Qualcomm apresenta Snapdragon com foco em 5G

A Qualcomm deu o passo para a o futuro da tecnologia durante o evento anual Snapdragon Summit, realizado no Havaí. Entre as novidades anunciadas pela fabricante de chips está o seu novo processador o Snapdragon 855.

Sem dúvidas esse será o processador para 2019 e o primeiro chip que equipará a primeira onda de smartphones 5G do mercado. De acordo com a Qualcomm, a nova plataforma suportará velocidades de download “multigigabit”, ou seja, teremos rede gigabyte em dispositivos móveis. O Snapdragon 855 é compatível com o padrão 802.11ax, o Wi-Fi 6, podendo atingir até 14Gbps (nas frequências de 2,4GHz e 5GHz). Ele também traz suporte ao 802.11ay, uma tecnologia de conexão sem fio similar aos conectados em cabos.

Além da super velocidade, o Snapdragon 855 chega oferecendo 20% mais performance gráfica (se comparado ao 845) graças à GPU1 Adreno 640 podendo reproduzir vídeos de realidade virtual em 360ª em 8K. O processador ainda suporta até 16GB de RAM5 LPDDR4x de 2.133MHz, Bluetooth 5.0, USB-C 3.1, recarga rápida Quick Charge 4+ (15 minutos de carga dão até 50% de bateria)

 

 

Sem dúvida que 2019 será o ano do tão esperado 5G e que todos as fabricantes que usam Android em seus dispositivos irão adotar a tecnologia. O Snapdragon 855 também apresenta um novo mecanismo de inteligência artificial multi-core que promete um desempenho até 3x melhor em comparação com a geração antiga do chip, além de melhorias em visão e fotografia computacional — o que poderá melhorar ainda mais as câmeras de futuros smartphones.

 

Claro que a estrela é o processador, mas a Qualcomm aproveitou a oportunidade para mostrar sua nova tecnologia de sensor de impressão digital ultrassônico, chamada 3D Sonic. Em resumo seria biometria que poderá ficar abaixo das telas dos dispositivos, e nesse caso independente do Snapdragon 855.