Moto X4 [Análise / Review]

Por -

Moto X4 – um intermediário a ser visto

Quando a Motorola lançou a linha Moto X, foi algo que fez muito barulho no mercado pois todos os fabricantes falavam em aparelho de ponta e a Google/Motorola trouxeram um dispositivo de qualidade a um preço que encantou o mercado e ganhou muitos fãs, porem parecia que era uma linha que tinha sido esquecida, pois não tínhamos mas nenhum membro da família aqui no Brasil. 

O Moto X4 chega como um misto de Moto G5 e Moto Z2, na verdade um meio termo entre os dois, já explico em detalhes o porque desta “mistura”, o aparelho me pareceu do mesmo tamanho da sua versão que fez sucesso e com uma pegada confortável.

Vamos falar de visual desse novo Moto X4, ele está muito bonito, principalmente na cor que eu pedi para testar que é azul topázio, a outra cor é a tradicional preto. Os botões Power e de volume na lateral são pequenos e com uma pequena textura, para os usuários de dois SIMs a bandeja é híbrida, obrigando o usuário escolher entre utilizar dois cartões SIM ou apenas um e um MicroSD de até 256 GB para expandir o armazenamento interno, que chega com 32 GB, mesmo o Android da Motorola sendo leve o sistema come 13 GB dos seus 32 GB, não vou falar de armazenamento aqui pois normalmente sou um devorador de bateria e espaço, mas adianto que muitos vão comprar um MicroSD.

Falando em sistema operacional, sim o Moto X4 usa Android, Android 7.1.1 Nougat com poucas adições da Motorola, ou mais conhecida como Moto Ações, a que mais despertou meu interesse em testar além da que vem na câmara foi a Moto Key, um gerenciador de senhas próprio da Motorola. Depois que você salva suas senhas nele, é possível fazer login em aplicativos e sites utilizando apenas a sua impressão digital. Além disso, há um software para Windows que permite fazer login no computador com o sensor de impressões digitais do Moto X4, infelizmente não consegui testar esse recurso no Windows, mesmo me chamando muito a atenção, mas para sites funcionou muito bem.

Um detalhe que me agradou muito foi o fato do Moto X4 vir com conector USB Type-C, algo que permite carregar mais rapidamente e transferir dados. Para os amantes de música tem entrada P2 para fone de ouvido estéreo e há fones de ouvido na caixa do Moto X4 que são bons e confortáveis, padrão Motorola. Uma herança da linha, Z é a certificação IP68, que lhe confere proteção contra poeira e mergulhos acidentais, então nada de nadar com o smartphone!

De tela o Moto X4 entrega uma tela Full HD LTPS IPS LCD de 5,2 polegadas, com boa iluminação e boas cores. Na parte frontal abaixo temos o leitor de impressões digitais, como disse herdado da linha 2017 da Motorola, este sensor possui funções de gestos, deslizar para a esquerda aciona o comando Voltar, para a direita abre a gaveta de apps em segundo plano e um toque rápido aciona a função Home, uma boa opção para quem não quer acionar os comandos na tela. Tudo isso pode ser desativado nas moto ações.

Por baixo do visual temos um processador da Qualcomm, o Snapdragon 630, GPU Adreno 508 e 3 GB de RAM, os 3 GB dão conta e funcionam no modelo, mas particularmente gostaria dele com 4GB. Achei ele um pouco “agarrado” quando muita coisa aberta e uso em jogos, não é ruim, mas jogadores podem ficar frustados.

Para os consumidores de bateria como eu, o Moto X4 tem uma bateria, com 3.000 mAh, vou dizer que ele me aguentou um dia inteiro de reprodução sem problemas. Nos testes utilizando fone Bluetooth, com 4G ligado, streaming, vídeos e jogos ele teve dias que chegava em casa às 23:00 com pouco mais de 10%, mas dias que eu usava muito WhatsApp e Telegram não chegava nem as 19h. Então vou me basear em um usuário comum e dizer que dá para usar bem.

Para os amantes de fotos o Moto X4 entrega duas câmeras na trazeira sendo uma de de 12 e 8 megapixels com aberturas ƒ/2,0 e ƒ/2,2, a segunda conta com uma lente grande angular que dá para desfocar o fundo e destacar o elemento à frente nas imagens. Para essa dupla meu primeiro mimimi achei um pouco lento em ajustar foco em vários momentos, principalmente se você quer fazer fundos destacados ou efeitos usando as duas câmeras. Mesmo assim nas câmeras traseiras você consegue fazer boas fotos em ambientes iluminados, mas com pouca iluminação pode sentir achar um pouco granulado, para o consumidor final talvez nem faça diferença. Um item bacana nessas câmeras traseiras é a inteligência que a Motorola adicionou que permite focar um objeto clicar em ícone de Box na tela e deixar a câmera fazer uma busca por referências no Google, trazendo informações sobre o produto ou até mesmo contato o que é o objeto focado. Para os amantes de vídeo o Moto X4 suporta vídeos em 4K a 30 fps, e é possível chegar até 60 quadros por segundo em Full HD.

A câmera frontal ou câmera para selfie vem com 16 MP, abertura ƒ/2,0 e Flash LED, como toda frontal funciona bem em situações com bastante luz, e mesmo tendo flash em LED entrega ruído em ambientes de pouca luz, boas fotos, mas como na trazeira pode ser que não faça diferença em qualidade para o consumidor final.

Confira as fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veredito Final

O Moto X4 é um smartphone bacana, com certificação IP68 e recursos de câmera presentes em outros modelos da marca. O preço sugerido pela Motorola de R$ 1.699,00. Meu único problema aqui é na escolha/preço, pois pagando um pouco a mais você terá o top de linha da empresa que o Moto Z2 Play que permite que você tenha Snaps de bateria e câmeras, não terá a câmera dupla mas terá acessórios muito interessantes. Do outro lado eu tenho o Moto G5s Plus que entrega a câmera dupla e itens que você encontra no Moto X4 custando um pouco menos, realmente deixa o consumidor em uma dúvida muito cruel na escolha.

🔛Tech/creator do #in 👨‍💻 Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏).Apaixonado pela esposa @agathaodossantos,tecnologias,fotos,games, rock,animais e pela vida. 📨 r.mota@inteligenciamovel.com.br ▶️ YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod 📸 INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA 🕊 TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 💻 FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL 👻 SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF 👍 ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c