Pesquisadores desenvolvem sistema para detecção do seu estado de Humor

Quatro pesquisadores da Microsoft Research (braço da empresa para, bom, fazer pesquisas e desenvolver novas tecnologias) criaram um software para ser utilizado em smartphones que permite aos gadgets identificar como seu dono está se sentindo de acordo com a maneira que ele o usa. E a precisão é bem maior que a dos anéis que eram moda nos anos 90.

emoticons

A pesquisa acompanhou 32 voluntários durante dois meses para criar estatísticas que ajudassem a mapear o comportamento deles segundo os dados armazenados em seus smartphones. Eles notaram que, ao analisar o histórico de uso, tanto para comunicação quanto aplicativos abertos, é possível definir o humor da pessoa dia após dia.

No fim da pesquisa, a precisão atingida foi de 93%. Então, eles criaram o MoodScope, serviço que faz esse tipo de análise.

Com os dados obtidos, é possível criar uma experiência personalizada de uso tanto do próprio smartphone como de apps.

Há várias possibilidades a serem exploradas nesse sentido. Por exemplo, serviços como o Netflix podem se aproveitar deles para sugerir conteúdo; as pessoas podem receber avisos de como anda o humor umas das outras e saberem se é uma boa hora ou não para fazer uma ligação; e, claro, compartilhar nas redes sociais como você se sente de verdade (em vez de como quer que as pessoas achem que você está).

A API está disponível para desenvolvedores e o MoodScope, por enquanto, ainda está em fase de desenvolvimento. Mas pode ser uma pista de algo que nossos smartphones terão num futuro próximo.

 

Via Tecnoblog