Netflix lança serviço para medir sua Internet

Por -

Internet lenta? Netflix lança ferramenta para medir velocidade da internet

Tela promocional da Netflix

Tela promocional da Netflix

Algo que irrita muito os usuários é a velocidade de Internet baixa, estamos acostumados e resolver e acessar sites em 1 a 2 segundos e passou disso já estamos reclamando, isso quando não sofremos com o traffic shaping, é algo que as operadoras fazem para impondo limites a alguns serviços como streaming de vídeo por exemplo, inclusive aproveito aqui para reclamar da minha usada em casa que é a NET (né dona NET em casa tá um lixo).

Para ajudar o usuário a descobrir se a velocidade da internet é a adequada para assistir filmes e séries online, a Netflix lançou sua própria ferramenta de medição. Batizado de Fast.com  (bem fácil de lembrar né!), o recurso fornece uma estimativa da velocidade de download da conexão e é vista como um incentivo para os usuários a brigarem com provedores de internet pela velocidade contratada. Tudo que você tem que fazer é acessar o site e sua velocidade de conexão será testada.

Minha velocidade aqui é via FAPESP e ai é sacanagem mostrar

Minha velocidade aqui é via FAPESP e ai é sacanagem mostrar

O objetivo da ferramenta é ser uma alternativa simples e sem anúncios (sem brincadeira a página é limpa igual ao do Google) para determinar a velocidade oferecida pelo provedor de internet. Para chegar à estimativa, a ferramenta efetua uma série de downloads de arquivos localizados nos servidores da plataforma de streaming (Netflix), isso porque a Netflix recomenda conexões com velocidade entre 1,5 Mbps (megabits por segundo) e 25 Mbps. 

A Fast.com é uma ferramenta simples, pois não calcula dados como velocidade de upload, latência e ping, afinal ela não é uma ferramenta de análise para engenheiros de sistemas e sim uma opção para os usuários que consomem conteúdo online. Inclusive abaixo resultado a Fast.com oferece um link para que o usuário faça a comparação no site do Speedtest, para os tarados por dados eu recomendo ainda dois aplicativos que estou usando além dos citados que são Monitor Banda Larga da FIESP, que é muito show pois em seus dados informa se determinado serviço está ruim ou não na sua rede e o SIMET da nic.br (inclusive esse a NET recomenda em seus testes) que também informa esses dados e vão lhe dizendo o nível de stress que você está passando.

Será que agora as operadoras vão tomar vergonha na cara ?

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta