Operadoras de celular vão cancelar pré-pago sem cadastro completo

As operadoras de celular esse ano iniciaram o processo de recadastramento dos clientes de linha pré-paga,  para coibir ativação de linhas fraudulentas o início se dá em 24 de junho. Clientes que não atenderem a solicitação da operadora terão a linha cancelada

O processo irá funcionar da seguinte forma, que tem algum problema no cadastro irá receber SMS informando que o cadastro está incompleto e avisando sobre a necessidade de atualizar as informações. O cliente, então, tem 30 dias para regularizar as informações faltantes.

A previsão é que as pendências sejam resolvidas até 2020, para que, ao longo do próximo ano, as empresas passem a implementar os novos métodos de ativação para evitar a disseminação de linhas falsas.

Uma das propostas deste cadastro é coibir um golpe conhecido por “clonagem”, pois o impostor têm acesso às informações do dono da linha por outros tipos de golpe, entra em contato com a operadora por telefone e pede para reativar a linha em outro chip, alegando que perdeu o acesso ao original. Com a linha ativada ele consegue o acesso ao WhatsApp e outras redes sociais da vítima e pede empréstimos a pessoas conhecidas, esse processo é possível por causa do método falho de ativação de uma linha telefônica: basta comprar um chip e digitar um CPF.