Microsoft Oficializa Cortana Como Assistente Virtual do Windows Phone

Da ficção para a realidade! A Microsoft oficializou Cortana como a assistente virtual de suas plataformas. O nome vem em homenagem à personagem dos games da série Halo, que desempenha o papel de uma inteligência artificial disposta a auxiliar sempre que possível. A assistente pessoal de voz será lançada em novos Windows Phones entre o fim de abril e o início de maio. A atualização para os smartphones que já estão no mercado sai “nos próximos meses”, segundo a Microsoft.

Cortana-windowsphone

Jen Taylor, a voz da personagem nos games da série, também é a voz de Cortana no mundo real:

Cortana é alimentada pelo Bing e, assim como a Siri (no iPhone) e o Google Now (no Android), ela executa funções do smartphone a partir de comandos de voz. De acordo com Joe Belfiore, vice-presidente de sistemas operacionais, a tecnologia será capaz de realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, criar compromissos no calendário ou determinar um alarme, por exemplo.

Durante a apresentação, Belfiore disse ainda que as funcionalidades de Cortana poderão ser expandidas por meio de aplicativos de terceiros. Um app de Facebook, inclusive, está sendo desenvolvido.

Cortana também será integrada futuramente ao Windows 8.1, e não é difícil imaginar que algum dia aquele círculo verde do Kinect no Xbox One se torne azul?

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=tp4hXwTgeLQ”]

Via PXB