Proteja seu smartphone

Por -

Em um estudo da Juniper publicado em meados de 2013 apontou que smartphones estão cada vez mais inseguros. O relatório apresentado pela empresa mostrou que, entre março de 2012 e março de 2013, o número de malwares, botnets móveis e trojans destrutivos espalhados em dispositivos móveis cresceu 614%.

 (FOTO: http://epocanegocios.globo.com e SHUTTERSTOCK)

(FOTO: http://epocanegocios.globo.com e SHUTTERSTOCK)

Para evitar que isso aconteça, segue algumas dicas que diminuirão o risco de seu smartphone sofrer com esses tipos de ataques, que estão cada vez mais presentes nos aplicativos. É claro que o foco principal é o Android, mas as dicas também valem para  iOS.

  • Instale um antivírus. A média disponível no mercado custa cerca de R$ 25 ao ano, um valor considerado baixo se avaliarmos a proteção que ele pode oferecer e os danos que podem evitar. Além disso, o antivírus te alertará sobre ameaças já existentes no seu smartphone e como se livrar delas.
  • Tome cuidado ao baixar aplicativos. Evite instalar programas de fora do Google Play e App Store. Mesmo neles, preste atenção nas permissões que são cedidas aos apps. Exemplo: um programa como bloco de notas não precisa da sua localização GPS, certo?
  • Smartphones com jailbreak (“desbloqueio” para rodar aplicativos não permitidos e/ou piratas) estão mais vulneráveis à malwares.
  • Não conecte seu smartphone em redes wireless desconhecidas. Essas redes podem permitir o roubo de informações pessoais do seu dispositivo. Aqui adiciono uma dica, use uma vpn sempre que for usar rede desconhecidas, esse sistema irá criptografar todo o trafego e ao menos vai dar trabalho a quem pretendia roubar algum dado.
  • Desligue recursos do aparelho que não está usando. O procedimento reduz o ataque e também ajuda a melhorar a bateria.
  • Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado. A atualização expulsa, em caso de contaminação, 77% das ameaças indesejáveis. Afinal as atualizações existem para corrigir falhas, elas não são lançadas somente para deixar o aparelho mais rápido ou mais bonito, ela inclui problemas de segurança, hajavisto que no iOS normalmente toda atualização mata as opções de jailbreak anteriores.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta