Quantum Go o smartphone bonito e acessível é do Brasil – Review

Por -

Quantum Go – Review

Primeira coisa que você pensa quando escuta da marca já pensa “mais uma chinesa”, na na não, a Quantum é a mais nova fabricante de smartphones do Brasil, foi criada três executivos brasileiros se uniram à Positivo para lançar a Quantum Go que é o primeiro smartphone da marca. Tive o prazer de alem de testar o aparelho conversar um pouco com Vinicius Grein, que é o diretor de produtos da Quantum.

Kit que vem na caixa do Quantum Go, além do aparelho vem os manuais, dongle de TV, fone de ouvido, carregador e chave para abrir as entradas de chips e Microsd

Kit que vem na caixa do Quantum Go, além do aparelho vem os manuais, dongle de TV, fone de ouvido, carregador e chave para abrir as entradas de chips e Microsd

Entenda um pouco de porque o Quantum Go chega ao mercado custando a partir de R$ 699. Em hardware o Quantum Go conta com processador octa-core, 2 GB de RAM e pelo menos 16 GB de espaço interno, pagando mais duzentos reais a mais, o proprietário pode dobrar os 16 GB  para 32 GB. Conversando com o Vinicius ele foi muito claro em enfatizar que eles queriam um modelo bonito, barato e que fosse atrativo ao mercado brasileiro.

Design e tela

Logo de cara ao receber o produto o Quantum Go me fez remeter ao desenho dos equipamentos da Sony, principalmente a linha Xperia, com bordas arredondadas de aspecto metálico e um posicionamento bastante peculiar da câmera traseira e flash LED. Notei que o produto era muito, mas muito leve em relação ao mercado 115 gramas de peso e espessura de 6,5 mm, não é para menos para que o aparelho tivesse preço acessível, ele é muito confortável de segurar também e a moldura é feita de plástico. A traseira e a parte frontal são revestidas de vidro com proteção Gorilla Glass 3, recebemos na cor Steel Gray, mas ele também é vendido em mais duas Champanhe Gold e Frozen White . Questionei ao Vinicius o porque da escolha do design e ele me disse que a escolha foi fruto de muitas pesquisas, que eles fizeram alguns testes e mostraram diversos protótipos e que o consumidor acabou achando que esse era o mais agradável.

Detalhes da tela

Detalhes da tela

Outro ponto que levantamos junto com o Vinicius foi a questão dos USB e também da tela tem uma área de aproveitamento perdida, ele nos disse que o foco era realmente fazer algo bom com baixo custo, e para isso não se pode inventar a roda, então o conector Micro USB fica na parte superior ao lado da entrada para fone de ouvido de 3,5 mm pois usaram a mesma estrutura da Positivo. Desta mesma forma foi a tela, eles não criaram uma nova tela para o mercado pois isso aumentaria o custo do produto, então a solução foi usar uma forma já existente para criar a sua tela.

Traseira em plástico com Gorila Glass bem bonita, mas bem escorregadia também

Traseira em plástico com Gorila Glass bem bonita, mas bem escorregadia também

Na mão, a tela de 5 polegadas , com resolução HD (1280×720) e tecnologia AMOLED, não faz feio em nada e ainda permite que você use seu smartphone no sol, alem de ajudar a economizar energia do aparelho, o brilho não é alto mas se comparado com aparelhos na mesma categoria não tem nada a perder. Aqui entra uma primeira crítica o controle de luminosidade é um pouco lento, mas nada que não se possa ser ajustado manualmente. Existe um app chamado MiraVision, da Mediatek, que oferece um modo ainda mais saturado e outro personalizável.

Saídas da áudio dão idéia de serem duas mas não apenas mono

Saídas da áudio dão idéia de serem duas mas não apenas mono

O modelo que testei possui chip Mediatek MT6753 de 1,3 GHz, formado por octa core Cortex-A53 (64 bits) e GPU Mali-T720, acompanhado de 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, algo que dá conta da multitarefa e do uso intensivo de apps e até de jogos pesados, como Asphalt 8 e Real Reacing 3. A escolha pelo processador da MediaTek de oito núcleos é que eles são ativados sob demanda e todos eles podem alcançar a frequência máxima, isso também ajuda em muito no consumo de bateria. O smartphone rodou sem engasgos tudo que joguei nele.

Acabamento muito bonito na lateral, onde é possível ver os botões de volume, liga e desliga e bandeja do microSD

Acabamento muito bonito na lateral, onde é possível ver os botões de volume, liga e desliga e bandeja do microSD

Outro ponto positivo é o espaço para armazenamento interno, pois o Quantum Go, já nasce com 16 GB ao invés do 8 GB que são comuns nessa faixa de preço e pagando um pouco a mais existe a versão de 32 GB. Se isso não for suficientes você ainda pode adicionar um microSD de até 32 GB, acho que tem espaço bom até para os mais exigentes. O aparelho é dual SIM, e os dois SIMs ficam hospedados na mesma bandeja. Tanto os SIMs quando o microSD precisam de uma chave para liberar o acesso.

Acesso do SIM cards e do MicroSD precisam de uma chave para abrir as bandejas

Acesso do SIM cards e do MicroSD precisam de uma chave para abrir as bandejas

Para os mais exigentes em questão de software e upgrade a Quantum posicionou-se muito bem, eles seguiram a estratégia da Motorola usando o Android Lolipop quase que puro, conta com umas poucas modificações e alguns apps extras desenvolvidos pela fabricante que por hora serão exclusivos do Quantum GO, o que mais me encantou foi o DashCam que funciona como uma câmera veicular que filma constantemente o que está se passando. É algo comum na Rússia, mas não pegou no Brasil, mas bacana. Aproveitei para questionar o Vinicius sobre o upgrade para o Marshmallow, e ele me disse que dependia muito mais da Mediatek liberar o upgrade do que da Quantum, que assim que o Mediatek suportar o Marshmallow o Quantum Go receberá o upgrade ou seja usuário fiquem feliz, pois seu equipamento será atualizável.

O Quantum Go ainda tem TV digital, no padrão 1Seg (baixa resolução) é  depende de um dongle (antena) bem grande, foi um ponto que questionei ao Vinicius ele me disse que TV não era um foco fundamental e sim um benefício e que eles queriam focar no design ao invés de pensar na TV e por isso o dongle, pois o consumidor teria um aparelho bom, barato e com TV. Esse dongle que acompanha o produto é um pouco diferente dos que já existem no mercado pois ao invés a de ser na saída de fone ele funciona conectado na porta Micro USB. Fiz teste andando com ele funcionando pela cidade de São Paulo e não foi diferente de outros modelos testados, tive problemas de sintonia em alguns pontos, mas nada que comprometa o aparelho.

Sintonizando a TV assim que o Dongle é inserido

Sintonizando a TV assim que o Dongle é inserido

O foco da Quantum reflete bem o slogan deles “Smart é Você”, pensando nessa forma a empresa lanço poucos acessórios pois eles querem que o foco seja o produto e não os acessórios que hoje são apenas duas películas, um carregador veicular e as Dual Cases que além de darem uma proteção ao produto ainda permitem que o consumidor as combine gerando cores diferenciadas.

A Quantum também está estudando um plano de serviços ao seus consumidores chamado de Quantum Care, onde seria algo como uma garantia estendida, questionei também sobre reparo e entrega de compras. Para os reparos eles vão usar a rede de assistência da Positivo, onde o consumidor liga, verifica qual assistência mais próxima no momento gera um e-ticket e leva o aparelho. Já a entrega inicialmente estavam usando correios, mas por conta da demora agora estão operando com uma transportadora, desta forma o consumidor irá receber seu produto sem problemas.

Tela do site www.meuquantum.com.br, onde se pode comprar os acessórios e realizar simulações

Tela do site www.meuquantum.com.br, onde se pode comprar os acessórios e realizar simulações

Câmera

A câmera principal do Quantum Go conta com 13 megapixels e lente com abertura f/2,0. Tive alguns problemas com a câmera, achei ela um pouco lenta no foco, fotografar à noite foi bem difícil com o Quantum Go, senti ruído na imagem. Isso não chega a ser ponto negativo, pois se comparados com aparelhos de mesma faixa de preço, os resultados são bem parecidos.

Detalhe da câmera traseira

Detalhe da câmera traseira

A câmera frontal de 5 megapixels tem definição e conta com com lente grande-angular com até 84º de abertura, não tem flash mas por outro lado eles usaram uma tela branca para fazer a vez do flash, estranhei que diferente de outros aparelhos que usam esse processo o Quantum Go colocava minha imagem fora do centro, questionei isso ao Vinicius e ele me disse que era proposital, para que o proprietário olhe para a câmera ao invés de olhar para o aparelho.

Quando usado o flash frontal a tela fica branca e a visualização fica no canto superior esquerdo para que o proprietário olhe para câmera

Quando usado o flash frontal a tela fica branca e a visualização fica no canto superior esquerdo para que o proprietário olhe para câmera

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bateria

A bateria não removível de 2.300 mAh não decepciona, não esperava muito da autonomia, mas mesmo com meu uso intenso do aparelho consegui chegar ao final do dia com bateria ainda ou seja o bicho é guerreiro para quem precisa. Porem teve dias que eu precisei carregar ai senti falta de um carregamento rápido, Quick Charge , espero que fique para um próximo modelo.

Para usuário que joga ou tem uso intenso de mídia ou mesmo TV, vai precisar sim levar o carregador ou então um acessório para recarregar, para usuários de “telefones” e pouca interação conseguem até uns 2 dias de bateria.

Conclusão

O Quantum Go é um bom aparelho. Deve ser considerado como uma opção de compra caso você esteja procurando um smartphone com bom desempenho e muita capacidade de armazenamento, mas não quer gastar tanto dinheiro com um celular.

A Quantum colocou seu site no ar (www.meuquantum.com.br), com o objetivo de fazer com que os consumidores conheçam melhor a marca. No site, a empresa venderá a sua capa de proteção própria e alguns acessório. 

Caso o consumidor faça questão de testar o aparelho na mão pode ir alguns quiosques montados pela Quantum, que estão em shoppings de São Paulo e testar o aparelho.

PRÓS

  • Dual SIM;
  • Tela muito confortável;
  • Armazenamento interno;

CONTRAS

  • Controle automático de luminosidade lento;
  • Lento no foco;
  • Falta de carregador rápido;

 

Quantum GO 4G
Sistema operacional
Android 5.1 Lollipop
CPU
Octacore de 64-bit MediaTek MT6753 a 1,3GHz
GPU
Mali-T720 a 450 MHz
Tela
5” AMOLED com resolução HD (720 x 1280 pixels), protegida por Corning® Gorilla® Glass 3
Memória
2GB DDR3
Câmeras
Traseira com 13MP, lente com 5 elementos e abertura f/2.0
Frontal com 5MP e lente com ângulo de visão de 84o para selfies
Armazenamento
32GB
SIM Cards
Dual Micro SIM, ambos os slots são capazes de suportar conexões 4G (selecionável por software)
Micro SD
Suporta cartões de até 32GB
USB
Micro USB, suporta USB On-the-Go (USB OTG)
Wireless
Wi-Fi 802.11b/g/n
Bluetooth
4.0, suporta Bluetooth LE
Frequências suportadas
FDD LTE (4G): 1800/2600/700MHz (Bandas 3, 7 e 28)
WCDMA:850/900/2100MHz
GSM: 850/900/1800/1900MHz
Rádio FM e             TV digital
Sim
Localização
GPS e A-GPS
Bateria
Lítio-Polímero de 2300mAh
Cores
Steel Gray/Frozen White
Dimensões
14,5 x 7,15 x 0,65cm
Peso
115g
 

QUANTUM GO 3G
Sistema operacional
Android 5.1 Lollipop
CPU
Octacore de 32-bit MediaTek MT6592M a 1,3GHz
GPU
Mali-450 a 700MHz
Tela
5” AMOLED com resolução HD (720 x 1280 pixels), protegida por Corning® Gorilla® Glass 3
Memória
2GB DDR3
Câmeras
Traseira com 13MP, lente com 5 elementos e abertura f/2.0
Frontal com 5MP e lente com ângulo de visão de 84o para selfies
Armazenamento
16 ou 32GB
SIM Cards
Dual Micro SIM
Micro SD
Suporta cartões de até 32GB
USB
Micro USB, suporta USB On-the-Go (USB OTG)
Wireless
Wi-Fi 802.11b/g/n
Bluetooth
4.0, suporta Bluetooth LE
Frequências suportadas
WCDMA: 850/900/2100MHz
GSM: 850/900/1800/1900MHz
Rádio FM e             TV digital
Sim
Localização
GPS e A-GPS
Bateria
Lítio-Polímero de 2300mAh
Cores
Steel Gray/Champagne Gold
Dimensões
14,5 x 7,15 x 0,65cm
Peso
115g

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

1 Comentário para Quantum Go o smartphone bonito e acessível é do Brasil – Review

  1. Tá rolando um cupom de desconto no site da Quantum
    Basta usar esse código no site pra ganhar R$50,00 de desconto
    0B00EF4231E0
    Válido só até 15/11.

Deixe uma resposta