Moto G4 – Review

Por -

Moto G4  – Confira como foi usar o Moto G de quarta geração agora da Lenovo

Caixa do Moto G4 a nova geração de Moto by Lenovo

Caixa do Moto G4 a nova geração de Moto by Lenovo

Conteúdo da caixa do Moto G4 by Lenovo

Conteúdo da caixa do Moto G4 by Lenovo

Como todos já sabem, se não lembram aviso a novamente, a Motorola agora é Lenovo, então toda família Moto agora é Moto by Lenovo, e em maio de 2016 fomos apresentado ao modelo Moto G de 4a geração já denominado no mercado como Moto G4, a Lenovo mandou para um review uma dos três modelos apresentados no evento, então recebi o Moto G4 aquele modelo que vem com TV.

Depois de 10 dias direto usando como meu smartphone principal posso dizer que estou muito feliz usando o Moto G4, ele conta com uma tela muito confortável e o desempenho agrada e muito. Para os amantes de jogos pode ficar tranquilo, aqui não tem nada de engasgos.

Jogos bem fluídos

Jogos bem fluídos

Uma das principais mudanças nessa nova geração está no design, a traseira curva, que já é uma assinatura da linha Moto, foi abandonada para dar lugar a telefone mais fino. O material da traseira também mudou para mim fica muito bem na mão achei satisfatório pois não fica aquele escorre das mãos. O Moto G continua recebendo as personalizações via Moto Maker, no total são 8 opções de cores para o Moto G4, todas as tampas traseiras são feitas em plástico, mas a Lenovo alerta que algumas gravações podem não ser feitas dadas as texturas dos materiais utilizados. Além disso acabou aquela personalização que era possível no Moto Maker de RAM, os novos Moto G4 só tem e terão versão 2 GB de RAM.

Tampa traseira na opção vermelha

Tampa traseira na opção vermelha

Tampa traseira na opção preta com acesso os SIM cards e MicroSD, detalhe da bateria que é fixa

Tampa traseira na opção preta com acesso os SIM cards e MicroSD, detalhe da bateria que é fixa

A tampa traseira é removível e lá se encontram os slots para os dois chips (padrão micro-SIM) e um cartão de memória micro-SD. O Moto G4 é dual SIM inteligente, ele agora é 4G / 4G, porem ativo é 4G/3G. Uma novidade é que o SIM aprende com o uso do proprietário e vai fazendo a escolha de operadora de uso de acordo com quem irá receber a ligação, isso é bem legal em um mercado que ainda usa dois ou mais SIM cards. Um momento mi mi mi, o dual SIM não é nano é micro, talvez a Lenovo pudesse ganhar espaço se muda-se isso, recomendo não usarem adaptadores, nem cortarem o SIM, vai precisar comprar um novo. Alguns vão perguntar, eu perguntei, porque a tampa se você só vai ter acesso aos chips ? Simples lembra no artigo citado lá em cima que eu falei que são três modelos que serão lançados ? pois então o Moto G Play, que ainda vai ser lançado é o modelo de entrada e terá a bateria removível, para baratear custo nada melhor que fazer uma forma única, então por isso temos esse formato.

Acesso ao SIM cards e microSD

Acesso ao SIM cards e microSD

Na 4ª geração a Lenovo trouxe 3 modelos, sendo que no mercado mesmo estão apenas dois, e estão causando uma certa confusão, então vamos a uma explicação rápida. Os dois aparelhos que estão no mercado são o Moto G4 e o Moto G4 Plus, ambos são idênticos em processador (Snapdragon 617, octa-core de 1,5 GHz, GPU Adreno 405, de 550 MHz), RAM (2GB), capacidade de bateria (3000 mAh) e tela (5,5″, 1080p, 401 ppi). Mas onde está a diferença, a visível está no leitor biométrico que só a versão Moto G4 Plus tem, por outro lado a versão Moto G4 tem TV e Rádio FM. A versão que recebi para o review foi o Moto G4 com TV, Rádio FM com 16 GB de memória interna e com expansão pra microSD de até 128 GB.

Como mencionado a tela ganhou um bom upgrade: agora tem 5,5 polegadas e resolução 1080p (FullHD), e continua sendo um painel IPS como nos modelos anteriores, quanto as cores na tela achei bem nítidas e bem balanceadas. A proteção contra riscos é o Corning Gorilla Glass 3, que faz proteção contra pequenos arranhões. Se você é daqueles que anda na rua usando o Moto G4 saiba que mesmo com sol forte na tela dá para usar, compromete um pouco, mas é acessível.

Tela grande e muito confortável de usar do Moto G4

Tela grande e muito confortável de usar do Moto G4

O Moto G4 tem uma tela maravilhosa, recebeu inclusive recursos do Moto X que exibe notificações sem precisar ligar a tela inteira, isso é ótimo pois garante energia no aparelho para usar em que realmente importa e não com notificações. O aplicativo Moto segue presente no Moto G4 assim como o Assist e traz recursos de voz  que estavam presentes somente na linha Moto X, isso é bem legal, mesmo sabendo que poucos usam o recurso de “Ok Google”, que nessa versão não pode ser personalizada, como o “Santa Tartaruga!”, que usei no Moto X.

Moto tela onde você consegue saber sobre o que chegou e horário com baixo consumo de bateria

Moto tela onde você consegue saber sobre o que chegou e horário com baixo consumo de bateria

Enquanto o G4 parece ofuscar a versão de 2015 do Moto G em quase todas as áreas, algo mudou e nem tudo são flores. No ano passado, Moto G oferecia certificação IPX67 que era resistência à água e a poeira, o que significa que pode ser submerso por até 30 minutos em água. Este ano, tudo o que obtemos é um “repelente de água”, logo não deixe cair este na água.

Mesmo com a tela bloqueada é possível saber que chegou tocando e arrastando para ler

Mesmo com a tela bloqueada é possível saber que chegou tocando e arrastando para ler

O Moto G 4 acompanha uma antena para a TV digital, que usa o conector do fone de ouvido, mas claro que se você não tiver esse conector pode usar o próprio fone de ouvido como conector. Fiz um teste pela cidade de São Paulo para ver como era usar a TV em movimento – sem conector e sem fone pode esquecer que não tem TV, agora com conector ou fone, perfeito você pode usar com conforto.

A TV trabalha com dois padrões o 1-seg e full-seg, ou seja, analógico e digital (vou explicar assim, porem ambos são digitais), isso foi ótimo pois em áreas que não pegava um tinha o outro para usar e de forma satisfatória. Inclusive com recurso de gravação e agendamento de gravação de programa, além da grade de programação, isso não depende da Lenovo e sim da operadora de TV prover a grade para que o Moto tenha acesso. Momento mi mi mi, não tente ver TV dentro de metrô ou em subsolo de prédios pois nesses locais, não consegui nenhum tipo de recepção, nem o áudio chegava. O rádio  juro que nem testei essa função, por achar que era algo que poucos usariam, eu mesmo não uso.

Antena que obrigatoriamente tem que ser utilizada se deseja assistir TV

Antena que obrigatoriamente tem que ser utilizada se deseja assistir TV

Obrigatoriamente você precisa do uso de um dongle ou fone de ouvido para poder usar a TV

Obrigatoriamente você precisa do uso de um dongle ou fone de ouvido para poder usar a TV

Uso da TV do Moto G4 é muito boa, realmente o sinal digital está presente nesse modelo

Uso da TV do Moto G4 é muito boa, realmente o sinal digital está presente nesse modelo

Você pode inclusive usar a TV no carro, durante os testes conseguir assistir TV por quase todo o percurso

Você pode inclusive usar a TV no carro, durante os testes conseguir assistir TV por quase todo o percurso.

Os fones de ouvido que vieram com o Moto G4 não sofreram nenhuma modificação, parecem os mesmo dos modelos anteriores e dão sensação de serem frágeis, mas são satisfatórios para o uso.

Achei bem frágeis esses fones, mas atendem a necessidade de uso

Achei bem frágeis esses fones, mas atendem a necessidade de uso

Quanto a bateria o Moto G4 tem 3000 mAh, para o meu uso foi aceitável consegui 8 em 10 dias fechar o dia sem coloca-lo para recarregar ao longo do dia, e olha que eu uso muito com notificação e vídeos, ainda mais com TV, você tende a consumir um pouco mais de bateria. Uma coisa que não entendi da Lenovo é que o Moto G4 é compatíveis com a tecnologia TurboCharger, porem o mesmo não faz parte do conteúdo da caixa. O carregador que vem com o Moto G4 é simples e não a versão TurboCharger.

Carregador incluso na caixa do Moto G4.

Carregador incluso na caixa do Moto G4.

Para os amantes de Android o Moto G4 vem com Android M (6.0.1), e a Lenovo foi ousada e prometeu que vai atualizar até o Android O o G4, ou seja gerações que ainda nem ouvimos falar, mas já estão na promessa.

A câmera do G4 conta com 13 MP de alta resolução, diferente do Moto G4 Plus que vem com 16 MP, a abertura de lente é de ƒ/2.0, permite maior entrada de luz para tirar fotos nítidas mesmo em dias nublados ou com pouca iluminação. O flash LED duplo com equilíbrio de cores se ajusta automaticamente para tons de pele naturais e cores consistentes, para que todo mundo fique bem na foto. Abaixo deixei algumas fotos, com qualidade reduzida, mas que dão idéias da qualidade da câmera do Moto G4.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veredito Final

Tudo o que um usuário convencional precisa fazer é possível no Moto G4, WhatsApp, Facebook, Telegran, aplicativos para edição de fotos e navegação pela internet não são problemas para o dispositivo pois ele é bem rápido e a abertura aplicativos acontece de maneira imediata, a Lenovo também removeu mais aplicativos deixando ainda mais leve nesse ponto.

Ser um dispositivo rápido não significa dizer que ele é pontente, visto que suas configurações ficam apenas dentro do padrão intermediário. Você poderá executar aplicativos e jogos de maneira satisfatória, mas, isso não significa que o poder de fogo do telefone não ficará comprometido conforme seu multitarefa vai ficando sobrecarregado.

O preço sugerido do Moto G4: R$ 1.299 presente na loja Lenovo, mas já pode encontrado em promoções, porem vale lembrar que nessa faixa de preço você tem dois modelos da própria Lenovo que são o Moto X Play e Vibe A7010 que são tão bons quanto porem são modelos 2015.

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

Deixe uma resposta