O que há de novo no Android 6.0 (M)arshmallow

Nova estátua do Marshmallow já está no Jardim das Delícias do Google

O Google finalmente anunciou o nome da nova versão do Android, até então chamada apenas de M que finalmente acabou virando Marshmallow, o número da versão, também é diferente ao invés de ser 5.2 ele será 6.0.

Nova estátua do Marshmallow já está no Jardim das Delícias do Google
Nova estátua do Marshmallow já está no Jardim das Delícias do Google

Mas o que efetivamente vai mudar nessa versão ?

Permissões

Para melhorar o processo de instalação e atualização de aplicativos, o Google irá garantir permissões aos aplicativos, semelhante ao que é usado no iOS atualmente, ou seja, um app não precisará mais apresentar as permissões na instalação, em vez disso as permissões serão solicitadas conforme o aplicativo necessitar.

Gerenciamento de energia

O Google disse que trabalhou pesado para garantir uma maior autonomia de bateria, o modo de energia batizado de Doze impede que apps gastem muita bateria quando o smartphone não está sendo usado. Se você não estiver usando seu smartphone o Doze entra em ação e coloca seu aparelho para dormir, com isso nada de gasto de energia a menos que ele receba uma notificação de alta prioridade via Google Cloud Messaging.

Now on Tap

O Google Now passa a se tornar mais ativo e analisar as tarefas executadas no dispositivo móvel. Dessa forma, a ferramenta poderá aprender os hábitos do usuário para realizar, quando necessário, ações correspondentes.

Suporte as digitais

Adoção do sensor de impressões digitais em alguns smartphones, o Google decidiu implementar no próprio sistema uma autenticação que usa seus dados biométricos para realizar operações.

Gaveta vertical

Ordena as aplicações instaladas alfabeticamente, ai você vai perguntar mais o meu já faz isso, ok alguns modelos fazem mas essa organização coloca no topo os apps que você mais usa e ordena igual ao Windows Phone seus aplicativos.

System UI Tuner

Esse aqui juro que ainda tenho que aprender um pouco mais sobre ele mas ao que tudo indica será algo que a Xiaomi já faz com a interface dela, você vai poder customizar toda a ROM do seu device.

Backup automático de apps

Finalmente agora os smartphones com Android terão seus dados de volta, isso porque você perdia os dados quando trocava de aparelho, agora não tudo ficará salvo no Google Drive criptografados esperando a restauração automática. O backup funciona para todos os aplicativos instalados, e o melhor só faz o backup se o aparelho estiver carregando e no Wi-Fi.

Melhorias no compartilhamento

Agora você pode compartilhar somente clicando no seu contato, não precisa mais fazer muitos cliques para chegar a um compartilhamento.

Quando os devices recebe?

Esse é o maior mistério até o momento, pois os desenvolvedores estão no terceiro beta, mas não há uma data exata para a versão ser liberada para o público.

A única certeza que temos é que os primeiros a receberem o update serão os smartphone da linha Nexus, os demais teremos que aguardar os fabricantes.