Moto X Force – Review do tanque de guerra da Motorola

Por -

Com uma super proteção contra quedas o Moto X Force chega ao mercado Brasileiro

No evento de apresentação da família Moto X a Motorola havia prometido que o evento não tinha acabado ali, e realmente não acabou eles guardaram literalmente o melhor para o final, pois eles haviam apresentando somente o Moto X Play e o Moto X Style mas eles apresentaram o terceiro membro Moto X Force.

Kit que vem na caixa do Moto X Force contendo aparelho, manuais, fone, chave e carregador turbo

Kit que vem na caixa do Moto X Force contendo aparelho, manuais, fone, chave e carregador turbo

O Moto X force é o verdadeiro guerreiro da empresa, principalmente ele é focado nos desastrados, pois a Motorola possui a tela mais resistente do mercado, e realmente ela é resistente a trincos e estilhaços uma tecnologia da própria empresa batizada de ShatterShield.

O coração que bate no peito do Moto X Force, é um processador octa-core esquentadinho o famoso Qualcomm Snapdragon 810, em momento algum recebi mensagem de super aquecimento ou chegou a travar o meu aparelhos, logo a Motorola fez algo para que o Qualcomm Snapdragon 810 fique quente mas não cause travamento como em alguns concorrentes.

Moto X Force visto na traseira.

Moto X Force visto na traseira.

Para os jogadores a GPU Adreno 430 é uma das melhores além disso eles também deram um turbo de RAM colocando a disposição do proprietário 3 GB de RAM não decepcionam no desempenho multitarefa. Os aplicativos abrem rapidamente, e alternar entre eles é uma tarefa rápida.

Outro item bem importante de destacar são os 64 GB de armazenamento, que graça ao suporte a microSD pode chegar a permitir armazenar até 2 TB, sim você pode colocar um microSD GIGANTE.

O fato da tela não trincar nem estilhaçar, virou o filme da campanha da Motorola para esse aparelho. Com a assinatura “O smartphone que não quebra sua confiança”, a campanha do Moto X Force poderá ser vista nas redes sociais da Motorola, nos relógios de rua em São Paulo, mobiliário urbano no Rio de Janeiro e cinemas destas duas cidades. O filme se baseia em uma pesquisa realizada pela companhia que relata que metade dos brasileiros sabe o que é viver com um smartphone com a tela trincada ou estilhaçada. A campanha ficará no ar durante um mês e poderá ser vista nas redes sociais da companhia e no mobiliário urbano, distribuído pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para conferir o novo vídeo, acesse o link:  Moto X Force – CRECK

Design

O Moto X Force segue a linha de design que consagrou o retorno da Motorola ao mercado de smartphones, porem claro que eles aprimoraram ainda mais deixando-o muito bonito. Inicialmente conheci o aparelho com opção de traseira de nylon balístico o que deu uma pegada muito bacana na mão, além do conforto faz com que ele se encaixe perfeitamente.

 traseira de nylon balístico em detalhes

Traseira de nylon balístico em detalhes

As bordas do Moto X Force são de alumínio, porem isso é um problema pois dá ao aparelho um ar bonito e muito sofisticado, mas infelizmente é o único item que denuncia que ocorreu uma queda, pois ele recebe o impacto e infelizmente acaba ficando um pouco marcado após algumas quedas.

Borda do Moto X Force

Borda e botões físicos do Moto X Force

O aparelho é composto de três flash sendo um flash duplo na parte traseira e um flash LED na frente do aparelho, que ajuda bastante em fotos em selfie ou com pouca ou nenhuma luz.

O design também segue o da linha Moto X, pois na parte de cima fica a bandeja para os dois chips Nano-SIM e a entrada para microSD. A parte bacana quanto aos chips é que ambos os slots suportam conexões 4G. Você também pode expandir o armazenamento de 64 GB com um cartão de memória.

Bandeja de SIM Card do Moto X Force

Bandeja de SIM Card do Moto X Force

O Moto X Style, em medidas conta com uma tela de 5,7 polegadas, mede 76,2 mm, enquanto o Moto X Force de 5,4 polegadas tem 78 mm, a perda com o irmão do meio é pouca, quase não notei a diferença quando usando o aparelho.

Como sempre a Motorola e questão de software manteve o Android quase puro, famoso nirvana, bem estável, poucas modificações e sem os milhares de aplicativos instalados por ai. O Android  que vem no Moto X Force é o 5.1.1 Lollipop. Questionados, como sempre, sobre o update para a versão Android 6.0 a famosa Marshmallow, que alguns aparelhos da empresa já estão recebendo, eles disseram que em breve estará disponível.

Tela

A tela é composta de 5 camadas é são essas camadas que dão ao Moto X Force a durabilidade e poder de foto. Vou tentar explicar cada camada.

Tecnologia Shattershield do Moto X Force

Tecnologia Shattershield do Moto X Force

CAMADA 1 – LENTE EXTERNA

Essa é uma camada protetora com revestimento especial e resistente desenvolvida pela Motorola. A lente externa atua para proteger o aparelho contra ranhuras e abrasões e posteriormente pode ser trocada por uma novinha em folha.

CAMADA 2 – LENTE INTEGRADA

A segunda camada é composta por uma lente mais flexível que o vidro, mas que mantém o alto índice de transparência característica desse material. A lente integrada não trinca nem estilhaça, e imagens e vídeos são projetados com nitidez e clareza incríveis.

CAMADA 3 – DUPLA CAMADA SENSÍVEL AO TOQUE

Aqui é um onde a mágica começa a acontecer, pois foi onde a Motorola colocou a camada sensível como ela é dupla ela serve para funcionar caso a camada dianteira assuma alguma impacto.

CAMADA 4 – TELA AMOLED

A tela AMOLED também sofreu modificações para ficar flexível e capaz de absorver impactos e proporcionar uma qualidade incrível de imagens e vídeos.

CAMADA 5 – CHASSI DE ALUMÍNIO

Essa é a última linha de frente do equipamento é uma camada composta por uma base rígida de alumínio.

Essa tecnologia do Moto X Force que garante a resistência da tela a trincos e estilhaços foi chamada pela Motorola de ShatterShield. E posso garantir que é realmente valente pois o aparelho foi ao chão propositalmente várias vezes, pois todos que viam o aparelho pediam para ver a durabilidade.

Uma parte que pode ser besteira e que notei também é que a borda do chasi também é um pouco acima da tela, isso também garante que quando o equipamento caia de cara no chão a lente externa não seja a primeira a tomar o impacto, porem esse chassi segura o tranco e também é o primeiro que acaba se machucando.


Câmera

Aqui é onde eu mais gosto de brincar, e seguindo a tradição da família X, o Moto X Force  não é diferente. A câmera traseira possui 21 megapixels, com flash duplo de 2 tonalidades (garantindo mais equilíbrio nas cores das imagens capturas) além disso é capaz de gravar vídeos em 4K. A câmera frontal conta com 5 megapixels e assim como seu irmão Moto X Style conta com flash LED, que garante fotos mesmo em ambientes totalmente escuros. Porem vale ressaltar que há momentos em que as fotos ficam com muito ruído, mas o resultado é muito satisfatório.

Câmera traseira com Flash duplo

Câmera traseira com Flash duplo

Fazia tempo que não testava vídeos em 4k, nesse aparelho eu fiz questão de tentar filmar algumas horas, ele realmente esquentou como era esperado, mas nada da terrível mensagem de que o aparelho seria desligado por ter aquecido demais.

Flash na câmera frontal igual ao Moto X Style

Flash na câmera frontal igual ao Moto X Style

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bateria

A bateria é algo que eu costumo bater muito, e aqui não ia ser diferente também. A bateria do Moto X Force assim como os irmãos não é removível mas recebeu um upgrade pois ele vem com 3.760 mAh conta com 3.000mAh do Moto X Style.

Jogando no Moto X force para ver como a bateria responde

Jogando no Moto X force para ver como a bateria responde

Usando de maneira mega existente aguentou chegue até o final do meu dia de trabalho com ainda 20%, ou seja, passei o dia inteiro recebendo e respondendo a e-mails, vendo notificações no Facebook e também no Twitter, ouvindo podcast para chegar ao trabalho, trabalhando em um lugar onde o sinal de celular é nulo ou perto disso, isso faz com que a bateria consuma extremamente mais pois fica procurando sinal, jogando e mando mensagem no whatsapp e telegram. Tudo isso com brilho no talo, nada de ficar deixando em modo automático, eu quero é luz, isso quer dizer que para um usuário com menor índice de interação do que eu a bateria chegaria em algo de 40 a 50 % no final de um dia de trabalho.

Claro que se você precisar de mais energia  o carregador TurboPower 25, o mesmo que acompanha o Moto X Style, concede ao proprietário uma carga de 100% em apenas 1h20min, porem senti falta de algo que ví no evento de lançamento que é o TurboPower versão carro, sim a Motorola apresentou um carregador veicular que faz a função de TurboPower enquanto o proprietário dirige, isso dá a ele um grande destaque em recuperação de energia.

A parte chata é que para se ter uma bateria e um carregador TurboPower temos uma problema, a Motorola para conseguir esse super recarregamento entrega um carregador com cabo fixo, sim meus amigos não é possível tirar o cabo e usar como cabo de dados, isso faz com que o proprietário tenha outro cabo para quando quiser entrar algum dado do dispositivo.

MOTO MAKER

Como comentei o Moto X Force, também permite que sejam feitas customizações via Moto Maker. A personalização desse smartphone permite a possibilidade de trocar o material da tampa traseira, escolhendo entre couro, silicone ou nylon balístico. A de couro é a única que permite gravação de nomes.

Detalhe personalizado na loja do Moto Maker

Detalhe personalizado na loja do Moto Maker

Para alguns esse tipo de personalização pode parecer muito boba, mas tenho a dizer que faz uma grande diferença e já aviso não há acréscimo de preço, ao menos no site da Motorola para esse processo.

Conclusão

Aqui vai começar o meu grande mimimi, o grande destaque do Moto X Force é realmente a tela e sua resistência a queda,  infelizmente a Motorola não deixou o Moto X Force a prova de água somente a respingos, senti falta disso também, pois ai seria muito matador.

Se você pesar entre os integrantes da família Moto X, o Force herdou dos irmãos itens porem isso impactou no preço infelizmente. Sei que o preço de uma tela normalmente gira algo de R$ 400 a R$ 700 reais. E que a Motorola está dando 4 anos de garantia de tela, é somente de tela não de dispositivo como um todo e isso já justificaria o preço, mas eu não poderia deixar o mimimi do preço de lado.

Quanto a tela não notamos nenhum risco nela mas as bordas ficaram arranhadas, devidos aos testes de chão, mas meu amigo o bicho pode pular do seu bolso, da sua mão e até da sua mão da altura da sua cabeça e ainda sair vivo não tá bom ?

Para os que querem saber o Moto X Force, esquenta sim, principalmente quando se está usando para filmar em 4k ou jogar por muitas horas, tirando isso não tive problemas de sentir ele esquentando.

Se eu compraria ? Bem mesmo sendo um usuário de iPhone eu não descartaria ter um Moto X Force, o aparelho e si me agradou e muito.

O preço R$ 3.499,00, porem é possível achar o mesmo dispositivos em algumas promoções por R$ 2.599.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Bateria: 3.760 mAh;
  • Câmera: 21 megapixels (traseira) e 5 megapixels (frontal);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, GPS, GLONASS, Bluetooth 4.1, USB 2.0, NFC;
  • Dimensões: 149,8 x 78 x 9,2 mm;
  • GPU: Adreno 430;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 2 TB;
  • Memória interna: 64 GB;
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Peso: 169 gramas;
  • Plataforma: Android 5.1.1 (Lollipop);
  • Processador: octa-core Snapdragon 810 de 2,0 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio, temperatura, infravermelho (gestos), luz ambiente;
  • Tela: AMOLED de 5,4 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels e proteção Moto ShatterShield.

Prós

  • Tela resistente a quedas;
  • Boa Câmera;
  • Bom acabamento;
  • Autonomia da Bateria;
  • Carregamento rápido;
  • Armazenamento interno de 64 GB;

Contras

  • Preço por hora salgado;
  • Falta de cabo USB;

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games. Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod ► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA ► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1 ► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL ► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF ► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta