio.

20140828_083422

O Watch2pay será comercializado a partir da primeira semana de Outubro no valor de R$200,00, o preço não é abusivo por ser no Brasil, uma vez que os modelos básicos são comercializados por cerca de 99 dólares fora do país (cerca de R$227,00).

Em caso de perda ou roubo, basta se deslocar até um ponto de atendimento da rede ponto certo para solicitar um novo cartão, porem o relógio não será reembolsado.