MWC 2019 o que esperar dos smartphones

Durante a MWC 2019 veremos o que o mercado de smartphone nos revela e o que esperar das fabricantes

Para o mercado de smartphone o ano começa quando temos a Mobile World Congress, ou MWC como é mais conhecida, acontece oficialmente entre os dias 25 e 28 de fevereiro em Barcelona. Muito provavelmente esse deve ser o ano das fabricantes mostrarem muitos smartphones e também demonstrem suas propostas para smartphones dobráveis.

Vou tentar fazer um apanhado do que devemos ver na MWC por fabricantes. Aqui são minhas opiniões, pode ser que seja concretizado ou somente uma aposta minha mesmo.

Capa da Totalee para o Samsung Galaxy S10

A Samsung, com o Galaxy S10 é o que o mercado vai falar certeza, ainda mais porque já vazaram várias fotos e também as capas para o Galaxy S10, graças a Totalee , agora se teremos três ou quatro modelos aqui no Brasil isso é a descobrir. Já no mercado de smartphone dobrável a Samsung já mostrou algo, mas ainda é conceito, será que teremos algo inovador na MWC ?

Samsung Vietnã postou um vídeo que mostra o S10 e outros devices futurísticos que não espero tanto

A Motorola por sua vez, está pode mostrar um RAZR com tela dobrável. O que ninguém lembra (Lenovo Tech World 2016) é que a Lenovo, dona da Motorola, já mostrou o que pode fazer com a tecnologia de telas dobráveis antes de todo mundo com uma pulseira-smartphone (CPlus) e um tablet com dobradiças (Folio). O CPlus é a pulseira: esticada, é um smartphone convencional (porém estreito). Ao pressionar no pulso, se torna uma pulseira touchscreen com os recursos do smartphone. Isso naquela época em que falávamos de smartwatch.

A LG por sua vez deve apresentar seu novo topo de linha com base na inteligência artificial com o LG G8 ThinQ que pode ser que não tenha uma nova interface que permita usar o smartphone com pouco contato. Talvez não tenhamos uma versão dobrável mas um de tela dupla certeza, mas por outro lado teremos algum modelo com 5G, talvez o V50.

A Sony por sua vez também não vejo apresentar nada dobrável mas sim o Sony Xperia ZX4, que viria com touch na tela, três câmeras sendo uma de 52 MP a maior do mercado até o momento e sim virá com Snapdragon 855, 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. Espera-se que o telefone tenha uma tela de 6,5 polegadas com uma proporção de 21: 9, mas eu particularmente não espero esse modelo no Brasil.

Suposto ZenFone 6 com notch gotinha

A Asus é uma empresa que não sei se termos algo na MWC por conta de uma reestruturação da empresa, mas se eles forem falar será do ZenFone 6 que vai seguir a tendência e ter um notch gotinha, leitor de digitais na parte de trás e moldura metálica e o o ROG Phone 2 um smartphone voltado para gamers que a empresa pode apresentar esse ano ao mercado. Dobráveis eu não esperaria ver na Asus ainda, pois conhecendo um pouco da empresa eles só vão lançar quanto se sentirem seguros para entregar algo com muita qualidade.

Agora empresas que não espero ver no Brasil, mas que serão diferencial na MWC por algumas inovações temos a Huawei por exemplo que vai ter seu dobrável também, de acordo com o convite que a marca soltou para a mídia. A marca ainda deve ter sua versão de smartphone em 5G.

Uma que é surpresa é a Energizer (isso mesmo, a fabricante de pilhas) deve apresentar 26 smartphones que dão foco em smartphones mais básicos mas com grande poder de bateria como o Power Max que trará a superbateria de 18.000 mAh, enquanto a linha Ultimate trará os aparelhos com câmeras pop-up, inovador mas longe dos grandes player deste mercado.

Nokia deve apresentar o Nokia 9 PureView com suas cinco câmeras e o Nokia 6.2, o segundo com foco no consumidor com pouca verba.

A Xiaomi deve entregar aos fãs da marca o Mi Mix 3 5G, uma variação do sucesso da marca, vejo a Xiaomi com outro foco para esse device, otimização dos detalhes, essa vai ser a palavra da Xiaomi para a MWC 2019, nada de inovação apenas deixar bonito e eficiente o que estava bom.

Bom outras marcas com certeza estarão no MCW 2019, mas essas são minhas apostas para o evento.