Moto 360 Sport – Review

Por -

Review do Moto 360 Sport o relógio inteligente da Motorola.

Caixa do Moto 360 Sport

Caixa do Moto 360 Sport

A Motorola lançou seu segundo smartwatch o Moto 360 Sport, que ainda mantém a tradicional forma de um relógio tradicional porem com a plataforma Android Wear.  Para esse novo modelo o principal foco da empresa foi o apelo fitness, mantendo o que foi sucesso da primeira versão.

Primeiramente nunca compare wearable com um relógio tanto em preço quanto em funções pois se o fizer vai achar que ele é um wearable caro, então não olhe somente como um relógio mas sim como um equipamento completo, veja se ele poderá te atender naquilo que você está buscando em um smartwatch e se ele é sempre o que você esperava do dispositivo.

Confira as impressões que tive utilizando e tire suas conclusões sobre o investimento nesse dispositovo.

Design e Acabamento

A Motorola preferiu não mudar o formato circular, então o Moto 360 Sport é redondo igual ao seu irmão mais velho. Muitos me questionaram quando viram a tela que tem uma faixinha que não deixa que o Android Wear ocupe 100% da tela, isso porque nessa “faixinha” estão alguns dos sensores do aparelho.

Moto 360 com a faixa na tela que são os sensores

Moto 360 com a faixa na tela que são os sensores

Detalhes do Moto 360 SPORT

Detalhes do Moto 360 SPORT

Outra mudança também para esse modelo é que ele abandonou o metal e o couro da pulseira, virando como no nome diz um Sport, com uma pulseira de silicone que cobre o corpo, com isso o Moto 360 Sport pode ser molhado, isso graças ao certificado IP67 que garante resistência a água, desde que exposto a um curto período, ou seja ele pode ser levemente molhado e não mergulhado em água, a casos que se falam em tomar banho com ele, por hora eu não recomendo, mais por medo mesmo do que por não confirmar no produto.

Moto 360 sport fazendo o primeiro sincronizando com o smartphone

Moto 360 sport fazendo o primeiro sincronizando com o smartphone

Quanto ao tamanho, achei bem confortável pois ele tem 45 mm de diâmetro por 11,5 de altura, não tenho um pulso muito grosso e trabalho mais em um notebook e no tablet, não senti incomodo de usar, tinha momentos quem nem percebia que estava usando, o que demonstra que ele é bem leve, isso é um baita diferencial, pois muitos programadores ou quem trabalhar móvel costuma tirar o relógio de pulso para trabalhar, para mim ele está perfeito nesse quesito, não incomoda e o tamanho de tela é muito bom.

Assim como na versão anterior esse modelo também tem um único botão físico e conta também com um microfone do lado oporto ao botão, na parte de baixo o modelo conta ainda com o sensor de freqüência cardíaca.

Sensor de freqüência cardíaca

Sensor de freqüência cardíaca

Tela

A tela é bem confortável mesmo em ambiente com muita luz. Feita de LCD, com 1.37 polegada e resolução de 360 x 325 pixels (263 ppi) e Gorilla Glass para garantir que não haja arranhões, você pode usar no sol que você conseguirá ver as horas ou ler as notificações bem como usar os aplicativos de freqüência cardíaca, isso tudo graças ao recurso Moto AnyLight que é uma tecnologia que garante essa a visualização de conteúdo mesmo no sol. Como mencionei a tela não usa 100% do redondo, isso porque na faixa de baixo, é realmente uma linha, ficam os sensores de iluminação. Mas nem se preocupe com isso, pois durante o uso contínuo seus olhos passam a ignorar essa área e você passa a ver o que realmente interessa.

Moto 360 Sport detalhes da tela

Moto 360 Sport detalhes da tela

Uso do Moto 360 Sport no sol

Uso do Moto 360 Sport no sol

Desempenho e bateria

No coração do Moto 360 Sport há um processador Snapdragon 400 quad-corede 1.2GHz, GPU Adreno 305, 512 MB de memória RAM e 4 GB de armazenamento interno.

O relógio vem com GPS integrado e é capaz de funcionar em redes Wi-Fi, deixando de lado a exigência do Bluetooth sempre ativo. A vantagem dessas características é a possibilidade de usar o relógio longe do celular, já que eles não precisam estar conectados na mesma rede.

A bateria tem apenas 300 mAh, quando o Wi-Fi estiver ligado, você vai precisar ter 12h a 14h de uso, porem desligar o Wi-Fi significa 1 dia e meio de bateria, sim você pode usar o dia inteiro e ainda a noite e somente no dia seguinte precisará carregar, isso porque ele fica constantemente buscando rede Wi-Fi, igual ao seu smartphone, com isso o consumo de bateria sobre um pouco também. Adicione esse consumo ao nível de notificação e uso de aplicativos que você tem ai realmente somente 12h. Desligando o Wi-Fi e fazendo um uso de aplicativos que realmente são importantes de ser notificado consegui chegar a 1 dia e meio de bateria, sabendo que poderia durar mais. Recomendo também não tem um volume grande notificações ativados pois todas elas fazem o Moto 360 Sport vibrar no seu pulso e ai realmente não há bateria que aguente. Então uso moderado sempre, mas isso somente o seu uso poderá dizer.

Ativando notificações e vendo a porcentagem de bateria do Moto 360 Sport

Ativando notificações e vendo a porcentagem de bateria do Moto 360 Sport

Android Wear e Google Now

O Android Wear me deu uma ótima sensação de uso, notei que com poucos gestos você pode responder notificações, usar apps ou até mesmo interagir com o smartphone, com o sistema de voz conseguia responder meu Whatsapps, Telegran e também ao Facebook. O que não funciona por voz o próprio sistema indica que o app precisa ser aberto no smartphone, realmente muito prático e rápido.

Moto 360 Sport Notificações na tela

Moto 360 Sport Notificações na tela

Agora para os amantes de atividades física o app fala muito bem com o Moto Body, que é um app é bem fácil de usar e coleta dados automaticamente mesmo quando você não está fazendo uma atividade física específica. A aplicativo faz a contagem de passos, estima calorias gastas, monitora os batimentos cardíacos e reúne os dados em uma análise gráfica que fica disponível no smartphone. E quando você não está conectado ao seu Moto 360 Sport, você recebe uma mensagem do Moto Body que você não está mais controlando isso talvez receba o incentivo que falta para você usar e malhar mais vezes.

Notificação de uso do relógio

Notificação de uso do relógio

Particularmente optei por ter esses dados no Google Fit, achei que seria mais proveitoso e mais fácil de extrair os dados para outros apps.

 

Monitoramento em tempo real no Moto 360 Sport

Monitoramento em tempo real no Moto 360 Sport

Para quem pretende usar o Moto 360 Sport com o iPhone isso é possível, melhorou muito, mas não chega nem aos pés do que se pode fazer com um Android. A experiência servirá pra conseguir alguns dados de saúde e no máximo ligações, já no Android você consegue personalizar e instalar aplicativos e até realizar personalizações de skins de tela.

Personalizando o Moto 360 Sport para um relógio da força

Personalizando o Moto 360 Sport para um relógio da força

Para os amantes de música ou aqueles corredores que costumam trocar de música constantemente é bem legal usando o Moto 360 Sport, inclusive se torna um vício e você esquece de fazer isso no fone. Já usar o Google Maps eu esperava uma experiência melhor, mas não foi das piores, mas eu achei que seria mais bonito e mais preciso, não cheguei a instalar um app de GPS específico para isso talvez seja algo a melhorar, mas não por parte da Motorola e sim do Android Wear mesmo.

Fazendo o uso do Google Maps caminhando

Fazendo o uso do Google Maps caminhando

As personalizações também são fantásticas, fazendo uso de alguns apps exclusivos para isso, você pode instalar temas em seu Moto 360 Sport que vão de Super Mário a relógios mais clássicos. Pode falar o que quiser mais isso é um baita diferencial. Aqui fica um mi mi mi meu, não instale muitos pois o relógio começou a ficar um pouco lento após instalar muitos temas, afinal ele tem 512 de memória só e 4GB de armazenamento, mas eu não sou parâmetro para isso e duvido que alguém vai ficar trocado as sikns como eu fiquei, inclusive se você comprar um Moto 360 Sport compre os aplicativos de modificação valem muito a pena.

Temas adicionados por meio dos aplicativos extras presentes na Google Play

Temas adicionados por meio dos aplicativos extras presentes na Google Play

Uso do comando de voz Google Now

Uso do comando de voz Google Now

Este slideshow necessita de JavaScript.

Preço

O Moto 360 Sport começou a ser vendido em janeiro então achei variações de R$ 1.999 a R$ 1.799,00 o que também não é de se espantar, visto que é um preço médio para um relógio inteligente. Como disse recebi muitas críticas quando me perguntavam do preço, porem o que precisa se olhar é que ele não é um mero relógio e sim uma extensão do seu smartphone.

Conclusão

O Moto 360 Sport é um relógio interessante, bonito e discreto. Talvez se você não é dependente de mensagens, não faz atividade física é apenas um entusiasta da tecnologia, talvez não queria pagar o preço. Agora se você é um atleta que precisa muito monitorar suas atividades e não quer pagar o preço de produtos específicos eu recomendo e muito o Moto 360 Sport como uma opção.

Porem nunca olhe para um smartwatch como um relógio pois é um erro, o correto é olhar para ele como uma extensão do seu smartphone ou até mesmo como um dispositivo desconectado dele.

 

Analista de Sistemas em tempo integral. Sou uma pessoa que ama animais e vídeo-games.
Ainda está explorando o mundo e pensando em ser pai. No máximo conheço de alguns Gadgets, computadores e animais mas ainda não tem em seu sistema o programa filho 0.1. Fã de Apple e seus produtos desde quando adquiriu que conheceu o Amiga (primeira Fenasoft). Não desgruda do seu iPhone e costuma trabalhar num iMac 21 polegadas, mas também usa um iPad e AppleTv, acredito em JailBreak e vê recursos muito bons porem não curte fazer por ter princípios próprios.

► YOUTUBE: https://goo.gl/R07Uod
► INSTAGRAM: https://goo.gl/UeCasA
► TWITTER: https://goo.gl/NMiYy1
► FACEBOOK: https://goo.gl/pg1PKL
► SNAPCHAT: https://goo.gl/UtKQdF
► ME ADICIONA: https://goo.gl/3noz3c

5 Comentários para Moto 360 Sport – Review

  1. FELIPPE OLIVEIRA

    Bom dia Rafael, Tudo bem ?

    Parabéns pelo post. Cara comprei um moto 360 sport com a intenção principal de ouvir musicas nele com fone bluethoof sem precisar do celular, eu li antes de comprar que ele era compatível com o Iphone. Acontece que o Play Music não aparece no meu relogio mesmo depois de eu ter pareado e atualizado todas as versões do relogio. Alem disso não aparece no menu do relogio as opçoes de bluethoof e wifi por exemplo. Existe alguma maneira de resolver isso, não quero mudar de ios para android só por causa do relogio, mas ao mesmo tempo gostaria de muito de ter essa função no meu relogio.

    Muito obrigado.

    Abs,

Deixe uma resposta