Mozilla diz adeus a um velho amigo Firefox OS

Por -

Com data marcada Firefox OS será descontinuado em maio

Uma pena que o projeto da Mozilla Firefox OS não deu certo, para quem não conhecia a Mozilla queria participar do mercado de sistemas operacionais móveis nos celulares de baixo custo, para isso lançou seu próprio sistema operacional o Firefox OS, ele era um sistema leve que rodava aplicativos baseados em uma programação bem simples. Já os aparelhos prometiam ser de muito baixo custo, conheci o projeto na Campus Party de 2013 e fiz minhas contribuições na comunidade e aqui no site, onde a Mozilla em parceria com a  GeeksPhone, pretendiam vender aparelhos na faixa de preço de R$ 150,00.

Aparelho com o Firefox OS

Aparelho com o Firefox OS

A fundação anunciou que vai parar de desenvolver a plataforma após o lançamento da versão 2.6, que tem previsão para chegar no final de maio.

O Firefox Marketplace, loja de aplicativos da Mozilla, continuará aceitando novos aplicativos gratuitos para Firefox OS até 2017.

Com o fim do Firefox OS para smartphones, a Mozilla concentrará seus esforços para tentar inovar no mercado de dispositivos conectados e internet das coisas. Depois de maio, quando o Firefox OS 2.6 for lançado, não haverá mais nenhum integrante da equipe da Mozilla envolvido no projeto, o que significa que o suporte estará encerrado.

Um problema do Firefox OS eles prometiam um software polido para aparelhos de baixo custo, um mercado até então mal atendido pelo Android, afinal ainda usávamos a versão 2.2 do Android que possuía desempenho sofrível. Porem não conseguiram nem o software tão polido assim, nem os aparelhos de baixo custo. No mercado brasileiro a coisa foi ainda pior, pois quem queria ter um dispositivo com esse sistema operacional tinha que comprar um modelo da Alcatel One Touch Fire que era vendido pela Vivo, mas que infelizmente não teve baixo custo e nem caiu nas graças do povo.

Bom descanse em paz velho amigo!

 

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta