Qualcomm dominará o mercado de processadores para celulares nos próximos meses

Por -

Se você é um orgulhoso dono de um Galaxy S4 (modelo 4G) ou um HTC One, você está executando um dos melhores processadores quad-core do mercado, feito pela Qualcomm. Estes processadores foram dominando o mercado e últimamente estão presentes em todos as linhas de processadores top, principalmente nos modelos que acessam as redes 4G LTE. Este artigo irá falar um pouco deste sucesso e do futuro novo sucesso, o Snapdragon 800, que está para chegar às lojas.


Snapdragon-800

Nós já sabemos que o fabuloso processador quad-core de 2.3 GHz conhecido como Snapdragon 800 está chegando bem em breve, com o Lançamento da versão I9506 do Galaxy S4 esperado para setembro, e LG G2 que deve chegar nas lojas já no mês que vem, além também do novo Xperia Z Ultra da Sony. Além de ser eficiente no consumo de energia, o Snapdragon 800 também tará uma grande novidade chamada Quick Charge 2.0, que permitirá o carregamento muito mais rápido da bateria. Vale destacar também que o 4G LTE suportará todas as frequências globais, o que permitiria, em tese, funcionar em qualquer rede 4G do mundo.

Se ainda tem dúvida de que a nova onda de celulares top de linha estarão rodando em um processador da Qualcomm, leia a frase abaixo, que foi dita por Murthy Renduchintala, Vice Presidente da Qualcomm Tecnologies:

“Virtualmente todos os fabricantes, que possuem linhas de smartphones premium, estão desenhando modelos com o Snapdragon 800, que iremos ver nos próximos meses”

Os únicos processadores que poderão concorrer próximo do Snapdragon 800 é novo Exynos da Samsung, que provavelmente estará presente no Galaxy Note III, e também o nVidia Tegra 4 que deverá estar disponível muito em breve. Mas sem dúvida que em termos de popularidade, o Snapdragon sai na frente, por estar presente entre todos os grandes fabricantes.

Vale destacar ainda o fato da nova plataforma da Qualcomm suportar todas as redes 2G, 3G ou 4G LTE, num único chipset, o que torna a vida dos fabricantes mais simples, pois você precisa de um único projeto, para atender todas as operadoras em todos os países, o que certamente diminui o custo de projeto, e facilita a manutenção dos aparelhos, permitindo inclusive atualizações de sistema operacional mais rápidas.

Esta segunda metade de 2013 trará grandes novidades, neste segmento, sem dúvida, com excelentes lançamentos de smartphones e tablets. Agora é aguardar para ver e ficar ligado nas novidades!

 

Fonte Inspiradora: AndroidCommunity

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.